PASSEIOS (cá dentro): São Vicente, Capital da Laurissilva

Visitar a Madeira e não passar por São Vicente, bem como pelas vizinhas Ponta Delgada e Boaventura, seria imperdoável.

Na costa Norte, a cerca de meia hora do Funchal, este concelho oferece várias atracções imperdíveis, a começar pela verdejante Encumeada, no coração da Floresta Laurissilva, que abraça aquele que é um dos mais belos vales da ilha. Daqui parte um percurso pejado de belas paisagens, mais conhecido por Caminho do Pináculo e Folhadal, ideal para quem aprecia uma longa caminhada em plena natureza. Para melhor vislumbrar o vale de São Vicente, nada como subir à Bica da Cana, um miradouro situado a 1560 metros de altura.

Já no centro da vila esperam-nos a igreja matriz, com os seus frescos e o magnífico altar-mor, e também a pequena capela construída na escavada rocha de basalto à foz da ribeira, onde se diz que primeiro apareceu S. Vicente, corria o ano de 1694.

 

 

Pontos a não perder também são as Grutas e Centro de Vulcanismo de São Vicente e a Rota da Cal. No primeiro viajamos ao centro da Terra através de canais subterrâneos de lava, formados a partir de uma erupção vulcânica ocorrida há 890 mil anos, e pequenos lagos de águas transparentes. Um percurso de 700 metros terra adentro para fazer abrir bocas de espanto.

Na Rota da Cal, um trajecto a pé que leva cerca de 30 minutos, desde as pedreiras de extracção calcária até ao Museu, oferece-se a contemplação de espaços que, eram percorridos pelos trabalhadores que transportavam a lenha, a pedra de calcário e a água para o forno de cal, o que ocorreu até meados da década de 70.

São Vicente é mais do que vistas, História e Natureza. Não apenas apresenta uma oferta hoteleira e de restauração de qualidade, que aposta nos trunfos regionais, a merecer escolha, é também, nas datas dedicadas ao seu santo padroeiro, palco do maior festival de música da ilha.

Entre os vários pratos típicos da zona de São Vicente, destaque para o Caldo da Romaria, confeccionado com a carne de chambão (ou osso buco), a Sopa de Milho Pisado; as Cavalas com Molho de Vilão, que leva sal, alho, orégãos, pimenta, vinagre e vinho branco.

 

ONDE COMER

Entre muitos outros, sugere-se o restaurante Quebramar, com uma sala panorâmica giratória que alterna o cenário da refeição entre o mar e as altas montanhas, e o restaurante Many, a oferecer boa variedade de pratos de polvo.

 

ONDE DORMIR

O Concelho de São Vicente oferece também uma excelente variedade de alojamento. Siga o link e fique a conhecer os melhores Hotéis de São Vicente

VISITAR

GRUTAS E CENTRO DO VULCANISMO DE SÃO VICENTE

Sítio do Pé do Passo > (+351) 291 842 404 > Todos os dias 10:00-19:00 > Entrada 8€, 6€ (5-14, > 65, grupos), grátis (< 5) > www.grutasecentrodovulcanismo.com/

ROTA DA CAL

Sítio dos Lameiros, São Vicente
Terça a domingo 10:00-18:00
(351) 291 842 018

Exibições: 1139

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço