CULTURA: Malaposta abre palco à criatividade dos jovens

Cerca de 150 participantes, 12 escolas e 14 espetáculos compõem o 8º Encontro Escolas no Teatro da Malaposta, uma iniciativa anual inserida no seu Projeto Teatro e Comunidade que se realiza de 21 de maio a 22 de junho. Destaque ainda para a participação especial de dois grupos de teatro universitário e um grupo sénior.

Dar espaço aos grupos de teatro escolares de âmbito não curricular, contribuindo para a motivação e empreendedorismo criativos e promover hábitos regulares de teatro no seio das escolas são alguns dos principais objetivos do Encontro Escolas no Teatro da Malaposta, cuja 8ª edição se realiza de 21 de maio a 22 de junho.

Este ano sobem ao palco 14 espetáculos, 12 escolas de Odivelas, Amadora e Lisboa e um total de 150 participantes entre alunos, professores e auxiliares. No palco deste festival anual de teatro escolar estarão ainda dois grupos de teatro universitário, como convidados especiais e, pela primeira vez, o grupo de Teatro da Academia Sénior da Cruz Vermelha de Lisboa. Todos os anos são realizados convites a todas as escolas destes concelhos, estas inscrevem-se e são calendarizadas de acordo com a programação disponível.

A abertura do Encontro Escolas no Teatro da Malaposta, a 21 de maio, está entregue à peça “25 de Abril Sempre!”, seguindo-se, ao longo de um mês, os espetáculos “No País das Maravilhas”, “Era Uma Vez… Lendas e Narrativas de Portugal”, “Sacrifício”, “Dostoievski Trip”, “Fantasma da Ópera”, “Bang Bang! You’re Dead”, “Cravos na Madrugada”, “MacBeth”, “A Minha Vida dava um DVD”, “Romeu e Julieta”, “Movimentantes III” e, no encerramento a 22 de junho, “Olívia, um musical de ato único”.

A contribuição do evento para a afirmação desta arte junto dos mais jovens é inequívoca. Segundo Jan Gomes, coordenador do projeto Teatro e Comunidade do Centro Cultural Malaposta, “é com grande agrado que observamos a existência de um número elevado de escolas que integram o projeto há já várias edições, significando que a atividade teatral nestas instituições é já uma realidade coerente e sedimentada.”

Para além da promoção da atividade teatral, com esta iniciativa o Centro Cultural Malaposta quer ainda contribuir para a formação dos jovens. “Vemos o teatro como um complemento indispensável de educação não formal. A criatividade, o trabalho de grupo, a valorização pessoal, a quebra da timidez, o espírito de iniciativa são, entre outras, algumas das premissas que o teatro desenvolve e que, em muito, contribuem para o desenvolvimento geral da pessoa”, refere aquele responsável.

Para os jovens que pretendam enveredar por uma carreira profissional do teatro, a participação neste evento pode também servir de rampa de lançamento. De acordo com Jan Gomes, “alguns atores, hoje profissionais, iniciaram o seu percurso teatral neste projeto. A realização de eventos desta natureza é fundamental para que os jovens descubram em si capacidades e potenciais de extrema importância para a atividade teatral.”

 

8º Encontro Escolas no Teatro da Malaposta

Centro Cultural Malaposta – Auditório e Café-Teatro

Rua de Angola, Olival de Basto, Odivelas

21 de maio a 22 de junho de 2014 |

Bilhetes: 3€ (Preço Único) | Reservas: 219 383 100

Exibições: 102

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9 Nov.

Contagem decrescente para o Halloween

Criado por Agenda MyGuide 21 Out 2020 at 12:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 30 Out.

A festa das massas

Criado por Agenda MyGuide 7 Out 2020 at 12:34. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 7 Out.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço