Não será bom sinal quando um autor tem de explicar o título mas não me contenho em fazê-lo. É talvez uma ironia à nossa excessiva urbanidade, a uma forma de estar que olha para dentro, mas apenas para dentro do umbigo. A pouco e pouco temos virado as costas ao nosso interior mais genuíno, o interior das nossas origens mas que também é o nosso interior pessoal. Porque, se pensarmos bem, ambos se confundem.


Foi num site “sui generis” que dei comigo a reflectir sobre o assunto. O Wikilinks – um blog que, nas palavras do autor, reúne links sobre tudo e sobre nada e que desta o fez sobre a interioridade. De repente vejo-me confrontado com esta realidade. O interior está de volta. Não esperava ver tal assunto abordado por ali e de facto olhando a nossa volta podemos ver esta “revolução silenciosa” usando as palavras do autor.

Talvez seja assunto que virou moda, talvez seja fruto da necessidade. As hortas urbanas, “qui ça” os piqueniques na praça do comercio ou os apelos á produção nacional têm trazido a terra para a ordem do dia. Talvez seja também uma revolução silenciosa encabeçada por jovens sem bandeiras. Que procuram apenas uma identidade.

Será merecido este destaque? Sem dúvida! Não me refiro sequer às vantagens económicas de descobrirmos que também podemos produzir ou de ter um território que esquecemos, tal qual uma nota de 5 (ou 500) que encontramos há muito esquecida numa gaveta. Falo de um lado mais telúrico. Um regresso a nos próprios. Um redescobrir de uma identidade que foi sendo perdida enquanto comutávamos para o emprego, enquanto nos perdíamos no frenético labirinto dos dias que correm.

É bom olhar para o interior. É sereno. Como olharmos para o que somos, o que nos trouxe até aqui e o que nos pode projetar de novo para o futuro. É seguro que sem passado não temos futuro e re-descobrir o nosso passado, tradições, interioridade. Respeita-lo, ama-lo e defende-lo é fundamental.

Fica o desafio de descobrir este interior . Não resisto e deixo alguns links que fazem silenciosamente esta moda, que nos fazem refletir sobre o interior e o nosso interior. Quem sabe talvez desejar a recuperação deste vinculo ao nosso passado e a nos próprios. Porque não e aproveitar para fazê-lo nestas férias?

https://www.facebook.com/AldeiasPortugal  - uma belíssima pagina que compila fotografias e pensamentos sobre o interior
http://www.aldeiasdoxisto.pt/  - Um projecto que pretende recuperar, preservar e promover as aldeias de xisto. Encontra aqui inúmeros locais para relaxar, piscinas naturais, ficar,  turismo rural e descobrir, gastronomia e natureza.

http://www.opalternativas.com/ - Uma pequena casa de turismo rural, que tive oportunidade de conhecer, onde me senti muito bem acolhido e me permitiu descobrir um Portugal diferente

http://www.aepga.pt/  - Uma associação que à boleia do burro mirandês (da sua preservação) defende e promove o interior com diversas actividades lúdicas e culturais. Já pensou em fazer um passeio de burro?

http://goo.gl/Az5iE - um link para o Google e para um conjunto de fotografias que vão aguçar o apetite

 

 

Exibições: 837

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de refugionoxisto em 31 Dezembro 2013 às 10:16

Obrigada por divulgar estes espaços e principalmente por fazer reflectir!

Bom ano

Comentário de Joaquim em 17 Julho 2013 às 22:42

Ola Ana,De nada. Espero que as pistas sejam úteis, que disfrute 

Comentário de Ana Tomasi em 16 Julho 2013 às 10:28

Obrigada pelo desafio. Vou seguir estas pistas. :)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço