Passeios (cá dentro): Seia, uma terra onde os dias frios de dezembro são repletos de momentos e experiências únicas!

Seia é mesmo uma cidade cheia de actividade! O que mais cativa nesta terra, para além dos seus habitantes, e claro está a sua localização de montanha, verdadeiramente imponente, são o seu comércio tradicional, os seus museus e um dos melhores Centros de Interpretação Ambiental do país, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela, o seu dia pode muito bem começar por este espaço … vir a Seia e não ir ao CISE, é como ir a Roma e não ver o Papa. Neste espaço vai sentir certamente uma vontade única de partir à descoberta da serra da Estrela. E o que se dizer do seu parque verde? Repleto de árvores e pequenos recantos que convidam à fruição de cada momento do seu passeio.

E se ainda tem presente os seus momentos de infância, não poderá deixar de visitar o Museu do Brinquedo um espaço adorável que nos remete para o imaginário mundo da brincadeira.

Curiosa é também a história do pão, que aqui nesta cidade inovadora e criativa originou um espectacular museu, o do pão, que recentemente inaugurou um renovado espaço dedicado às crianças.

Em Seia, para além da excelente qualidade do comércio tradicional, a cidade conta agora com algo que está muito em voga: uma loja/atelier de design que reinventou os tradicionais chinelos de pano da aldeia de Santa Marinha. Aqui vai certamente ter dificuldade em escolher um par de chinelos, pois o leque de escolhas é grande e simplesmente extraordinário. A solução é trazer mais que um par!

E porque o Natal também já chegou à cidade durante o mês de dezembro, nas manhãs de sábado e domingo, a casa do Pai Natal faz as delicias das crianças, e não só! O espaço criado para sentir a magia desta época tão especial, está um verdadeiro espanto, cheio de pinta!

Antes de sair da cidade não se esqueça de visitar uma das mais antigas pastelarias da cidade, a “Zé Manel” e deliciar-se com os maravilhosos pasteis de requeijão de Seia!

Não pense nas calorias, porque logo… logo, terá oportunidade de se libertar delas!

Já fora da Cidade e bem junto ao rio Alva, num lugar quase mágico, a Senhora do Desterro, comece por se libertar das calorias do dito pastel, passeie e perca-se nos trilhos que aí lhe são propostos. Proporcionam-lhe um verdadeiro contato com a paisagem de montanha.

Depois do passeio, uma verdadeira lição sobre a produção de energia e o sistema hidroeléctrico da Serra da Estrela, no Museu Natural da Eletricidade. Um edifício de arquitetura industrial de meados do século. Não saia do pátio do Museu sem olhar atentamente para o rio, quem sabe é surpreendido por uma linda lontra que por ali gosta de passear… sim uma lontra a sério!

À tarde a nossa proposta passa por uma visita à aldeia de Natal, Cabeça! Sim este é o nome da pequenina aldeia de montanha que resolveu meter mãos à obra e “vestir-se” de Natal. De forma responsável e equilibrada os habitantes da aldeia desbastaram matas, limparam caminhos, reaproveitaram sobrantes agrícolas e ao colorido da lã juntaram a inovação e criatividade da dupla Gil & Alberto, et voilá criou-se a aldeia de Natal mais sustentável do país e do mundo! Um verdadeiro charme. 

Já sabe quando chegar Seia, será por todos recebido com simpatia e amabilidade, mas se quiser informação mais detalhada o Posto de Turismo da Cidade é o local indicado. Sejam muito bem-vindos à minha cidade, Seia!

 

 

Exibições: 1497

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço