TENDÊNCIAS: Incorporar a natureza na sua casa

Existem casas de todas as formas e feitios mas hoje apresento-lhe exemplos de casas onde a própria natureza faz parte da estrutura arquitectónica da habitação. Os resultados são casas verdadeiramente impressionantes onde Homem e natureza convivem em harmonia e conforto.

Uma casa penedo em pleno Minho

Começamos a nossa viagem arquitectónica pelo Norte de Portugal. Algures entre Fafe e Cabeceiras de Basto encontra-se a Casa Penedo. Foi em  1972 que se iniciou a construção desta casa peculiar, e só dois anos depois a obra estaria concluída. A habitação foi construída entre dois grandes penedos típicos da região e toda ela é feita em pedra.

Até o sofá desta casa portuguesa é impressionante – feito de betão e madeira de eucalipto, pesa cerca de 350 quilos.

Hoje, apesar da casa já não ser habitada, continua a ser um marco da região e alvo de visitas regulares. Na Internet é mesmo muito popular, marcando presença em vários blogs.

Crédito de imagens: Feliciano Guimarães

Viver numa ponte

Esta expressão comum serviu de inspiração para a próxima obra arquitectónica. O conceito passava para construir uma habitação/escritório com um orçamento curto e que permitisse ao cliente observar a paisagem em seu redor.
A equipa de arquitectura decidiu aproveitar um pequeno riacho para nele edificar uma casa com uma estrutura semelhante à de uma ponte, com janelas a dar para ambas as margens e completamente rodeada pela natureza, de tal forma que o impacto sobre a natureza fosse mínimo.

Para tornar a habitação mais amiga do ambiente dotaram-na de soluções eco-friendly, como painéis solares, plataformas que recolhem as águas das chuvas para o uso da casa e uma canalização que impede que os resíduos da casa se juntem ao pequeno riacho.

Crédito de Imagens

Um hotel de bater o dente

A próxima paragem leva-nos a climas mais frios, mais propriamente à Suécia. Trata-se de um hotel construído em gelo. Conhecida como “Ice Hotel”, esta habitação gélida foi construída nos anos 80, na altura com a forma de um pequeno iglu.
A excêntrica construção devolveu vida a esta zona inóspita e de paisagem tão bela quanto agreste.

Anualmente, vários artistas são convidados para desenvolverem projectos criativos onde podem esculpir o gelo e criar peças de uma rara beleza, ou mesmo redesenhar o exterior do hotel.

Crédito de Imagens

Uma casa de hobbit

Os amantes da vida ao ar livre ou da saga “O Senhor dos Anéis” certamente veriam nesta casa o local ideal para viver.
Criada por um fotógrafo de 32 anos que não tinha grande experiência na área de arquitectura e pelo seu sogro, um experiente construtor, a casa utiliza vários materiais amigos do ambiente como madeira velha e pedras. A água é desviada de uma nascente próxima do local e a energia provém de painéis solares instalados na casa.

A casa de Simon Dale reflecte a sua nova posição perante a vida, abraçando a natureza por completo e reduzindo ao máximo a pegada ambiental sobre o local.

Crédito Imagens

Homem e Natureza vivem assim em harmonia, graças à arquitectura e à criatividade.

Exibições: 2357

Tags: comércio e tendências, dormir, onde, passeios (cá dentro), viagens (lá fora)

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de refugionoxisto em 7 Dezembro 2012 às 12:43

Muito original sem dúvida!

Comentário de Pedro Silva Dias Castanheira em 7 Dezembro 2012 às 11:41

Artigo fantástico ! É incrivel o que se pode construir com imaginação e bom gosto !

Comentário de Tânia Barreira em 6 Dezembro 2012 às 9:31

Que espanto!!! Adoro :)

Comentário de Ana Rita Machado em 8 Fevereiro 2012 às 10:19

eheheh.. linda a casa de hobbit, acho que vivia muito fácil lá durante uns tempos! 

Comentário de Pedro Castanheira em 6 Fevereiro 2012 às 20:31

Não sei se gostaria de dormir num hotel daqueles. Frio e muito calor só com muito boas condições. Agora uma casa tipo hobbit acho uma delícia.

Siga-nos no Facebook

Sugestão BestGuide

Eventos em Destaque

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...