PASSEIOS (cá dentro): O rio Tejo como nunca o viu – A Ilha dos cavalos

Uma da maiores ilhas daquela zona do rio, habitada por Poldros, que ali em pleno Tejo em liberdade absoluta, e onde se fazem Cavalos Lusitanos, para depois partirem para outras partes do mundo.

 

Navegar pelo rio Tejo é percorrer um outro mundo, um outro tempo. É descobrir um lugar onde a natureza ainda é pura e selvagem. É descobrir um lugar onde ainda nos sentimos convidados, a entrar mas sem nos impormos.

A menos de 40 minutos de Lisboa, fica um dos mais bonitos lugares de Portugal.  Fica um rio com dezenas de ilhas de todos os tamanhos e feitios, povoadas unicamente pelo verde da natureza, pelo azul do céu e das águas e onde as milhares de aves fazem ninhos.

 

“Mouchão da Casa Branca” a ilha dos Cavalos De Alter Real. 

O “Mouchão da Casa Branca” é uma das maiores ilhas do rio Tejo, e além de ser um lugar verdadeiramente selvagem é bastante verdejantes, cheia de salgueiros e plantas aquáticas, que e muitas vezes ficam debaixo de água quando a maré sobe ao ponto mais alto. Um paraíso para muitas aves que por lá habitam, e que normalmente podem ser vistas. (Graça-Real, Garça-branca-pequena, Pato-Real e Águias, só para falar em algumas das espécies de maior porte)

Mas o que torna esta ilha verdadeiramente única é os cavalos Lusitanos da Coudelaria de Alter que lá habitam em estado selvagem. Ao 8 meses são desmamados e os machos vêm para aqui. (As poldras permanecem na coudelaria).  E embora sejam acompanhados pelos veterinários e tratadores, não há grande processo de socialização com o ser humano. Aqui vivem na ilha até ao inverno em puro estado selvagem, em perfeita harmonia com natureza, tendo por companhia o rio Tejo com as suas águas calmas e azuis.

 

Quando regressam à coudelaria “os poldros vêm completamente serreiros”, no dizer do Eng.º Francisco Beja da Coudelaria, é a altura ideal para observar o seu carácter e o seu comportamento, é que “normalmente os mais fortes são os melhores, temos é que os convencer a utilizar essa força para fazerem o que pretendemos”.

 

Como o Rio-a-Dentro é um barco que tem motor eléctrico, é por isso totalmente silenciosos, não incomoda, nem assusta os animais. Poder ver estes animais a pastar livres e em paz na ilha é um privilégio único. E é assim que normalmente os vemos, livres e em paz, eles não se incomodam e nós não os incomodamos. Mas neste dia tivemos esta surpresa ainda maior, andavam a brincar na água a correr como nunca os tínhamos visto. Ficam aqui algumas fotos desse momento fantástico.

 

Poder ver os Lusitanos de Alter Real desta forma, ainda livres e selvagens ou é aqui ou em parte nenhuma. Para os poder ver sem os incomodar e sem impormos a nossa presenças só com a Rio-a-Dentro.
 Ficamos à vossa.

 

Mais informações e reservas:

Rio-a-Dentro 91 58 80 518.

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.213075558753243.57201.1518...  

http://www.facebook.com/note.php?note_id=160271070700359

 

 

Exibições: 12548

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Lenia Maria Marques Rufino em 10 Outubro 2011 às 11:25
Espetacular... Não fazia ideia de que existia um paraíso assim... e aqui tão perto!!
Comentário de Antonio Jose Dias silva Barata em 22 Setembro 2011 às 10:28
Que belas imagens de um paraiso às portas de Lisboa e num rio maravilhoso, O Tejo. Há muito que não vou para esses lads mas um dia destes irei outra vez. Obrigado Antonio
Comentário de ana dias em 15 Setembro 2011 às 21:39
lindoooo nao conhecia e adoro cavalos, quero mesmo ver se consigo ir. obrigada pela dica
Comentário de Rui Domingos em 15 Setembro 2011 às 21:39
Olá Joana, Obgd pelas suas palavras simpáticas. O percurso nos nossos passeios e cruzeiros dependem sempre de alguns factores, entre os quais se é um passeio de 2h30 ou de 5H ou mais. Depois depende da Maré ou seja se está cheia ou vazia,( isso influência os lugares por onde podemos passa) e também o lugar de onde partimos( Salvaterra ou Escaroupim). Mas poderemos dizer que é o mesmo percurso sempre... mas que tem uma versão mais longa e outra mais curta (não conseguimos fazer em 2h30 o percurso de 5h). Mas tbm adaptamos ou seja personalizamos o percurso de acordo com aos interesses e desejos do cliente. Mas o melhor mesmo é a Joana aparecer. Ficamos a sua espera.. apostamos que vai adorar. (leva maquina fotográfica, tele-objectivas e binóculos. vai ter muito que ver)
Comentário de Joana Sá Pinto em 15 Setembro 2011 às 15:31
Ai que lindo! Este passeio está cada vez mais apetecível! É o mesmo percurso do outro artigo que já tinha publicado aqui, ou há mais do que um?

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço