PASSEIOS (cá dentro): História sobre ‘Carris’

O eléctrico 28 é um dos maiores ex-líbris da capital. O seu aspecto frágil pintado de um amarelo envelhecido opõe-se ao tilintar forte da campainha. Este passeio pelas colinas de Lisboa é, sem dúvida, uma lufada de ar fresco. Histórico e apaixonante. Não deixe de se encantar por Lisboa a bordo do “28”.

Porque Lisboa é menina e é moça… já cantava o fadista português, Carlos do Carmo, sobre a “mulher da sua vida”. É cidade de encantos que fascina quem convive com ela e seduz quem a toca pela primeira vez. Os recantos deste sítio cruzam-se com pessoas de todas as nacionalidades que por aqui passam quase diariamente. Visitam tudo aquilo a que têm direito durante o dia – o Castelo de São Jorge, o Elevador de Santa Justa ou mesmo os tão aclamados bairros típicos lisboetas – e saboreiam todos os petiscos portugueses que vão idealizando durante a noite.

Mas, o indispensável mesmo é partir a bordo deste eléctrico e sermos desafiados a absorver tudo o que a cidade tem para nos oferecer.

Os carris por onde hoje o eléctrico faz o seu percurso foram inaugurados em 1914, no entanto, com um percurso mais pequeno – do Largo de Camões ao Jardim da Estrela. Com o tempo, e ao longo das duas primeiras décadas desde a sua formação, o “28” foi aumentando o seu trajecto de modo a cobrir com este meio de transporte o maior número de bairros.

O trajecto do eléctrico 28 dá conta de um passeio extenso, mas muito agradável, pelas colinas e ruas estreitas lisboetas que começa nos Prazeres e termina no Martim Moniz. Entre estas duas paragens existe um percurso pelas ruas históricas de Lisboa que nos deixa arrebatados à primeira vista. É possível avistar a Sé Catedral de Lisboa, o Miradouro da Graça, a Assembleia da República ou o Jardim da Estrela num misto de emoções que nos transporta para um outro patamar.

Esta é uma maneira original de passear pela cidade e de conhecer a sua história. Quem embarca nesta mágica aventura e visita Lisboa por uns dias promete voltar por uns meses. Eu que o diga!

Créditos fotográficos: Inês Martins da Silva

Exibições: 906

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Joana Sá Pinto em 25 Setembro 2012 às 13:03

É verdade. É sempre bom lembrar esta opção. Só há um ano é que fui finalmente experimentá-lo!

Comentário de Pedro Castanheira em 24 Setembro 2012 às 10:39

O 28 é o tour mais económico da capital (Lisboa) e o mais revelador em termos turisticos. São os miradouros, monumentos, museus e acima de tudo a ambiência secular de um povo.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2022   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço