ACTIVIDADES: Hot yoga tónico chega a Lisboa

Praticar yoga tónico numa sala aquecida a 40 graus. Aceita o desafio? Numa sessão de 1h30, os praticantes queimam entre 600 a 900 calorias.

Jean Pierre de Oliveira começa este mês a dirigir aulas de hot yoga tónico no espaço Yoga Live Academy, em Lisboa. O professor luso-francês adaptou ao ambiente de uma sala aquecida a 40 graus o programa de treino que desenvolveu e que associa diversas formas de yoga ao trabalho corporal, combinando posturas psicofísicas e exercícios respiratórios. O resultado? Mais energia, melhor performance física, maior conhecimento do eu. Numa palavra: bem-estar.

 

As aulas têm a duração de 1h30 e decorrem todas as quartas-feiras, entre as 19h30 e as 21h00. Os preços variam entre os 30 (uma aula) e os 40 euros (duas aulas). Porque o ambiente da sala aquecida é mais exigente em termos cardiovasculares e musculares, Jean Pierre desintensificou a sequência de yoga tónico que criou, acrescentando um breve aquecimento com um respiratório de enraizamento – Dirga Pranayama – e um respiratório de concentração e equilíbrio – Anuloma Viloma – bem como novas posições. «Dei-me conta que a versão original poderia ser demasiada intensa para praticantes ocasionais e para práticas em condições mais exigentes», diz-nos Jean Pierre. «Era necessário tornar a prática mais alcançável», explica.

 

Queimar entre 600 e 900 calorias

 

O hot yoga melhora o condicionamento físico e a flexibilidade de quem o pratica e ainda ajuda a tonificar, a queimar calorias (entre 600 a 900 calorias por uma aula de 1h30), a eliminar toxinas, a aliviar o stress e a aumentar a capacidade de concentração. Mais calor, mais suor, mais vantagens. Jean Pierre explica: «O corpo quente fica mais flexível e os alunos conseguem executar as posturas com mais facilidade». Mas há mais: «a circulação é ativada, ajuda na pressão arterial, tornando-se possível expandir a respiração». E aliás por isso que o hot yoga é tantas vezes recomendado a quem tem problemas respiratórios, como asma. Este exercício é recomendado também para quem tem algum tipo de lesão no joelho, coluna ou pescoço.

 

Um passo de cada vez

 

A modalidade já existe há cerca de 40 anos, mas vem ganhando cada vez mais adeptos nos últimos anos. Para quem está a começar, é preciso ir devagar. Jean Pierre alerta: «Na primeira aula, se o aluno conseguir ficar o tempo inteiro dentro da sala já é uma vitória». Ajuda se ingerir alimentos ricos em potássio, cálcio e magnésio para que a perda intensa do suor não desequilibre o organismo.

 

Jean-Pierre de Oliveira

 

Certificado pelo Yoga Alliance EUA, Jean-Pierre de Oliveira é professor de yoga e coordenador de formação de professores há 6 anos. Às formações com alguns dos maiores nomes do yoga internacionais, soma participações em vários eventos e seminários (como o European Yogi Nomads) e uma promissora carreira como formador de professores. Mentor do projeto Yoga Spirit, que fundou em 2009, orgulha-se de ter ensinado alguns dos professores de Hatha Yoga mais promissores de Portugal. Dedica-se regularmente ao estudo dos Vedas, Yoga Sutras e ao contínuo aprofundamento de técnicas ligadas à Yoga-terapia e aos alinhamentos posturais.

Identifica-se com uma abordagem mais informal e natural à filosofia do yoga, que procura adaptar ao quotidiano de quem o pratica. Dá aulas todos os dias da semana em vários espaços, em Lisboa. Todos os meses, dirige uma masterclass no Espaço Mouraria INATEL. 

Exibições: 840

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço