O título é uma ironia condizente com a postura nada católica de B Fachada mas também podia ser um aperitivo continuar o scroll down após a provocadora fotografia de promoção ao novo álbum Criôlo. Já muito se escreveu sobre aquele que é um novo capítulo de exuberância num trajecto curto mas riquíssimo e praticamente imaculado que coloca o músico na esteira dos Cinco (cantautores) Magníficos deste país: José Afonso, Sérgio Godinho, José Mário Branco, Fausto e Jorge Palma. À superfície vêm as raízes africanas; não as do próprio Fachada mas aquelas que nos são transversais e que, para o bem e para o mal, emanam do colonialismo. Elas que tanto estão presentes na gastronomia como na língua ou nos beats que marcam o ritmo da rua. Durante anos, essa herança foi olhada com sobranceria e desperdiçada por arrogância. Jose Afonso foi a excepção permanente e, a espaços, Heróis do Mar, General D, os GNR ou os Mler Ife Dada as excepções. Esse legado riquíssimo só foi devidamente aproveitado e actualizado pelos Buraka Som Sistema que, não por acaso, formam com Fachada, os Deolinda, os Dead Combo os quatro maiores da actualidade, bem secundados pelos Paus e pelos Orelha Negra. 

O que falta a Fachada é vencer a prova de palco, ele que tem tido algumas dificuldades em criar uma ponte com quem o ouve em tempo real e rosto-no-rosto. O cerebralismo, a minúcia, o perfeccionismo e o rigor de estúdio não encontraram, até hoje, um complemento performativo embora não seja essa a razão pela qual Fachada é odiado tal como é amado. Por isso, as sextas-feiras no Lux (dia 21) e no Passos Manuel (28) representam uma oportunidades com ares de despedida já que Fachada planeia não dar concertos durante um ano. E, de acordo com o que expressou à TimeOut, regressar depois à la Ornatos. É uma piada que muitos não entenderam mas da qual se extrai algum paralelismo com a raridade de Manel Cruz. Fachada não é um campeão de likes nem um fenómeno viral; chega a quem tem que chegar e é consistente na relação com essa massa informada e culta. Mas na hora de enfrentar o touro, ainda há questões por resolver. O desafio passa por transpor essa barreira apenas na companhia de programações e teclados.

Criôlo pode ser ouvido aqui

Exibições: 918

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Pedro Castanheira em 19 Setembro 2012 às 18:34

Gosto da musica, mas nunca os vi em palco. É uma falha que tenho de corrigir

Comentário de Ana Pinheiro em 19 Setembro 2012 às 17:01

A sério? Há que ir fazer o teste, nesse caso. Desde que não se dispa em palco... ;)

Comentário de Davide Pinheiro em 19 Setembro 2012 às 13:05

Pois, eu estive nesse concerto e não fiquei convencido :)

Comentário de Ana Pinheiro em 19 Setembro 2012 às 13:01

Será que lhe falta vencer a prova em palco?! Sempre que tentei vê-lo em palco, bati com o nariz na porta (e do outro lado da porta - no Cinema S. Jorge, no Super Bock em Stock de 2010, por exemplo - ouvia-se o público quase, quase em êxtase... ;)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço