Visitar a Madeira e não passar por São Vicente, bem como pelas vizinhas Ponta Delgada e Boaventura, seria imperdoável.
Na costa Norte, a cerca de meia hora do Funchal, este concelho oferece várias atracções imperdíveis, a começar pela verdejante Encumeada, no coração da Floresta Laurissilva, que abraça aquele que é um dos mais belos vales da ilha. Daqui parte um percurso pejado de belas paisagens, mais conhecido por Caminho do Pináculo e Folhadal, ideal para quem aprecia uma longa caminhada em plena natureza. Para melhor vislumbrar o vale de São Vicente, nada como subir à Bica da Cana, um miradouro situado a 1560 metros de altura.
Já no centro da vila esperam-nos a igreja matriz, com os seus frescos e o magnífico altar-mor, e também a pequena capela construída na escavada rocha de basalto à foz da ribeira, onde se diz que primeiro apareceu S. Vicente, corria o ano de 1694.
Pontos a não perder também são as Grutas e Centro de Vulcanismo de São Vicente e a Rota da Cal. No primeiro viajamos ao centro da Terra através de canais subterrâneos de lava, formados a partir de uma erupção vulcânica ocorrida há 890 mil anos, e pequenos lagos de águas transparentes. Um percurso de 700 metros terra adentro para fazer abrir bocas de espanto.
Na Rota da Cal, um trajecto a pé que leva cerca de 30 minutos, desde as pedreiras de extracção calcária até ao Museu, oferece-se a contemplação de espaços que, eram percorridos pelos trabalhadores que transportavam a lenha, a pedra de calcário e a água para o forno de cal, o que ocorreu até meados da década de 70.
São Vicente é mais do que vistas, História e Natureza. Não apenas apresenta uma oferta hoteleira e de restauração de qualidade, que aposta nos trunfos regionais, a merecer escolha, é também, nas datas dedicadas ao seu santo padroeiro, palco do maior festival de música da ilha.
Entre os vários pratos típicos da zona de São Vicente, destaque para o Caldo da Romaria, confeccionado com a carne de chambão (ou osso buco), a Sopa de Milho Pisado; as Cavalas com Molho de Vilão, que leva sal, alho, orégãos, pimenta, vinagre e vinho branco.
ONDE COMER
Entre muitos outros, sugere-se o restaurante Quebramar, com uma sala panorâmica giratória que alterna o cenário da refeição entre o mar e as altas montanhas, e o restaurante Many, a oferecer boa variedade de pratos de polvo.
ONDE DORMIR
O Concelho de São Vicente oferece também uma excelente variedade de alojamento. Siga o link e fique a conhecer os melhores Hotéis de São Vicente.
VISITAR
GRUTAS E CENTRO DO VULCANISMO DE SÃO VICENTE
Sítio do Pé do Passo > (+351) 291 842 404 > Todos os dias 10:00-19:00 > Entrada 8€, 6€ (5-14, > 65, grupos), grátis (< 5) > www.grutasecentrodovulcanismo.com/
ROTA DA CAL
Sítio dos Lameiros, São Vicente
Terça a domingo 10:00-18:00
(351) 291 842 018
Exibições: 1347
Tags [escolha entre as seguintes: "passeios (cá dentro)", gastronomia, "onde dormir", cultura, bem-estar, actividades, noite, crianças, "comércio e tendências", "viagens (lá fora)", outros] - separe as tags por vírgulas e coloque tags com várias palavras entre aspas, sempre em minúsculas. Por exemplo, "passeios (cá dentro)".
O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.
Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.
Sabe tudo sobre o Myguide aqui
Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.
Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.
Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.
© 2023 Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações
Ativado por
Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!
Entrar em MyGuide