GASTRONOMIA: Os Aromas e Sabores da Montanha

A cozinha aliada à Natureza, é a melhor forma para entender a gastronomia de montanha, uma gastronomia que associa não só a qualidade dos seus produtos locais, como queijo, pão, mel, mas também as questões ambientais, ou seja uma gastronomia sustentável que convida a conhecer por exemplo, as plantas aromáticas que de forma espontânea a montanha nos dá e que utiliza os produtos da terra, valorizando assim a economia de proximidade.

As plantas aromáticas e medicinais desde tempos remotos despertaram o interesse nas comunidades de montanha que as souberam aproveitar em seu proveito, quer para remédios caseiros quer para a gastronomia.

A carqueja, por exemplo condimenta pratos de caça como o coelho, o alecrim e o tomilho-bela-luz transmitem a fragrância dos campos aos grelhados serranos e a murta e os orégãos realçam o sabor das azeitonas locais.

E este é o nosso convite para o fim-de-semana de carnaval, conhecer o que de melhor a montanha nos dá ao nível da gastronomia.

Costuma-se dizer que um bom prato reflete um bom tempero. Mas qual a planta aromática certa para um determinado prato? Perante a dezena de variedades existentes no extenso Parque Natural da Serra da Estrela, não é fácil escolher. No sábado de carnaval, a partir das 10h45m, o Chef  Igor Martinho vai dar-nos algumas dicas!

E à tarde, à 15h45m, no Novo Mercado de Seia, o espaço da cidade que ressuscitou, em 2011 como “um verdadeiro mercado de criatividade e sustentabilidade”, vai acolher uma conversa cheia de sabores, na qual o tema das aromáticas se mistura com a gastronomia. E quem melhor que os chefes de cozinha e os especialistas em aromáticas para nos desvendarem os segredos?

A esta oferta junta-se o Mercado da Vila, numa das mais bonitas Praças da Cidade, a Praça da República, terá oportunidade para comprar alguns dos melhores produtos da terra e da montanha.

E porque os sabores e os aromas das plantas aromáticas incutem um cunho muito particular à gastronomia, que se traduzem em momentos inesquecíveis de degustação, que perduram na nossa memória e criam a vontade de regressar à montanha, os restaurantes, no Concelho de Seia,  também esperam por si e convidam-no a conhecer a verdadeira gastronomia de montanha.

Está explicada uma das muita razões, da sua visita à cidade de Seia e à Serra da Estrela. Aceite a nossa sugestão e reserve já o seu fim de semana!

9 de Fevereiro| Seia|Serra da Estrela

Exibições: 787

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Contagem decrescente para o Halloween

Criado por Agenda MyGuide 21 Out 2020 at 12:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 21 Out.

A festa das massas

Criado por Agenda MyGuide 7 Out 2020 at 12:34. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 7 Out.

Algarve a pé

Criado por Agenda MyGuide 6 Out 2020 at 12:36. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 6 Out.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço