ACTIVIDADES: Hot yoga tónico chega a Lisboa

Praticar yoga tónico numa sala aquecida a 40 graus. Aceita o desafio? Numa sessão de 1h30, os praticantes queimam entre 600 a 900 calorias.

Jean Pierre de Oliveira começa este mês a dirigir aulas de hot yoga tónico no espaço Yoga Live Academy, em Lisboa. O professor luso-francês adaptou ao ambiente de uma sala aquecida a 40 graus o programa de treino que desenvolveu e que associa diversas formas de yoga ao trabalho corporal, combinando posturas psicofísicas e exercícios respiratórios. O resultado? Mais energia, melhor performance física, maior conhecimento do eu. Numa palavra: bem-estar.

 

As aulas têm a duração de 1h30 e decorrem todas as quartas-feiras, entre as 19h30 e as 21h00. Os preços variam entre os 30 (uma aula) e os 40 euros (duas aulas). Porque o ambiente da sala aquecida é mais exigente em termos cardiovasculares e musculares, Jean Pierre desintensificou a sequência de yoga tónico que criou, acrescentando um breve aquecimento com um respiratório de enraizamento – Dirga Pranayama – e um respiratório de concentração e equilíbrio – Anuloma Viloma – bem como novas posições. «Dei-me conta que a versão original poderia ser demasiada intensa para praticantes ocasionais e para práticas em condições mais exigentes», diz-nos Jean Pierre. «Era necessário tornar a prática mais alcançável», explica.

 

Queimar entre 600 e 900 calorias

 

O hot yoga melhora o condicionamento físico e a flexibilidade de quem o pratica e ainda ajuda a tonificar, a queimar calorias (entre 600 a 900 calorias por uma aula de 1h30), a eliminar toxinas, a aliviar o stress e a aumentar a capacidade de concentração. Mais calor, mais suor, mais vantagens. Jean Pierre explica: «O corpo quente fica mais flexível e os alunos conseguem executar as posturas com mais facilidade». Mas há mais: «a circulação é ativada, ajuda na pressão arterial, tornando-se possível expandir a respiração». E aliás por isso que o hot yoga é tantas vezes recomendado a quem tem problemas respiratórios, como asma. Este exercício é recomendado também para quem tem algum tipo de lesão no joelho, coluna ou pescoço.

 

Um passo de cada vez

 

A modalidade já existe há cerca de 40 anos, mas vem ganhando cada vez mais adeptos nos últimos anos. Para quem está a começar, é preciso ir devagar. Jean Pierre alerta: «Na primeira aula, se o aluno conseguir ficar o tempo inteiro dentro da sala já é uma vitória». Ajuda se ingerir alimentos ricos em potássio, cálcio e magnésio para que a perda intensa do suor não desequilibre o organismo.

 

Jean-Pierre de Oliveira

 

Certificado pelo Yoga Alliance EUA, Jean-Pierre de Oliveira é professor de yoga e coordenador de formação de professores há 6 anos. Às formações com alguns dos maiores nomes do yoga internacionais, soma participações em vários eventos e seminários (como o European Yogi Nomads) e uma promissora carreira como formador de professores. Mentor do projeto Yoga Spirit, que fundou em 2009, orgulha-se de ter ensinado alguns dos professores de Hatha Yoga mais promissores de Portugal. Dedica-se regularmente ao estudo dos Vedas, Yoga Sutras e ao contínuo aprofundamento de técnicas ligadas à Yoga-terapia e aos alinhamentos posturais.

Identifica-se com uma abordagem mais informal e natural à filosofia do yoga, que procura adaptar ao quotidiano de quem o pratica. Dá aulas todos os dias da semana em vários espaços, em Lisboa. Todos os meses, dirige uma masterclass no Espaço Mouraria INATEL. 

Exibições: 911

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço