Fazer um roteiro para Londres não é de todo fácil, dada as inúmeras atracções e actividades que a cidade tem para oferecer. Assim, e quando o tempo é limitado há a necessidade de fazer escolhas, que vão depender dos gostos de cada um.

Como tal, hoje vou deixar aqui a minha sugestão de roteiro para os dias que passarem nesta maravilhosa cidade, mas não deixem de ter em mente que os meus gostos podem não ser os seus e a piada desta fantástica cidade está na infinidade de possibilidades que elas nos oferece.

As típicas cabines telefónicas da cidade

O roteiro

Dia 1

Para entrar no clima londrino nada melhor do que começar o nosso roteiro pelo Palácio de Buckingham. Este é a residência oficial da Rainha de Inglaterra e é utilizado para eventos especiais de estado e ainda como hospital real. Foi construído em 1702, a mando do Duque de Buckingham, para servir como sua residência. Mais tarde, em 1761, este vendeu o palácio ao Rei George III e em 1774 foi nomeado Queen's House (casa da rainha), altura em que a Rainha Charlotte passou a morar lá. Actualmente, é a residência oficial da Rainha Elizabeth II e do seu marido, o Duque de Edinburgh e quando visitar o local e encontrar o mastro da bandeira do palácio levantado, significa que a rainha se encontra no palácio.

Palácio de Buckingham

O Palácio está aberto ao público entre Julho e Setembro e a entrada custa cerca de 30 libras por pessoa. Aproveite ainda para ver a troca da guarda da rainha, que é um dos acontecimentos mais emblemáticos e populares da cidade. Este é um processo em que o batalhão de infantaria da guarda que vigia o palácio troca de turno. Esta é um tradição militar britânica que actualmente, apenas tem um valor cultural e histórico. Este batalhão é designado por "The Queen's Guard" (Guarda da Rainha) e é responsável pela segurança do Palácio de Buckingham e pelo Palácio de St. James, os guardas vestem um uniforme vermelho e preto. O desfile dura cerca de 45 minutos e inicia por volta das 11h30.

Troca da Guarda da Rainha

Uma das atracções que poderá ainda apreciar enquanto visita esta zona é o Memorial da Rainha Vitória, um bonito monumento, de 1911, localizado em frente ao Palácio de Buckingham, nos Jardins da Rainha. É da autoria do escultor Sir Thomas Brock, e é constituído por uma bonita estátua da Rainha Vitória e várias outras estátuas.

Memorial da Rainha Vitória

Estátua da Rainha Vitória

Outro local que não pode deixar de visitar é o St. James's Park e Green Park, os dois parques ficam bem perto do Palácio. O primeiro é o mais antigo dos Parques Reais e possui um beleza verdadeiramente única que fica completa com uma fauna impressionante que vai desde esquilos a pelicanos.  O terreno onde o parque se encontra foi adquirido pelo rei Henry VIII, em 1532, muito antes da construção do Palácio de Buckingham, estando actualmente cercado por três palácios ( Palácio de Buckingham, St. James's Palace e o Palácio de Westminster). E actualmente engloba a The Mall, uma grande avenida em frente ao Palácio de Buckingham, onde decorrem as principais cerimónias referentes à família real.

St. Jame's Park

Originalmente , o Green Park era um cemitério para os leprosos do hospital em St. James, mas em 1668, Carlos II, decidiu tornar o local um Parque Real. Contrastando com os parques vizinhos, o Green Park não possui lagos, fontes ou estátuas, tirando o Canada Memorial e o Constance Fund Fountain, possuindo bonitas áreas arborizadas.

Leia aqui o nosso artigo dedicado aos Parques Reais.

Green Park

Siga depois em direcção ao Palácio de St. James, o mais antigo palácio de Londres que se caracteriza pela sua arquitectura medieval da era dos Tudors, tendo sido mandado construir pelo Rei Henry VIII, entre 1531 e 1536. Este é um local cheio de história, que segue lado a lado à história da família real, há mais de 300 anos.

Palácio de St. James

Aqui poderá também assistir ao Horse Guard Parade, uma cerimónia semelhante à outra que envolve os Queen's Life Guards (cavalaria) e ocorre em frente à Horse Guards, a entrada oficial para os palácios de Buckingham e de St. James.

Horse Guarde Parade

Depois da apresentação pode seguir em direcção à Abadia de Westminster, um mosteiro e uma igreja de estilo gótico, sendo a mais importante e famosa de Londres e um dos símbolos anglicanos da história da monarquia inglesa. Foi construída em 624, durante o reinado de Mellitus, tendo sofrido várias restaurações ao longo dos tempos. Aqui foi o local onde o antigo e novo testamento foram traduzidos do latim para o inglês e onde foi composta a nova bíblia inglesa, durante o séc. XX. 

É conhecida por ser palco de vários funerais de pessoas famosas e também da maior parte dos casamentos da família real britânica. Nomeadamente, o funeral da Princesa Diana ou o casamento de William e Kate. e ainda por ter lá sepultados Isaac Newton e Charles Darwin.

Em 2010 foi extremamente falada por ter sido visitada pelo Papa Bento XVI, o primeiro Papa católico a entrar na Abadia de Westminster. A entrada fica em cerca de 18 libras.

Abadia de Westminster

Bem ao lado encontrará a famosa Igreja de Santa Margarida, uma igreja anglicana fundada no séc. XII, por monges beneditinos. Mais tarde, durante o séc. XVII, foi transformada na igreja do parlamento, quando os puritanos se mostraram insatisfeitos com o serviço litúrgico da Abadia.

Aqui têm ocorrido vários casamentos famosos, nomeadamente o de Samuel Pepys e de Winston Churchill.

Igreja de Santa Margarida

Siga depois pela Broad Sanctuary até ao Palácio de Westminster, construído durante a Idade Média. Foi praticamente todo destruído durante um incêndio em 1834, tendo sido posteriormente reconstruído e mantido as suas características originais. Originalmente, este era a principal residência da família real britânica mas depois de 1512, quando o complexo real foi destruído num incêndio, passou a ser a sede do parlamento britânico e composta por duas casas legislativas, a Casa dos Lordes e a Casa dos Comuns.

Palácio de Westminster

O Palácio de Westminster é conhecido pela sua Torre do Relógio, mais conhecida como Big Ben, apesar deste nome apenas dizer respeito ao sino que se encontra dentro da torre, sendo o nome original da torre Elizabeth Tower. O Big Ben fica deslumbrante durante a noite, altura em que as quatro faces do relógio ficam iluminadas.

O Big Ben não está aberto aos turistas, mas se estes quiserem podem ir assistir aos debates e sessões parlamentares ou aceder aos arquivos sobre a história do parlamento.

O Big Ben

Para acabar o dia não deixe de visitar o London Eye, uma a famosa roda gigante de Londres que é um dos pontos mais visitados e mais conhecidos da cidade, e que proporciona uma vista incrível de Londres. Foi construída em 1999 e tem cerca de 135 metros de altura, o que a torna na roda gigante maior da Europa e é constituída por 32 cabines, que carregam até 25 pessoas, que podem apreciar a vista de pé ou sentadas. O bilhete fica em cerca de 19 libras por pessoa.

London Eye

Dia 2

Inicie o dia no Museu Madame Tussaud, uma das principais atracções turísticas de Londres, onde pode encontrar magníficas réplicas de cera de pessoas famosas. Este foi criado em 1884, pela artista francesa Marie Tussaud. O preço do bilhete custa cerca de 23 libras e conte em perder pelo menos duas horas lá dentro.

Leia aqui o nosso artigo dedicado ao Museu Madame Tussaud.

Museu Madame Tussaud

De seguida visite o Hyde Park e aproveite para fazer uma bela caminhada. Este é o maior e mais famoso parque da cidade, onde pudemos encontrar várias atracções espalhadas pelo mesmo, nomeadamente alguns memoriais, que servem de tributo. Temos como exemplo o Memorial da Princesa Diana, inaugurado em 2004 e onde se pretende lembrar o espírito princesa do povo e o seu amor pelas crianças, ou ainda o Memorial do Holocausto e o Memorial das vítimas do ataque terrorista em Londres em 2005. E conte ainda em ter um encontro imediato com um dos muitos esquilos que por ali andam.

Entrada de Hyde Park

Hyde Park

Um esquilo em Hyde Park

O passeio pelo parque termina com a passagem pelo bonito Marble Arch, um arco triunfal em mármore branco, do séc. XIX, desenhado por John Nash, para depois chegar à famosa Oxford Street, uma das principais avenidas de lojas de Londres.

Marble Arch

Em Oxford Street, a rua mais movimentada do velho continente, pode deixar-se perder na imensidade de lojas, mais de 300, que aqui encontrará. É de facto um excelente local para terminar o seu dia.

Oxford Street iluminada no Natal

Dia 3

O terceiro dia é dedicado às atracções que se encontram próximas às margens do Rio Tâmisa e inicia-se na Catedral de São Paulo, um dos locais mais deslumbrantes de Londres. O edifício actual terá sido construído no séc. XVII, pelo arquitecto Sir Cristopher Wren, no estilo renascentista e acredita-se que este será o quinto edifício construído no mesmo local, desde 604 a. C.. Esta é uma das igrejas anglicanas mais prestigiadas e onde ocorreram algumas das cerimónias mais importantes da cidade, nomeadamente o funeral do Lord Nélson, do Duque de Wellington e do Primeiro Ministro Winston Churchill, o jubileu da Rainha Vitória, o jubileu de ouro e o 80º aniversário da Rainha Elisabeth II e ainda o casamento da Princesa Diana e do Príncipe Carlos. O bilhete de entrada custa cerca de 16 libras.

 

Estátua de Ana da Grã-Bretanha em frente à Catedral

Catedral vista de sudeste

Fachada da Catedral

Seguindo depois ao longo da margem do Rio chega-se a Tower Bridge, a ponte mais famosa da cidade e que liga os dois lados da mesma. É uma ponte móvel e suspensa, que possui duas torres, construída em 1886 e que levou cerca de 8 anos para ficar concluída. O valor do bilhete, para entrar dentro da torre, custa cerca de 8 libras.

Tower Bridge

Uma das torres da Tower Bridge

Passando a Tower Bridge encontra-se a principal atracção histórica da cidade, a Torre de Londres. Esta é um palácio e forte real construído em 1066, depois da conquista normânica da Grã-Bretanha. É composta por cerca de 20 torres e foi um local estratégico no rio Tâmisa, contra os ataques estrangeiros. Inicialmente, foi utilizado como residência real e a partir de 1100 passou a ser uma prisão, tendo mantido em cativeiro algumas pessoas importantes e relacionadas com a coroa britânica, nomeadamente Anne Boleyn (Rainha de Inglaterra que foi presa e condenada à morte por adultério) e Elizabeth I (Rainha de Inglaterra que antes o ser foi acusada de gerir um grupo contra a Rainha de então, que era sua irmã). O bilhete custa cerca de 22 libras.

Leia aqui o nosso artigo dedicado à Torre de Londres

Fachada da Torre de Londres

Se tiver tempo pode sempre seguir em direcção a Southwark para visitar a sua bela Catedral e o Borough Market.

Borough Market é um belo mercado dedicado em exclusivo à comida e bebida, sendo um dos maiores e mais antigos mercados de Londres. Este é um local único, que funciona desde 1014, quando um grupo de comerciantes locais, se uniu e começou a comercializar os seus produtos, naquela que é actualmente a Borough High Street.

Borough Market

Outra das atracções de Southwark é a Catedral e Igreja Colegial de São Salvador e Santa Maria Overie, um bonito templo localizado na margem sul do rio Tamisa, bem perto da London Bridge. O interior da Catedral de Southwark é bastante bonito e adornado com imensos memoriais, esculturas e vitrais de uma beleza ímpar. 

Porta da Entrada Sul da Catedral

Dia 4

O quarto e último dia é dedicado aos museus e a praças famosas e para tal pode começar-se no bonito Museu de História Natural de Londres, uma das principais atracções da cidade e ainda por cima a entrada é gratuita.

Este belo museu foi fundado em 1881 e para além de uma magnífica colecção de dinossauros é ainda possível ver colecções de Botânica, Entomologia, Mineralogia, Paleontologia e Zoologia. É extremamente interactivo sendo o local ideal para um passeio em família. Os nossos sentidos ficam logo dispersos quando chegamos ao local, uma vez que o museu está instalado num dos edifícios mais bonitos que vi, em Londres. 

Edifício onde está sediado o Museu de História Natural

Segue-se depois para a conhecida Trafalgar Square, uma das mais famosas praças de Londres e cujo nome tem origem na batalha de Trafalgar, em 1805, quando a marinha britânica, liderada por Nelson, derrotou as tropas de Napoleão. Aqui encontramos várias atracções, nomeadamente uma coluna, a Coluna de Nelson, bem no centro da praça, cercada por quatro esculturas de leões, em homenagem ao Capitão Naval Nelson e ainda vários cinemas, teatros e museus.

Coluna de Nélson

Entre os vários museus que se encontram nesta zona, temos a Galeria Nacional, que é um dos museus mais importantes da Europa e que abriga várias colecções de obras importantes da história da arte, incluindo obras de artistas como Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Van Gogh e Monet e cuja entrada é gratuita.

Galeria Nacional

Depois de visitar o museu caminhe até a Picadilly Circus, outra conhecida praça de Londres, famosa pelos seus grandes outdoors luminosos e por ser um dos principais ponto de encontro dos londrinos.

Picadilly Circus à saída do metro

Bem próximo encontrará a famosa MM's World, uma fantástica loja de 4 andares com tudo o que possamos imaginar sobre MM's. Para além dos vários produtos para venda, aloja possui diversos bonecos gigantes temáticos e com os quais podemos tirar várias fotos.

MM's World

Para terminar o dia não deixe de visitar o Museu Britânico, criado em 1753 tem uma colecção impressionante que engloba antiguidades egípcias, romanas, gregas e do médio oriente e que documentam toda a história e cultura da humanidade nos diferentes continentes, desde o início da espécie humana até à actualidade.

Leia aqui o nosso artigo dedicado ao Museu Britânico.

Museu Britânico

Esta é então a nossa sugestão de roteiro para a bonita cidade de Londres, lembrando que dada a quantidade de atracções os roteiros irão varia de pessoa para pessoa consoante os gostos de cada um.

E vocês já estiveram em Londres? O que acharam da cidade? O que incluiriam neste roteiro?

Ou ainda vai para Londres? Se sim reserve agora o seu hotel. Não vai pagar nada a mais por fazer a sua reserva através do nosso blog e ainda nos ajuda. Veja as opções de hotéis em Londres aqui

Exibições: 2115

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço