NOITE: Oitava edição do Arrifana Sunset Fest

No dia 29 de julho, o Porto dos Pescadores da Praia da Arrifana é palco da oitava edição do ARRIFANA SUNSETFEST, uma festa já conhecida das noites vicentinas que num cenário idílico (praia, por do sol e natureza) acontece no dia imediatamente a seguir à habitual festa dos pescadores. A aposta numa forte componente ecológica e ambiental junta num só espaço músicas quentes e sons ecléticos, do reggae ao rock, passando pelo hip-hop, funk, ska e eletrónica.

Desde a sua primeira edição em 2005, este evento associa a vivência das tradições locais às diferentes linguagens musicais com um cartaz culturalmente enriquecedor. As portas do recinto abrem às 19h00 para uma WelcomeSunsetParty cheia de surpresas.

A abrir o palco estará o coletivo Sunset Jam, um conjunto de músicos que numa mistura de estilos e improvisações tudo fará para atrair o público.

De seguida, o grupo Miuda – um projeto de Mel do Monte, Pedro Puppe, Tiago Bettencourt e Fred Ferreira – (neste caso representado apenas por Mel e Pedro Puppe, também eles já habituais no evento) sobe ao palco para apresentar o seu EP homónimo. Constituindo uma revelação no mais recente panorama musical português, os Miuda atuaram recentemente no Festival Optimus Alive’12 e a sua canção “Durmo Com Quem Eu Quero” é já considerada um ícone das novas gerações.

Fazendo jus ao nome Off The Lip, três amigos de Aljezur de diferentes nacionalidades – Jack Gold, Josh Gibb e Marcelo Oliveira – e apaixonados pela praia e pelo surf juntaram-se numa aventura musical de variações elétricas ou acústicas que misturam rock, blues e folk.

Segue-se Frankie Chavez, presença habitual neste evento desde as primeiras edições, cujo seu primeiro álbum de estreia “Family Tree” contou com a participação do baterista Kalú dos Xutos e Pontapés. A sua música conjuga diferentes tipos de sonoridades, resultando num Blues/Folk composto por ambientes limpos, e por outros mais crus e psicadélicos.

Para abrir um diálogo musical em formato DJ Battles, a noite prolonga-se com a atuação ao vivo de Toby One, um músico inglês a residir na região e que tem vindo a atuar internacionalmente nos concertos da banda Prodigy e Deddy Dread, um dj e produtor residente em Lisboa que colabora com diferentes editoras de renome internacional. A fechar esta série teremos ainda Vitor Silveira, vencedor de uma edição de DJ Battles na Rádio Oxigénio, numa e mistura de funk com disco house e Señor Pelota que, numa abordagem simultaneamente eclética e coerente, se inspira em linguagens disco, house, techno, electro, punk-funk, rock ou pop, resultando sempre em momentos musicais únicos e inesperados.

Nesta edição do ARRIFANA SUNSETFEST mantém-se o mesmo espírito de responsabilidade ambiental, para que o impacto junto da comunidade seja muito positivo, à luz do que aconteceu nos anos anteriores. Dado que este evento festivo se realiza numa zona de enorme sensibilidade ambiental, os organizadores consideram fundamental dar continuidade às iniciativas que ali começaram a ser efetuadas e que vingaram ao longo das diferentes edições. Assim, este ano e mais uma vez esta festa terá uma grande componente ecológica, que pretende manter o espaço limpo e alertar para a responsabilidade ambiental, sendo levadas a cabo uma série de ações com a colaboração dos próprios artistas, tais como limpeza da praia da Arrifana com uma escola local, esculturas com materiais apanhados na limpeza de praia, ilhas ecológicas para separação de lixos ou sugestões tão simples dos próprios artistas, como seja o ato de fechar a torneira enquanto se lava os dentes.

Os bilhetes custam 15€ e devem ser adquiridos no recinto da festa, prevendo-se um limite de lotação de 500 entradas. Pretende-se com esta limitação, salvaguardar a qualidade da festa para quem a frequenta.

Sobre o ARRIFANA SUNSETFEST
Na sequência da festa dos pescadores da praia da Arrifana que acontece anualmente, os organizadores decidiram aproveitar o material desta comemoração e deram início, em 2005, à realização do ARRIFANA SUNSETFEST. Assim, três amigos propuseram à Câmara Municipal de Aljezur a ideia de usufruir do palco que tardava em ser desmontado. E em menos de dois dias, com apenas uma máquina de imperial, uma banda e meia dúzia de curiosos (incluindo os pescadores locais), nasceu o primeiro ARRIFANA SUNSETFEST. No segundo ano a ideia prevaleceu e voltou a ganhar vida, depois de efetuadas as necessárias diligências junto das autoridades competentes e da aprovação da Associação de Pescadores representada pelo seu Presidente. No entanto, os custos e as responsabilidades multiplicaram-se. Em 2006, este festival contou com a presença de bandas como os Kussondolola e os Oioai, tendo acolhido de 500 espectadores. Já em 2007, a terceira edição do ARRIFANA SUNSETFEST apresentou bandas como Oioai, Quaiss Kitir, Bird, No Joke Soundsystem, Bob Figurante, Toby One, Evil Mariachi, França e Sensi, aumentando o número de visitantes. As últimas edições contaram com cartazes apelativos (Rão Kyao e Ben Howard, entre outros) e superaram todas as expectativas, fidelizando o público e lotando o portinho.

Mais informações em:
http://www.facebook.com/arrifanasunsetfest
http://www.arrifana-sunsetfest.com/

Exibições: 1061

Os comentários estão fechados para este artigo

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço