O louco é subvalorizado. É entristecido quando, na verdade, é feliz. É dito lunático quando caminha com os olhos postos em todos os pormenores da Terra. É chamado de solitário quando tem um amigo em cada pedra da calçada, em cada cão vadio, em cada pessoa de sorriso apagado. É desacreditado e, no entanto, não há no que não acredite.

O louco é metade pessoa, metade Universo. Não tem regras, não tem limites, tem imaginação.

Em Roma, vesti a pele de um: viajei com o veículo-bicho chamado curiosidade e com ele conheci os segredos das vielas, ruas e avenidas, despida de preconceitos e desatenta aos relógios. Em Roma, dei por mim a esquecer que os outros podiam ver-me, só para os ver a eles, seres de interesse, de mil e uma verdades por contar. 

Hoje, quase três meses se passaram desde que o avião rumou a terras lusas e cá me condenou a ficar por uns tempos. Quase três meses e um pedaço de mim permanece lá, partido em vários, espalhado pela cidade – no Colosseo, no rio, em Trastevere, nos assadores de castanhas, nos caffè al Ginseng... 

A verdade é que, na cidade eterna, percorri caminhos sem fim com nada que não a vontade imensa de tudo ver e uns trocos para um cappuccino no bolso e agora, na Invicta, não consigo não gritar que dava tudo para o voltar a fazer. Dava tudo para sair de casa e apanhar o 492 em direcção à Via del Tritone, via dos mil ofícios e do “como é tão bonita esta avenida”. Dava tudo para, a cada fermata, ouvir, ao abrir das portas, o burburinho da manhã romana, a língua cantada a ecoar pela calçada. 

Saudade, acho que é a palavra. Uma saudade imensa. Saudade tão nossa e saudade tão dura. Saudade que aprisiona a Alma em travessas alheias e o corpo em terras onde a Alma não quer estar. Saudade que me faz dizer “basta”.

Também na Invicta tem de existir vontade. É tudo o que quero - voltar a vestir o manto de um louco - e, já dizia o velho, “tudo é uma coisa só. E quando alguém quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que se realize esse seu desejo”.

 

Exibições: 367

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço