PASSEIOS (cá dentro): Parque Urbano dos Moinhos de Santana

Entre a correria do dia a dia desta Lisboa que todos gostamos, pouco tempo ou disposição restam para olharmos à nossa volta e reparar em pequenos pontos curiosos da cidade. Um destes pontos característicos e “estranhos” situa-se entre a Ajuda e o Restelo e é composto por dois moinhos de vento, bem conservados por sinal, ali plantados entre prédios e avenidas largas.

 

Os Moinhos de Santana foram edificados para as freiras Dominicanas Irlandesas do Convento do Bom Sucesso, na Serra do Monsanto, em meados do século XVIII, numa altura em que cerca de cem moinhos eram responsáveis por moerem a farinha que abastecia a cidade. Os moinhos foram depois adquiridos pela Câmara Municipal em 1942 e restaurados pela Associação Portuguesa dos Amigos dos Moinhos, entre 1964-1965.

 

Em 1997, este parque é aberto ao público, como grande área de lazer e recreio, enquadrando os moinhos numa ampla zona verdejante com relvados, muitas árvores e arbustos, onde se destacam alguns exemplos da flora, como: o cipreste-da-Califórnia, a alfarrobeira, a amendoeira, a oliveira e o pinheiro manso.

 

O Parque dos Moinhos de Santana disponibiliza 5 ha de amplos relvados e inúmeras árvores e arbustos. Um lago e cascata, convidam a um passeio pela rede de caminhos que percorre toda a área, encontrando na zona mais elevada uma ampla vista sobre a cidade.

O Parque dispõe de um conjunto de equipamentos lúdicos e desportivos destinados a várias faixas etárias da população, como: restaurante, parque de merendas, parque infantil, pista de skate, ringue de patinagem e circuito de manutenção. Conta ainda com um anfiteatro ao ar livre com capacidade para 180 pessoas.

 

Aqui respira-se de pulmões cheios, rodeado de verde num ambiente tranquilo e com o som da água a correr. O Parque está localizado entre a Rua Tristão Vaz e a estrada de Caselas, na Freguesia de S. Francisco Xavier, junto ao Restelo, em Lisboa.

 

 

Exibições: 3033

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Joana Sá Pinto em 6 Novembro 2012 às 1:57
Boa sugestão
Comentário de Pedro Castanheira em 17 Outubro 2012 às 22:43

é o que faz já não ter crianças pequenas, vou menos a parques e já só conheço muito poucos. 

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9 Nov.

Contagem decrescente para o Halloween

Criado por Agenda MyGuide 21 Out 2020 at 12:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 30 Out.

A festa das massas

Criado por Agenda MyGuide 7 Out 2020 at 12:34. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 7 Out.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço