GISELA JOÃO | DISCO DE ESTREIA A 1 DE JULHO

http://www.youtube.com/watch?v=mLQm5fHjHFY&feature=em-share_video_user

 

GISELA JOÃO | DISCO DE ESTREIA A 1 DE JULHO

NÃO TEM ALMA QUEM QUER, MAS SIM QUEM NASCEU COM ALMA...

Saber esperar é uma virtude...

... Há dois anos que Gisela João anda nas bocas do mundo, mas só agora a fadista quis lançar o seu disco de estreia. E, provavelmente por isso, as 14 músicas do álbum contam outras tantas histórias para chegar a um único denominador: a realidade, mesmo quando dói, tem de ser olhada de frente.

Apontada por Camané como a grande aposta musical para 2013, Gisela João tem pisado palcos em Lisboa, como o Centro Cultural de Belém, a discoteca Lux (primeiro como convidada de Nicolas Jaar e depois num concerto em nome próprio), o Teatro do Bairro, o clube Frágil, O Sr. Vinho, ou a tasca da Bela, em Alfama.

É, sem dúvida, um disco de fado. Mas Gisela desviou-se do óbvio: fez novos arranjos, derivou para canções populares, até atualizou a Casa da Mariquinhas com uma letra de Capicua, uma rapper do Porto. Nas histórias que Gisela canta, há amor e desilusão, mas também um olhar de rapina sobre a realidade social - não fosse o fado a narrativa musical dos tempos difíceis.

Neste disco, tudo o que pode parecer absolutamente novo é na verdade um retorno à génese do fado, à sua autenticidade maior. A forma como Gisela se entrega às palavras, como se deixa levar por elas. É um fado menos estilizado, onde a abordagem dos instrumentos foge da sonoridade barroca habitual, mas no entanto não deixa de ser um fado mais genuíno.

Para quem acredita que o fado é um exclusivo lisboeta, desengane-se: Amália foi criada no Fundão. Beatriz da Conceição, Maria da Fé, Tony de Matos e José Fontes Rocha, por exemplo, nasceram no Porto. Lucília do Carmo é de Portalegre. Gisela João é toda minhota.

Nasceu em Barcelos, conheceu o fado na rádio e começou a reproduzi-lo para a família, primeiro, para os amigos e vizinhos, depois, em concursos de talentos infantis. Mudou-se para o Porto, queria estudar design de moda.

Mas o canto foi mais forte, entrou no circuito marialva da Invicta e ali passou uns anos, acabando por desaguar na Mouraria. E foi aí que a miúda franzina, de voz rouca e poderosa, começou a mostrar ao resto do mundo aquilo que ela mesma diz, nas últimas palavras da última música do seu primeiro disco: «Não é fadista quem quer, mas sim quem nasceu fadista».

HM Música/Valentim de Carvalho Edições

Faz-me pensar nas voltas que o mundo dá. Aquela teoria de que a História se repete. Inconscientemente ou não, dou por mim a pensar nas grandes fadistas da geração dos anos sessenta e de como é que seria se ela tivesse nascido nessa altura e tivesse vivido esses tempos da canção de Lisboa. Por outro lado, dou comigo a olhar para os meus discos de vinil e dá-me uma vontade estranha de ir ouvir os primeiros registos das grandes cantoras internacionais. Como é que seriam algumas delas se cantassem o Fado? O primeiro disco da carreira de um artista é provavelmente um dos mais importantes. Ainda bem que este foi tratado com esse respeito, e com a coragem de tomar como referência este universo. Trazê-lo para o presente, a pensar no futuro, para que com isso se possa construir o início de uma grande carreira.


Senhoras e senhores, na minha e na vossa presença... Gisela João



Camané

Habituei-me a considerar o Fado um território perigoso.

Por um lado, é de Fado aquele que é, na minha opinião, o melhor disco alguma vez editado pela Valentim de Carvalho: o álbum Com Que Voz de Amália Rodrigues; por outro, é onde mais equívocos existem, porque o Fado é hoje o tipo de música que mais garantia de mercado oferece aos artistas portugueses, o que fez com que muitos sejam os que o abraçaram por razões meramente comerciais.

Além disso, ou talvez por isso, é um facto que o Fado não conhece qualquer convolução criativa relevante desde os tempos em que se calaram a Amália, o Alain Oulman e o cúmplice e editor de ambos, o Rui Valentim de Carvalho e a verdade é que, colocado perante o cânone que nos legaram, não tive motivação, ou coragem, para me envolver na gravação de qualquer disco do género e tenho olhado com enorme desconfiança, quando não desgosto, para quase tudo o que foi editado desde então.

No entanto, de há uns anos para cá, tenho vindo a alimentar a ideia que, mais cedo ou mais tarde, o Fado vai voltar a ser abanado por uma energia vital que o vai recuperar para uma geração que hoje o olha como música para vender a turistas, apenas e (quase) só um fenómeno comercial com que deixou de se identificar.

Para mim esse momento chegou no Outono passado, quando surgiu a hipótese de vir a trabalhar com a Gisela João e com o produtor Frederico Pereira. Tenho que agradecer esta oportunidade ao Helder Moutinho, que acreditou muito cedo que a Gisela João não era apenas mais uma…

Posso dizer que esperei 30 anos para editar este disco. E valeu a pena a espera.



Francisco Vasconcelos – Valentim de Carvalho Edições
Ver mais

Exibições: 443

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço