PASSEIOS (cá dentro): Museu Nacional do Azulejo

Ok, admito que eu cedo à tentação de dar prioridade aos locais que são acessíveis através do metro. Museus, jardins, lojas, exposições, concertos, seja o que for, eu admito que acabo na grande maioria dos casos por optar pelos que têm metro relativamente perto. Mas com esses locais quase todos checados (feliz por isso, mas com a certeza de que a grande maioria deles merecem uma nova visita), e com um domingo a oferecer-me entradas grátis num museu à minha escolha, qual escolher?! Bem há pouco tempo ao ler um outro blog vi um texto muito efusivo sobre o Museu Nacional do Azulejo Português, museu que nunca me despertou muito interesse porque embora ser um produto muito nacional e eu gostar muito de os promover, a verdade é que não acho mesmo grande piada a azulejos… então, o produto não me agrada muito, e ainda por cima não está ao pé do metro, hum... este museu acabou por ir ficando esquecido na minha lista de sítios a visitar em Lisboa (sim, esta lista existe mesmo... :$)


Mas foi desta, como até me ficava mais ou menos a caminho, saí de casa um pouco mais cedo e lá fui eu conhecer o Museu Nacional de Azulejo Português, e tenho a dizer, eu que não sou fã gostei, imagino quem seja!



Situado no antigo Mosteiro da Madre de Deus, neste local podemos encontrar variados azulejos que retratam a história de Portugal nas suas épocas. Ao longo dos seus 3 pisos fazemos uma viagem na história, especialmente de Lisboa, aos azulejos usados para revestir as suas igrejas e mosteiros, ao seu significado religioso, à destruição que o terramoto de 1755 teve na cidade, à reconstrução pombalina, até à actualidade, onde se elogia personalidades como Fernando Pessoa e se tenta não deixar
esquecer figuras como “Zé Povinho” e a cerâmica tão característica das Caldas da Rainha.





Além dos seus 3 pisos, este edifício possui também um bar e restaurante com uma decoração muito bonita, juntando o tradicional azulejo com a natureza que tão bem está enquadrada no mosteiro. Dou destaque a 2 locais neste Museu de visita obrigatória:

No 3º piso existe um enorme painel de azulejo que mostra a panorâmica de Lisboa

  1. antes do terramoto de 1755. Além de muito bonito, é interessante comparar com calma, o antes e depois desta catástrofe.
  2. A lindíssima capela que existe dentro do Mosteiro. Eu sou fan da arquitectura que se usa dentro de muitas capelas, igrejas e mosteiros. Todos os seus aspectos trabalhados sempre me fascinaram e me fizeram entrar em muitas igrejas deste país com vontade de descobrir o seu interior. Entrar nesta capela foi sem dúvida das melhores surpresas que tive em todas as vezes em que entrei com a expectativa do que ia ver. A capela é simplesmente lindíssima. Embora ter tirado fotos nenhuma delas está suficientemente bonita para estar aqui a retrata.

Resumindo, quem for fã de azulejos, o que é que ainda está a fazer em casa?! Vai adorar! Para quem não é assim tanto como eu, vale muito a visita pela sua capela, e se mesmo assim não for suficiente, vá porque azulejos é mesmo um produto nacional! Merece uma vista para sabermos mais sobre ele, que é o mesmo que saber mais sobre a nossa história, o nosso país, ou seja, saber mais sobre nós mesmos!

Site: http://www.museudoazulejo.pt/

Exibições: 458

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Julho 2020
DSTQQSS
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031
       

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço