ONDE DORMIR: Quinta do Moinho - O Mondego no “quintal”

É fácil chegar à Quinta do Moinho, não tem mesmo nada que enganar. Subir, subir sempre, país a cima, até à mais altacidade portuguesa e depois descer, descer muito, até ao vale do Mondego, no Parque Natural da Serra da Estrela. A vista é soberba, não faltam ovelhas a pastar, e até as nuvens pretas ameaçadoras parecem ter pouca vontade de se transformar em chuva.

Enfim a quinta: Aninhada no final de uma verdejante vereda, a poucos minutos da Guarda e mesmo ao lado de Aldeia Viçosa, fica esta simpática propriedade familiar que tem uma particularidade muito especial: o rio Mondego corre-lhe pelo “quintal”!

Somos recebidos pelo casal proprietário na cozinha/sala comum com café e bolos e, enquanto nos mostram a propriedade, já a nossa criança se lançou a fazer papas de lama com a criança anfitriã e a Fifi, a sua cadela . Ao longe, pachorrento, o enorme Serra da Estrela “Leão” observa-as curioso. O ruído tranquilizador de água a correr leva-nos a ir espreitar o rio. Que pena o tempo não estar para mergulhos!

O moinho que dá o nome à quinta existe mesmo e funciona. Abre-se uma comporta e a água precipita-se a cantar por um canal de pedra que faz girar a mó. A Sílvia, nossa anfitriã, explica-nos que foi recuperado há pouco tempo e já está apto a moer cereal. Um pó muito fino escapa-se da base da mó que gira, e gira, e é fácil imaginá-lo a transformar-se em pão.

O alojamento na quinta é feito em pequenas casas de pedra, com o interior de paredes rústicas e detalhes acolhedores. Cada uma tem um nome diferente e a nós calhou-nos a suite Mondego, por sinal o único quarto que faz parte da casa principal, mas quando voltarmos para aqueles lados por mais tempo, vamos apontar para a “Casa do Rio” com a sua cozinha, dois quartos e janelas com vista para o Mondego. Boa para um grupo de amigos.

Junto ao rio, que um açude moldou em forma de piscina natural, um agradável terraço com espreguiçadeiras convida a um momento de descanso.

Descanso? Qual descanso! Aquilo ali é uma mesa de ping-pong? Pegámos nas raquetes e descobrimos que jogar ping-pong à beira-rio é bem mais agradável que na PS3... e bem mais difícil! Deu para transpirar e até as águas do rio se tornaram mais apetecíveis, mas era quase hora de jantar e estava na altura de ir tentar arrastar a criança para longe dos "corregas" e dos baloiços.

Por sugestão dos nossos anfitriões, ziguezagueamos ao pôr do sol, até à vizinha povoação de Lageosa do Mondego, onde no restaurante “Sol e Neve” tirámos a barriga de misérias com um belíssimo repasto de lombo de porco e um não menos digno Molotev (não é uma gralha, é mesmo uma private joke...).

No dia seguinte, tivemos alguma dificuldade em acreditar que eram quase dez horas da manhã. A água perene no seu percurso parece ser óptima para embalar. Um pequeno-almoço divinal ao som da melodia do Mondego, tornou difícil a decisão de partir daquele pequeno paraíso. Já com saudades deste retiro na natureza, prometemos voltar.

 

-----------------------------------

http://www.quintadomoinho.com.pt/

Quinta do Moinho – 6300-025 Aldeia Viçosa Guarda

Telefones: +351 271926870 / +351 965441289

e-mail1: vrst@sapo.pt

Exibições: 1647

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Helena Guerreiro em 30 Junho 2011 às 17:20
Também já vou investigar :) Muito bom, e costumo ir para aquelas bandas.
Comentário de Carlos Fernandes em 30 Junho 2011 às 12:29

Já apontei. Obrigado.

Com aquele rio á porta.. Vou ser se ainda existe hipótese em setembro.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço