BEM-ESTAR: Mudar de vida? Jean Pierre de Oliveira lança formação para professores de yoga

Já pensou em ser professor/a de yoga? Mudar de vida pode ser mais simples do que imaginaria. Arranca dia 24 de Outubro a sétima edição do Curso de Professor de Hatha Yoga, conduzido por Jean Pierre de Oliveira. Nas 200 horas da formação, os alunos e praticantes vão aprender tudo sobre a filosofia ancestral do yoga.

Este curso caracteriza-se por ser muito prático na sua abordagem a esta filosofia e seus ensinamentos. «Podemos transpor estas ideias para a nossa vida e para o nosso quotidiano, tal como ensinado no Bhagavad-Gita, a ‘bíblia’ Hindu», explica Jean Pierre. O professor de yoga desenvolveu o curso a pensar nos praticantes que não querem seguir uma vertente filosófica específica mas que querem aprofundar conhecimentos, esclarecer as suas dúvidas e melhorar a sua prática. «Muitas formações de yoga são ‘politizadas’; a nossa prima pela liberalidade e simplicidade», defende. Chama-lhe um formato avant-garde: sem formalidades e adaptado ao estilo de vida social ocidental dos alunos.

 

As aulas têm lugar um fim-de-semana por mês, no espaço Mouraria Inatel, em Lisboa. Entre as 10 e as 17 horas de sábado e de domingo, num total de 12 horas no decorrer dos 10 meses da formação. As sessões incluem um módulo teórico e outro prático. Os alunos devem ainda praticar um mínimo de duas horas de yoga por semana. E Jean Pierre oferece a todos os inscritos participação gratuita em qualquer uma das seis aulas que dirige de .... As inscrições podem ser efetuadas através do email info@yoga-spirit.pt.

 

O programa, segundo parâmetros do Yoga Alliance

 

Os conteúdos programáticos são os sugeridos pelo Yoga Alliance. As 200 horas dividem-se em quatro módulos: Filosofia do Yoga, hinduísmo, Yogas Sutras de Patanjali e éticas do yoga (30 horas); Práticas Intensivas de Asanas fundamentais e variantes, Pranayamas, Savasana e Pratyhara/Dharana/Dhyana (100 horas); Metodologias de instrução sobre vocabulários em Sânscrito, técnicas de meditação, gestão de grupos e ajustamentos verbais (35 horas); e Anatomia e biomecânica do corpo (35 horas).

 

A formação prevê ainda trabalhos de casa para todos os participantes. Jean Pierre recomenda a prática de Hatha Yoga, em regime de Karma Yoga, em ONGs ou outras organizações de solidariedade social.​ «É na experiência dos ensinamentos teóricos que temos a oportunidade de entender e aprender para assim aceder ao autodesenvolvimento», defende.

Sobre Jean-Pierre de Oliveira

 

Certificado pelo Yoga Alliance EUA, Jean-Pierre de Oliveira é professor de yoga e coordenador de formação de professores há 6 anos. Às formações com alguns dos maiores nomes do yoga internacionais, soma participações em vários eventos e seminários (como o European Yogi Nomads) e uma promissora carreira como formador de professores. Mentor do projeto Yoga Spirit, que fundou em 2009, orgulha-se de ter ensinado alguns dos professores de Hatha Yoga mais promissores de Portugal. Dedica-se regularmente ao estudo dos Vedas, Yoga Sutras e ao contínuo aprofundamento de técnicas ligadas à Yoga-terapia e aos alinhamentos posturais.

 

Identifica-se com uma abordagem mais informal e natural à filosofia do yoga, que procura adaptar ao quotidiano de quem o pratica. Dá aulas todos os dias da semana em vários espaços, em Lisboa. Todos os meses, dirige uma masterclass no Espaço Mouraria INATEL. 

Exibições: 169

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço