CULTURA: Malaposta abre palco à criatividade dos jovens

Cerca de 150 participantes, 12 escolas e 14 espetáculos compõem o 8º Encontro Escolas no Teatro da Malaposta, uma iniciativa anual inserida no seu Projeto Teatro e Comunidade que se realiza de 21 de maio a 22 de junho. Destaque ainda para a participação especial de dois grupos de teatro universitário e um grupo sénior.

Dar espaço aos grupos de teatro escolares de âmbito não curricular, contribuindo para a motivação e empreendedorismo criativos e promover hábitos regulares de teatro no seio das escolas são alguns dos principais objetivos do Encontro Escolas no Teatro da Malaposta, cuja 8ª edição se realiza de 21 de maio a 22 de junho.

Este ano sobem ao palco 14 espetáculos, 12 escolas de Odivelas, Amadora e Lisboa e um total de 150 participantes entre alunos, professores e auxiliares. No palco deste festival anual de teatro escolar estarão ainda dois grupos de teatro universitário, como convidados especiais e, pela primeira vez, o grupo de Teatro da Academia Sénior da Cruz Vermelha de Lisboa. Todos os anos são realizados convites a todas as escolas destes concelhos, estas inscrevem-se e são calendarizadas de acordo com a programação disponível.

A abertura do Encontro Escolas no Teatro da Malaposta, a 21 de maio, está entregue à peça “25 de Abril Sempre!”, seguindo-se, ao longo de um mês, os espetáculos “No País das Maravilhas”, “Era Uma Vez… Lendas e Narrativas de Portugal”, “Sacrifício”, “Dostoievski Trip”, “Fantasma da Ópera”, “Bang Bang! You’re Dead”, “Cravos na Madrugada”, “MacBeth”, “A Minha Vida dava um DVD”, “Romeu e Julieta”, “Movimentantes III” e, no encerramento a 22 de junho, “Olívia, um musical de ato único”.

A contribuição do evento para a afirmação desta arte junto dos mais jovens é inequívoca. Segundo Jan Gomes, coordenador do projeto Teatro e Comunidade do Centro Cultural Malaposta, “é com grande agrado que observamos a existência de um número elevado de escolas que integram o projeto há já várias edições, significando que a atividade teatral nestas instituições é já uma realidade coerente e sedimentada.”

Para além da promoção da atividade teatral, com esta iniciativa o Centro Cultural Malaposta quer ainda contribuir para a formação dos jovens. “Vemos o teatro como um complemento indispensável de educação não formal. A criatividade, o trabalho de grupo, a valorização pessoal, a quebra da timidez, o espírito de iniciativa são, entre outras, algumas das premissas que o teatro desenvolve e que, em muito, contribuem para o desenvolvimento geral da pessoa”, refere aquele responsável.

Para os jovens que pretendam enveredar por uma carreira profissional do teatro, a participação neste evento pode também servir de rampa de lançamento. De acordo com Jan Gomes, “alguns atores, hoje profissionais, iniciaram o seu percurso teatral neste projeto. A realização de eventos desta natureza é fundamental para que os jovens descubram em si capacidades e potenciais de extrema importância para a atividade teatral.”

 

8º Encontro Escolas no Teatro da Malaposta

Centro Cultural Malaposta – Auditório e Café-Teatro

Rua de Angola, Olival de Basto, Odivelas

21 de maio a 22 de junho de 2014 |

Bilhetes: 3€ (Preço Único) | Reservas: 219 383 100

Exibições: 195

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço