Passeios (cá dentro): Seia, uma terra onde os dias frios de dezembro são repletos de momentos e experiências únicas!

Seia é mesmo uma cidade cheia de actividade! O que mais cativa nesta terra, para além dos seus habitantes, e claro está a sua localização de montanha, verdadeiramente imponente, são o seu comércio tradicional, os seus museus e um dos melhores Centros de Interpretação Ambiental do país, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela, o seu dia pode muito bem começar por este espaço … vir a Seia e não ir ao CISE, é como ir a Roma e não ver o Papa. Neste espaço vai sentir certamente uma vontade única de partir à descoberta da serra da Estrela. E o que se dizer do seu parque verde? Repleto de árvores e pequenos recantos que convidam à fruição de cada momento do seu passeio.

E se ainda tem presente os seus momentos de infância, não poderá deixar de visitar o Museu do Brinquedo um espaço adorável que nos remete para o imaginário mundo da brincadeira.

Curiosa é também a história do pão, que aqui nesta cidade inovadora e criativa originou um espectacular museu, o do pão, que recentemente inaugurou um renovado espaço dedicado às crianças.

Em Seia, para além da excelente qualidade do comércio tradicional, a cidade conta agora com algo que está muito em voga: uma loja/atelier de design que reinventou os tradicionais chinelos de pano da aldeia de Santa Marinha. Aqui vai certamente ter dificuldade em escolher um par de chinelos, pois o leque de escolhas é grande e simplesmente extraordinário. A solução é trazer mais que um par!

E porque o Natal também já chegou à cidade durante o mês de dezembro, nas manhãs de sábado e domingo, a casa do Pai Natal faz as delicias das crianças, e não só! O espaço criado para sentir a magia desta época tão especial, está um verdadeiro espanto, cheio de pinta!

Antes de sair da cidade não se esqueça de visitar uma das mais antigas pastelarias da cidade, a “Zé Manel” e deliciar-se com os maravilhosos pasteis de requeijão de Seia!

Não pense nas calorias, porque logo… logo, terá oportunidade de se libertar delas!

Já fora da Cidade e bem junto ao rio Alva, num lugar quase mágico, a Senhora do Desterro, comece por se libertar das calorias do dito pastel, passeie e perca-se nos trilhos que aí lhe são propostos. Proporcionam-lhe um verdadeiro contato com a paisagem de montanha.

Depois do passeio, uma verdadeira lição sobre a produção de energia e o sistema hidroeléctrico da Serra da Estrela, no Museu Natural da Eletricidade. Um edifício de arquitetura industrial de meados do século. Não saia do pátio do Museu sem olhar atentamente para o rio, quem sabe é surpreendido por uma linda lontra que por ali gosta de passear… sim uma lontra a sério!

À tarde a nossa proposta passa por uma visita à aldeia de Natal, Cabeça! Sim este é o nome da pequenina aldeia de montanha que resolveu meter mãos à obra e “vestir-se” de Natal. De forma responsável e equilibrada os habitantes da aldeia desbastaram matas, limparam caminhos, reaproveitaram sobrantes agrícolas e ao colorido da lã juntaram a inovação e criatividade da dupla Gil & Alberto, et voilá criou-se a aldeia de Natal mais sustentável do país e do mundo! Um verdadeiro charme. 

Já sabe quando chegar Seia, será por todos recebido com simpatia e amabilidade, mas se quiser informação mais detalhada o Posto de Turismo da Cidade é o local indicado. Sejam muito bem-vindos à minha cidade, Seia!

 

 

Exibições: 1414

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Contagem decrescente para o Halloween

Criado por Agenda MyGuide 21 Out 2020 at 12:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide quarta-feira.

A festa das massas

Criado por Agenda MyGuide 7 Out 2020 at 12:34. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 7 Out.

Algarve a pé

Criado por Agenda MyGuide 6 Out 2020 at 12:36. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 6 Out.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço