ACTIVIDADES: Os tons verdes de 2012 já chegaram ao rio Tejo

Chegaram os tons verdes ao rio Tejo.

Todos os anos é assim, logo que começa a Primavera, o Rio Tejo explode de verde e de vida por todo o lado. Os tons castanhos do Inverno simplesmente sumiram.

De um dia para o outro as árvores ficam cheias de pequenas e frágeis folhas verdinhas. Nas margens e nas ilhotas o verde é a nova cor, fica de repente tudo verde. São as Garças que viviam dispersas que começam a juntar-se em colónias com as suas plumagens cada vez mais coloridas. Quer dizer que rapidamente vão começar as danças nupciais e o início da época de nidificação está para breve.

Mudou a hora, mudaram as cores, mudaram as aves, e com tanta mudança o rio Tejo também acabou por mudar, é um rio com outras cores com outra vida, cheio de tons cada vez mais azuis e verdes. A natureza é assim mesmo, do dia para a noite tudo  isto acontece de repente.

Agora chegaram as horas de Verão e com elas os dias maiores e com mais luz e a natureza agradece esta mudança. De repente o verde instala-se de vez, não um único verde uniforme, mas toda uma vasta paleta de verdes e todos eles bonitos.

Aqui os verdes não são números “Pantone”, aqui os verdes têm nome, são os verdes originais, os da natureza, e têm nomes o “Verde Salgueiro”, o Verde Freixo”, o “Verde Acer” (localmente conhecido por freixo espanhol) e um sem fim de outros verdes. Todos eles diferentes, únicos, e todos eles lindos.

Mudaram também as aves, muitas das aves invernantes ou já partiram ou estão de partida para o norte da Europa e as que vêm nidificar já chegaram ou estão a chegar. Podemos já observá-las a escolherem os territórios onde vão começar a construção dos ninhos.

O que quer dizer, que já não falta muito tempo para um dos mais espectaculares fenómenos da natureza, o “acasalamento” das aves na “Ilha das Garças”. São milhares de aves de cinco ou seis espécies a nidificar em colónia e para quem nunca viu é simplesmente algo único, digno de ser visto e fotografado.

Se vos disser que vêm pessoas do outro lado do mundo para assistir e tirar fotografias acreditam? Pois é bem verdade.

Está na altura de começarem a fazer uma limpeza nas câmaras fotográficas, nas lentes e objectivas, de carregarem as baterias (se tiverem binóculos melhor ainda), de juntarem os amigos e de escolherem um dia na agenda e reservarem os vossos lugares a bordo do “Rio-a-Dentro”. O melhor espectáculo do Mundo vai começar.

Teremos todo o prazer em vos ter a bordo.

Peço a todos os que queiram vir observar as aves ou fazer um passeio de natureza, que se lembrem de duas coisas: que o rio Tejo e estes ecossistemas em particular são muito importantes para a biodiversidade a nível mundial, mas também são extremamente sensíveis e que têm que ser preservados.

Não se aproximem demasiado das ilhas e das colónias (nunca menos de 15 metros das aves), pois vão interferir na vida das colónias e causar de certeza algumas mortes entre os pintos (filhotes mais pequenos), e muito menos as assustem ou tentem desembarcar nas ilhas porque os danos serão ainda maiores.

 

Para mais informações e reservas:

Rio-a-Dentro - Natureza. Experiências & Aventura. Lda.

Telefone: 915 880 518

Email: rio.a.dentro1@gmail.com

Site Rio-a-Dentro 

Facebook Rio-a-Dentro 

Exibições: 1372

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Xana Ales em 11 Abril 2012 às 14:40

E um grande VIVA à Natureza!

Comentário de Pedro Castanheira em 4 Abril 2012 às 22:47
E o ciclo de renovação da vida (natureza) ao qual não conseguimos ficar indiferentes e que todos os anos nos consegue surpreender. O Tejo não e diferente do resto, todos os anos se renova e nos da novas alegrias. Basta olhar e sentir.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço