BEM-ESTAR: Masterclass de Yoga Técnico ensina a prevenir lesões

No próximo domingo, dia 17 de janeiro, Jean Pierre de Oliveira dirige, no Espaço Mouraria Inatel (Rua da Mouraria, 64, Lisboa), a masterclass Yoga Técnico – Biomecânicas no Asana. Entre as 10h30 e as 12h30, os participantes são desafiados a explorar os seus movimentos enquanto praticam yoga e aprender as posturas corretas para uma prática saudável de qualquer exercício físico. Esta sessão insere-se no ciclo de workshops na Mouraria, que o professor de yoga irá promover ao longo de 2016, e tem o valor de 15 euros. As inscrições podem ser efetuadas através do email info@yoga-spirit.pt.

 Mecânica ou anatomia?

A biomecânica examina o corpo e seus movimentos, somando o conhecimento de princípios e métodos mecânicos e conhecimentos de anatomia e fisiologia. A ideia desta aula de yoga técnico é ajudar à prevenção de lesões frequentes em praticantes de yoga e atletas. Há quatro partes do corpo mais afetadas pelas más posturas e más execuções. São elas: a zona da coluna e costas; a área dos ombros e omoplatas; a tríade braços, cotovelos e pulsos; e, finalmente, as pernas (joelhos, tornozelo e pés).

O princípio base da biomecânica é simples: uma maior consciência do corpo resultará num menor número de lesões. «As lesões crónicas não aparecem de um dia para o outro», explica Jean Pierre. «São processos duradouros e constantes de mau uso ou mau alinhamento». Com esta análise biomecânica, os participantes vão saber quais os efeitos agudos e crônicos dos erros cometidos nas asanas (posturas). Os yogis vão também aprender a efectuar correctamente os alinhamentos, a garantir a estabilidade do corpo e os seus verdadeiros limites de amplitude articular (preservando as articulações). «A grande diferença entre o yoga e os exercícios de ginástica está na consciência do momento presente pela atenção à respiração, ao corpo e, claro às mudanças energéticas e psíquicas proporcionadas pelas posturas», lembra o professor de yoga.

 

Sobre Jean-Pierre de Oliveira

Certificado pelo Yoga Alliance EUA, Jean-Pierre de Oliveira é professor de yoga e coordenador de formação de professores há seis anos. Às formações com alguns dos maiores nomes do yoga internacionais, soma participações em vários eventos e seminários (como o European Yogi Nomads) e uma promissora carreira como formador de professores de yoga. Mentor do projecto Yoga Spirit, que fundou em 2009, orgulha-se de ter ensinado alguns dos professores de Hatha Yoga mais promissores de Portugal. Identifica-se com uma abordagem mais informal e natural à filosofia do yoga, que procura adaptar ao quotidiano de quem o pratica. 

Exibições: 373

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço