BEM-ESTAR: Masterclass de Yoga Técnico ensina a prevenir lesões

No próximo domingo, dia 17 de janeiro, Jean Pierre de Oliveira dirige, no Espaço Mouraria Inatel (Rua da Mouraria, 64, Lisboa), a masterclass Yoga Técnico – Biomecânicas no Asana. Entre as 10h30 e as 12h30, os participantes são desafiados a explorar os seus movimentos enquanto praticam yoga e aprender as posturas corretas para uma prática saudável de qualquer exercício físico. Esta sessão insere-se no ciclo de workshops na Mouraria, que o professor de yoga irá promover ao longo de 2016, e tem o valor de 15 euros. As inscrições podem ser efetuadas através do email info@yoga-spirit.pt.

 Mecânica ou anatomia?

A biomecânica examina o corpo e seus movimentos, somando o conhecimento de princípios e métodos mecânicos e conhecimentos de anatomia e fisiologia. A ideia desta aula de yoga técnico é ajudar à prevenção de lesões frequentes em praticantes de yoga e atletas. Há quatro partes do corpo mais afetadas pelas más posturas e más execuções. São elas: a zona da coluna e costas; a área dos ombros e omoplatas; a tríade braços, cotovelos e pulsos; e, finalmente, as pernas (joelhos, tornozelo e pés).

O princípio base da biomecânica é simples: uma maior consciência do corpo resultará num menor número de lesões. «As lesões crónicas não aparecem de um dia para o outro», explica Jean Pierre. «São processos duradouros e constantes de mau uso ou mau alinhamento». Com esta análise biomecânica, os participantes vão saber quais os efeitos agudos e crônicos dos erros cometidos nas asanas (posturas). Os yogis vão também aprender a efectuar correctamente os alinhamentos, a garantir a estabilidade do corpo e os seus verdadeiros limites de amplitude articular (preservando as articulações). «A grande diferença entre o yoga e os exercícios de ginástica está na consciência do momento presente pela atenção à respiração, ao corpo e, claro às mudanças energéticas e psíquicas proporcionadas pelas posturas», lembra o professor de yoga.

 

Sobre Jean-Pierre de Oliveira

Certificado pelo Yoga Alliance EUA, Jean-Pierre de Oliveira é professor de yoga e coordenador de formação de professores há seis anos. Às formações com alguns dos maiores nomes do yoga internacionais, soma participações em vários eventos e seminários (como o European Yogi Nomads) e uma promissora carreira como formador de professores de yoga. Mentor do projecto Yoga Spirit, que fundou em 2009, orgulha-se de ter ensinado alguns dos professores de Hatha Yoga mais promissores de Portugal. Identifica-se com uma abordagem mais informal e natural à filosofia do yoga, que procura adaptar ao quotidiano de quem o pratica. 

Exibições: 282

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço