novo Ateliê de construção de instrumentos
ÁGUEDA, Espaço d’Orfeu | sábado 16 de Março, 14h00-16h00
Depois do entusiasmo com um primeiro ateliê e atendendo ao pedido das crianças participantes, a d’Orfeu promove no sábado 16 de Março, das 14h às 16h, novo Ateliê de Construção de Instrumentos com João Pratas, aberto a todas as idades. E desta vez, os instrumentos vão-se fazer ouvir com a ajuda das tecnologias criativas! 
Conjugando a musicalidade com a expressão plástica, nesta oficina vai-se conceber um Diddley Bow, instrumento de cordas (apresentado no primeiro ateliê) com um sonoridade muito rica, originário de África mas desenvolvido e usado na América. Em duas horas lúdico-didácticas, o d’Formador João Pratas vai ensinar a construir, tocar e experimentar o instrumento construído. Depois, cada um dos participantes fica com o seu Diddley Bow!
A pensar nos mais novos, para além de promover novos recursos criativos, neste ateliê desenvolvem-se também competências ao nível do trabalho em grupo, sensibilizando-se ainda para a importância da utilização de materiais naturais (canas, madeira, pedras) e de alguns materiais reutilizados (caixas, latas, frascos) na criação de objectos sonoros funcionais e divertidos.
Este novo ateliê terá uma motivação extra: decorrerá durante o Seminário Tecnologias Criativas e, assim, os pequenos participantes poderão explorar os seus novos instrumentos com as ferramentas tecnológicas instaladas no Espaço d’Orfeu, modificando o seu som através de diversos efeitos sonoros. Uma maneira divertida de estimular a expressão musical nos mais novos e levá-los à descoberta dos materiais e dos sons. 
A inscrição para o Ateliê tem o valor de 6€ (3€ por mais um irmão) e está limitada ao número total de 15 participantes. Mais informações e inscrições, consultar o sítio http://www.dorfeu.pt/dformacao ou contactar pelo e-mail, pelos telefones 234 603 164 / 934 623 775 ou presencialmente na d’Orfeu no horário habitual de atendimento 9h30-12h30 e 14h00-18h30.
JOÃO PRATAS, d’Formador
Licenciado em ensino de Educação Visual pela ESEC - Instituto Politécnico de Coimbra. Entre 2007 e 2011 trabalhou como professor de Expressão Plástica e de E.V.T., nos concelhos de Sertã e Coimbra, Porto de Mós e Águeda. Músico autodidacta, multi-instrumentista, tocador de ouvido. Envolve-se desde cedo em projectos musicais e em 2007 apaixona-se pela tradição oral portuguesa e pela sua música popular. É músico, construtor e formador ligado à recriação da música tradicional e dos seus instrumentos. Músico integrante de vários projectos ligados à música de raíz tradicional e um dos mentores do grupo Sabão Macaco.

Exibições: 68

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço