PASSEIOS (cá dentro): O rio Tejo como nunca o viu – A Ilha dos cavalos

Uma da maiores ilhas daquela zona do rio, habitada por Poldros, que ali em pleno Tejo em liberdade absoluta, e onde se fazem Cavalos Lusitanos, para depois partirem para outras partes do mundo.

 

Navegar pelo rio Tejo é percorrer um outro mundo, um outro tempo. É descobrir um lugar onde a natureza ainda é pura e selvagem. É descobrir um lugar onde ainda nos sentimos convidados, a entrar mas sem nos impormos.

A menos de 40 minutos de Lisboa, fica um dos mais bonitos lugares de Portugal.  Fica um rio com dezenas de ilhas de todos os tamanhos e feitios, povoadas unicamente pelo verde da natureza, pelo azul do céu e das águas e onde as milhares de aves fazem ninhos.

 

“Mouchão da Casa Branca” a ilha dos Cavalos De Alter Real. 

O “Mouchão da Casa Branca” é uma das maiores ilhas do rio Tejo, e além de ser um lugar verdadeiramente selvagem é bastante verdejantes, cheia de salgueiros e plantas aquáticas, que e muitas vezes ficam debaixo de água quando a maré sobe ao ponto mais alto. Um paraíso para muitas aves que por lá habitam, e que normalmente podem ser vistas. (Graça-Real, Garça-branca-pequena, Pato-Real e Águias, só para falar em algumas das espécies de maior porte)

Mas o que torna esta ilha verdadeiramente única é os cavalos Lusitanos da Coudelaria de Alter que lá habitam em estado selvagem. Ao 8 meses são desmamados e os machos vêm para aqui. (As poldras permanecem na coudelaria).  E embora sejam acompanhados pelos veterinários e tratadores, não há grande processo de socialização com o ser humano. Aqui vivem na ilha até ao inverno em puro estado selvagem, em perfeita harmonia com natureza, tendo por companhia o rio Tejo com as suas águas calmas e azuis.

 

Quando regressam à coudelaria “os poldros vêm completamente serreiros”, no dizer do Eng.º Francisco Beja da Coudelaria, é a altura ideal para observar o seu carácter e o seu comportamento, é que “normalmente os mais fortes são os melhores, temos é que os convencer a utilizar essa força para fazerem o que pretendemos”.

 

Como o Rio-a-Dentro é um barco que tem motor eléctrico, é por isso totalmente silenciosos, não incomoda, nem assusta os animais. Poder ver estes animais a pastar livres e em paz na ilha é um privilégio único. E é assim que normalmente os vemos, livres e em paz, eles não se incomodam e nós não os incomodamos. Mas neste dia tivemos esta surpresa ainda maior, andavam a brincar na água a correr como nunca os tínhamos visto. Ficam aqui algumas fotos desse momento fantástico.

 

Poder ver os Lusitanos de Alter Real desta forma, ainda livres e selvagens ou é aqui ou em parte nenhuma. Para os poder ver sem os incomodar e sem impormos a nossa presenças só com a Rio-a-Dentro.
 Ficamos à vossa.

 

Mais informações e reservas:

Rio-a-Dentro 91 58 80 518.

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.213075558753243.57201.1518...  

http://www.facebook.com/note.php?note_id=160271070700359

 

 

Exibições: 14781

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Lenia Maria Marques Rufino em 10 Outubro 2011 às 11:25
Espetacular... Não fazia ideia de que existia um paraíso assim... e aqui tão perto!!
Comentário de Antonio Jose Dias silva Barata em 22 Setembro 2011 às 10:28
Que belas imagens de um paraiso às portas de Lisboa e num rio maravilhoso, O Tejo. Há muito que não vou para esses lads mas um dia destes irei outra vez. Obrigado Antonio
Comentário de ana dias em 15 Setembro 2011 às 21:39
lindoooo nao conhecia e adoro cavalos, quero mesmo ver se consigo ir. obrigada pela dica
Comentário de Rui Domingos em 15 Setembro 2011 às 21:39
Olá Joana, Obgd pelas suas palavras simpáticas. O percurso nos nossos passeios e cruzeiros dependem sempre de alguns factores, entre os quais se é um passeio de 2h30 ou de 5H ou mais. Depois depende da Maré ou seja se está cheia ou vazia,( isso influência os lugares por onde podemos passa) e também o lugar de onde partimos( Salvaterra ou Escaroupim). Mas poderemos dizer que é o mesmo percurso sempre... mas que tem uma versão mais longa e outra mais curta (não conseguimos fazer em 2h30 o percurso de 5h). Mas tbm adaptamos ou seja personalizamos o percurso de acordo com aos interesses e desejos do cliente. Mas o melhor mesmo é a Joana aparecer. Ficamos a sua espera.. apostamos que vai adorar. (leva maquina fotográfica, tele-objectivas e binóculos. vai ter muito que ver)
Comentário de Joana Sá Pinto em 15 Setembro 2011 às 15:31
Ai que lindo! Este passeio está cada vez mais apetecível! É o mesmo percurso do outro artigo que já tinha publicado aqui, ou há mais do que um?

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço