Todos os anos, a cerimónia dos Óscares assinala uma das maiores concentrações de estrelas do planeta.

O mundo pára durante a madrugada (para nós portugueses) para conhecer os filmes premiados e para ver desfilar no célebre tapete vermelho algumas das mais belas caras do grande ecrã.

Mas nem sempre é a beleza dos actores que mais impressiona. Por vezes, é necessário um trabalho árduo para transformar aquilo que é naturalmente belo em algo “diferente”, diria mesmo que se trata de uma arte em si, a arte da caracterização.

 

As grandes transformações são muitas vezes meio caminho andado para dar nas vistas nos Óscares – quem não se lembra da bela Charlize Theron em Monster, um papel onde a imagem da actriz foi completamente modificada para dar vida à prostituta serial killer Aileen, ou mais recentemente a actriz Rooney Mora no papel marcante de Lisbeth Salander em The Girl with the Dragon Tattoo.

Seguem-se alguns trabalhos de caracterização que me parecem alvos de nota:

CHARLIZE THERON – Monster (2003)

Um trabalho verdadeiramente impressionante que lhe valeu um Óscar como melhor actriz. Para desempenhar o papel, Theron foi obrigada a entrar numa dieta especial para engordar, a caracterização escureceu a sua pele e até próteses dentárias especiais foram usadas para recriar a serial killer Aileen.

GLENN CLOSE – Albert Nobbs (2011)

Não é qualquer actriz que é capaz de desempenhar o papel de um homem, ou de uma mulher que se faz passar por um homem. Em Albert Nobbs, Glenn Close volta a vestir a pele do mordomo, que já havia interpretado no teatro durante anos. O trabalho de caracterização que transforma por completo esta actriz é estupendo e mostra o verdadeiro potencial da caracterização.

Helena Bonham Carter – Alice in Wonderland (2010)

Ela é um verdadeiro camaleão, assumindo completamente os personagens mais diversos. Em Alice in Wonderland o fantástico trabalho de caracterização transformou a actriz  numa rainha vermelha verdadeiramente irreconhecível.

Hilary Swank – Boys don’t cry (1999)

A mudança de visual protagonizada por Hilary Swank no filme Boys don’t cry transformou a bela actriz num rapaz, à semelhança de Glenn Close. A transformação deixou a actriz irreconhecível.

Michelle Williams – My Week With Marilyn (2011)

A transformação de Michelle Williams foi de tal forma credível que a crítica se rendeu a esta “nova” Marilyn Monroe. Para recriar o visual de Marilyn a actriz tentou ganhar algum peso, mas o efeito não foi o esperado, cabendo à caracterização a responsabilidade de lhe dar as “formas” físicas da diva.

Natalie Portman – Black Swan (2010)

Existe também um limite até onde a caracterização pode ir. Para interpretar Nina Sayers, em Black Swan, a actriz foi obrigada a treinar diariamente com uma bailarina profissional, várias horas por dia, e a perder uma grande quantidade de peso, mesmo já estando em forma, tudo para que o resultado final mostra-se um corpo de bailarina.

Depois de toda essa transformação física, o trabalho colocado na caracterização do personagem permite-nos acompanhar os saltos de Nina Sayers entre a vida real e os surtos de loucura, à medida que esta se transforma no cisne negro. Um dos meus trabalhos preferidos.

Rebecca Romijn – X-Men (2000)

Reconhecer Rebecca Romijn debaixo de todo o trabalho de caracterização que dá vida a Mystique é um trabalho para verdadeiros fãs. O cabelo vermelho, olhos amarelos e pela azul escamada tornam quase impossível reconhecer a actriz. 

 

Mas as maravilhas da caracterização não são um exclusivo dos grandes estúdios de Hollywood. Também por cá se fazem excelentes trabalhos de caracterização.  Destaque para a empresa Manobras de Arte cujo trabalho podemos acompanhar regularmente em vários programas da televisão portuguesa.

O talento de Sérgio Alxeredo transforma os rostos de actores e cantores que todos conhecemos nas mais diversas personalidades famosas. O verdadeiro desafio é descobrir as diferenças:

Todos conhecem o cantor Toy mas muitos hesitariam em chamá-lo por outro nome que não Stevie Wonder, tal a semelhança com o cantor após o trabalho final de caracterização.

Já Manuel Marques está totalmente irreconhecível no papel de Catarina Furtado.

Transformar um actor/actriz numa personagem totalmente diferente é, por si só, uma forma de expressão artística à qual muitas vezes não reconhecemos o devido valor, mas que não deixa de ser um trabalho verdadeiramente impressionante.

 

Imagens: Manobras de arte
Facebook Manobras de arte

Exibições: 2149

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço