A distante Montalegre, muito próximo de Espanha, quando apontada no mapa pela primeira vez poderá desencorajar o mais audaz dos viajantes, dada a distância aos principais pontos de partida. Erro crasso! Montalegre, localizada em Terras de Barroso é um local atraente, histórico e digno de uma visita cuidada não apenas à cidade e sede de concelho mas a todo o seu território, onde se inclui a famosa Vilar de Perdizes e o seu Congresso de Medicinas Alternativas.


Historicamente a região onde se insere o actual concelho de Montalegre, foi povoada desde tempos primitivos como nos atestam os vastos vestígios, diga-se de passagem bem sinalizados para o visitante, como o são exemplo as sepulturas de cariz antropomórfico presentes em várias das freguesias, bem como as Antas da Mourela e da Veiga, entre outros. Inúmeros são igualmente os vestígios da presença romana, como por exemplo em Cervos.

Mais tarde assumiu importância adicional, tornando-se numa das muralhas defensivas do norte de Portugal tendo-se dado início à construção do seu Castelo que hoje acolhe os visitantes que visitam a localidade, e que ainda hoje perscruta o horizonte em busca da presença do inimigo, ou quem sabe, saudando cada visitante com um caloroso benvindo barrosão!

Um Castelo que merece uma visita ao seu recinto de onde se pode admirar a sua torre de menagem e a antiga cisterna que lhe dava apoio, bem como nas proximidades uma singular capela.

A visitar nas proximidades do castelo o Eco-Museu de Barroso que promove as virtudes da região onde se encontra inserido.

Para os amantes da aventura ou velocidade Montalegre dispõe de uma pista automóvel, onde com regularidade se realizam provas automóveis de cariz nacional nomeadamente de rallycross possuindo igualmente uma rampa de parapente situada na serra do Larouco onde se realizam importantes provas nacionais com regularidade!

Motivos de sobra para visitar esta região!

Divirtam-se e celebrem Portugal! 

 

 

 

Exibições: 1591

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço