NOITE: Cais do Sodré, o novo destino em Lisboa

Porta sim, porta sim, a Rua Nova do Carvalho tem agora qualquer coisa para oferecer: diversão e convívio (sem os velhos actos ilícitos incluídos), em espaços a estrear.


Os espaços inaugurados na passada quinta-feira, dia 17 de Novembro, ainda cheiram a novo. Ou a restaurado, se quisermos ser mais exactos, já que os mesmos se situam entre paredes com muitos anos de vida. São novos espaços nocturnos que nasceram da vontade de requalificar uma zona que há muito já dava indícios do seu potencial, quando tinha como principais embaixadores o Tokyo e o Jamaica. Os horários mais apertados no Bairro Alto e o recente fecho ao trânsito desta rua terão contribuído para aumentar a predisposição para a mesma. As novas casas completam um circuito há muito desejado.


Pensão Amor, com tanto para dar…

O nome não engana. Era uma pensão que alugava quartos à hora, para os quais a palavra amor não era chamada. Hoje ainda aluga quartos à hora, ao dia, à semana e ao mês, mas os hóspedes são outros, na sua maioria artistas ou donos de projectos criativos. A mesma equipa que ressuscitou a LX Factory é a responsável pela recuperação deste edifício que além dos espaços para alugar apresenta no primeiro andar uma variada área de lazer aberta ao público. Com entrada directa pela Rua do Alecrim está o bar, ricamente decorado ao estilo cabaret, onde não faltam os veludos, as paredes vermelhas, as fotos antigas nas paredes, os tectos pintados e os candeeiros de luz baixa.

Na sala ao lado, um outro bar com muito menos luz e um pequeno palco ao canto está preparado para receber eventos. Do lado esquerdo da casa, ultrapassada a escadaria, está nova sala igualmente acolhedora, com um varão que é o centro de todas as atenções (mesmo sem dançarina à altura).

Com ligação a esta sala está representado o departamento erótico da Livraria Ler Devagar. O pequeno recanto decorado com paredes rosa e prateleiras recheadas promete horas de leitura inesquecíveis.

Noutra divisão ao lado é o cabeleireiro Facto que irá fazer prova de toda a sua arte com as tesouras e as navalhas.


Horário: 19h-02h, mas previsto para breve o horário contínuo (de manhã à noite)
Morada: R. do Alecrim, 19, e R. Nova do Carvalho, 1200-292 Lisboa
Tel.: 213 143 399
Facebook


Bar da Velha Senhora, diversão à antiga portuguesa

Imbuído do mesmo ambiente boémio, este bar é outra das novas tentações da zona. O espaço é exíguo mas não podia ser mais acolhedor – tectos abobadados em tijoleira, papel de parede, veludos e candeeiros de cores quentes. Ao fundo, um pequeno palco que tem por cenário a imagem de uma senhora nada velha promete concertos intimistas. Para além do conforto, a Velha Senhora tem como atractivo uma variada ementa de petiscos tradicionais, feitos à vista do cliente. Atrás do balcão e aos comandos do espaço está Mikas que, juntamente com três sócios igualmente reconhecidos pelos seus projectos nocturnos – o Clube Ferroviário é um deles –, promete dar bom rumo a esta nova aventura.


Horário: fim da tarde até à noite, mas previsto para breve o horário contínuo (de manhã à noite)
Morada: R. Nova do Carvalho, 38
Facebook


Povo, o fadobox

Saltando para a porta ao lado, descobre-se o novo espaço com assinatura do vizinho Musicbox. Casa feita de luz, paredes brancas despojadas e mobiliário moderno, contrasta com os espaços vizinhos no visual e enriquece a oferta. Quem se dirige ao Cais do Sodré é aqui que vai encontrar o Fado, as tertúlias e também os inevitáveis petiscos.


Morada: R. Nova do Carvalho, 32-36, 1200-292 Lisboa


E ainda…

Sol e Pesca, só pode dar em petisco

No que parece ser uma loja dedicada à pesca, há mesas postas com pão e conservas. O espaço já inaugurou no Verão, mas continua a surpreender com o seu conceito original. Devolver as conservas nacionais à mesa do português e apresentá-las ao circuito nocturno é o objectivo deste bar e loja. E o português parece estar a aderir, a julgar pelo entusiasmo à volta daquelas mesas num sábado à noite já bem tarde.


Horário: Terça a quinta, das 18h às 02; sexta e sábado, das 18h às 03h.
Morada: R. Nova do Carvalho, 44, 1200-292 Lisboa
Tel.: 213 467 203
Site: Sol e Pesca


Jamaica, Tokyo, Europa…
Quando há uns meses encerraram as suas portas, levantaram-se as vozes de todos aqueles que se sentiram órfãos destes espaços históricos. Em Setembro passado voltaram ao activo, com mais ânimo do que nunca. Com os novos vizinhos por perto ou os que já não são novos e também têm uma grande quota de responsabilidade no sucesso desta zona, como o movimentado Musicbox, o desinibido Viking ou o dançável Roterdão, estão reunidas as condições para fazer deste o novo spot da noite de Lisboa.


Moradas:
Viking – R. Nova do Carvalho, 7
Jamaica - R. Nova do Carvalho, 8
Tokyio – R. Nova do Carvalho, 12
Musicbox  - R. Nova do Carvalho, 24
Europa  - R. Nova do Carvalho, 28
Roterdão - R. Nova do Carvalho, 28/30

Exibições: 10147

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Luis Marques Cotonete em 6 Dezembro 2011 às 10:58

Lisboa é isto, está sempre a rejuvenescer. Procuramos, adaptamo-nos, mudamo-nos e revitalizamos o que já era. Parabéns Lisboa.

Comentário de Ana Tomasi em 24 Novembro 2011 às 18:34

Grande andamento e muito bom gosto. Já provei.

Comentário de Marina Soares em 23 Novembro 2011 às 11:14

Abriu-me o apetite!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5 Jan.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2021   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço