Guimarães no centro histórico (património mundial da UNESCO desde 2001) é uma autêntica viagem no tempo, é impossível percorrermos as suas ruas sem nos sentirmos dentro de um filme, e estar sempre à espera de a cada momento ver uma dama antiga à janela, um cavaleiro a galope pelas ruas de pedra ou um monge pançudo à porta de uma dos seus edifícios religiosos!

Mesmo se Guimarães não tivesse qualquer tipo de monumento, esta merecia uma visita só pelas suas ruas, pelas suas casas altas, de pedra, de cores fortes conjugadas com branco, pela sua beleza enquanto cidade, e claro das pessoas que lá vivem!


A sua noite é surpreendente, engraçado ver uma cidade em que o seu centro histórico funciona tão bem, sendo nesse centro que se encontra a grande “noite” de Guimarães. São muitos os bares e restaurantes que se encontram nas suas históricas praças, que em sintonia com as suas esplanadas enchem a cidade de vida e animação, tão bem interligadas com o ambiente que ali se vive.

Passar um dia e uma noite em Guimarães passou a ser para mim uma daquelas experiências a aconselhar fazer pelo menos uma vez na vida! Muitos são os que fazem de Guimarães uma viagem de "bate-e-volta" do Porto, mas Guimarães merece um pouco mais que umas horas do seu dia! merece pelo menos um dia e noite! acredite, não se vai arrepender.


Mas o que não pode mesmo perder:

  • Castelo de Guimarães, não pelo castelo em si mas por o que ele significa, afinal este foi o primeiro castelo de Portugal! Muito simbólico! Mesmo ao lado encontra-se o local onde D. Afonso Henriques foi baptizado, merece uma visita exactamente pelos mesmos motivos;
  • Paço dos Duques, a sua arquitectura influenciada principalmente pela França dá-lhe um contraste em relação a toda a sua envolvência. Um dos pontos que mais gostei de conhecer!
  • Muralha da Cidade, está em ruínas mas quem passa por Guimarães têm que tirar uma foto em frente à muralha que ostenta o grande orgulho da cidade "Aqui Nasceu Portugal";
  • Praça de São Tiago e Rua Rainha D. Maria, os locais mais bonitos para conhecer o coração da cidade;
  • Largo da Republica do Brasil, um jardim lindíssimo em frente à igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos;
  • A sua boa gastronomia.

Guimarães ainda está no rescaldo de ter sido Capital Europeia da Cultura, então sem dúvida que vai encontrar ainda bons programas culturais e não só. Quem for fan de desporto, assistir a um jogo do Vitória de Guimarães em casa não o vai deixar desiludido, pois os Vimaranenses são conhecidos por ser dos públicos mais fieis ao seu clube da terra, algo que vai notar em todos os cafés, restaurantes e mesmo lojas de roupa ou qualquer estabelecimento mesmo que não esteja relacionado com desporto.

Exibições: 193

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço