PASSEIOS (cá dentro): Três dias passeando pelo Gerês - Dia 3 - Pitões das Júnias

O que é bom acaba depressa e os nossos três dias estavam a passar a um ritmo vertiginoso. Para o último dia ficou guardado um passeio maior, desta vez o destino era Pitões das Junias.

Para quem não conhece, esta aldeia situada a 1200m. de altitude pertence ao conselho de Montalegre e a sua história está intimamente ligada com a do Mosteiro Santa Maria das Junias que não podia faltar no nosso roteiro. 

 

Partimos de manhã cedo pois sabíamos que o caminho seria longo, ao fim de uma hora de viagem tivemos de fazer uma pausa, não devido ao cansaço, mas para registar a paisagem que nos rodeava:

 

 

Retomado o caminho chegámos por fim a Pitões das Junias, onde estacionámos o bolinhas. Era tempo de esticar as pernas e lá descemos pela estrada em calçada a pé. 

 

 

Ao chegar ao final da estrada foi altura de decidir o que ver primeiro. Seguir para a direita e visitar a cascata, ou escolher a esquerda, em direcção ao Mosteiro. 

 

 

 

A Cascata

 

A escolha foi fácil, pois tínhamos grande expectativa para ver a cascata. Fica o aviso aos visitantes: há uma bela escadaria a descer (e a subir no regresso) para chegar até ao miradouro.

Seguimos a direcção da tabuleta e descemos pela estrada até esta terminar, aí foi necessário avançar por um caminho mais acidentado para chegar à placa que confirmou que não estávamos perdidos:

 

 

A placa marca o início da (longa) escadaria que leva os visitantes até ao miradouro da cascata. Por esta altura já o calor começava a apertar. 

 

 

No final da escadaria, que se afirma como um desafio, somos recompensados com a famosa cascata de Pitões das Junias. Infelizmente, o calor voltou a fazer das suas e também esta cascata estava reduzida a um pequeno fio de água.

 

 

Conseguem ver a água?

Bom, era tempo de regressar pois o mosteiro aguardava a nossa visita. Regressámos a custo às tabuletas iniciais, o calor e o caminho sempre a subir deram uma luta imensa, mas seguimos em frente para conhecer o famoso mosteiro. 

 

O Mosteiro de Santa Maria das Junias

 

15 minutos depois, lá estava ele, embrenhado no monte e abatido pelos anos, mas ainda assim, presente na vida da povoação local que anualmente lhe faz romaria.

 

 

No topo do portão da entrada (a primeira das 6 imagens), não se vislumbram duas estátuas de dois ursos, que haviam desaparecido por obra dos amigos do alheio. 

Segundo a lenda, estes dois ursos são os defensores do mosteiro, uma vez que a imagem da Santa Maria das Junias foi encontrada por dois ursos junto a uma árvore, e ao verem a imagem da senhora se colocaram ao seu lado protegendo-a. Desde então, estes dois ursos tornaram-se a imagem dos protectores do mosteiro. 

 

Segundo descobri mais tarde, as imagens dos ursos foram encontradas no meio do monte durante a procissão anual de Nossa Senhora das Junias e devolvidas ao seu local original.

 

Para quem imagina como seria o mosteiro quando foi construído, aqui fica a maquete do mesmo nos seus melhores anos:

 

 

Para combater o calor, bem ao lado do mosteiro encontra-se um ribeiro de água bem fresca para molhar os pés e refrescar a cabeça antes de regressar.

 

 

E assim terminaram três mágníficos dias passados nesse paraíso que é o Gerês, mas muita coisa ainda ficou por ver. Fica a promessa de um regresso para breve. 

 

 

Créditos Imagens:

A primeira imagem e a imagem da maquete do mosteiro foram retiradas do site pitoesdasjunias.com

Exibições: 24379

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Bruno Miguel da Rocha Saraiva em 30 Outubro 2011 às 22:15

Exactamente Ana, Agora com estas chuvadas já deves encontrar umas cascatas mais decentes ;). Marina, as carnes não as provei pois dali ainda segui viagem para visitar a família então comemos num restaurante de beira da estrada a correr. Fica para quando lá voltar, desta vez com menos calor  :)

Luís vale bem a pena conhecer o Gerês, mas com mais tempo do que 3 dias.

Abraços a todos!

Comentário de Luis Marques Cotonete em 28 Outubro 2011 às 15:45
Pois é, o Gerês é uma caixinha de surpresas. Tenho de reconhecer que conheço mal o Gerês, não faço ideia onde fica Pitões das Júnias e muito menos o Mosteiro de Sta. M. das Júnias. Será com certeza mais um sítio a descobrir. Obrigado Bruno pela ideia
Comentário de Marina Soares em 25 Outubro 2011 às 15:24

Pitões das Júnias (que é bem capaz de ser dos nomes mais engraçados de localidades portugueses que conheço!!) vale mesmo a pena é no Inverno! E não é só pela cascata... Lembro-me que adorei o aspecto lúgubre das ruínas do mosteiro num vale fundo e húmido com árvores despidas, com a torrente fortíssima do rio ali ao lado. Aqui nas tuas fotos nem parece o mesmo sítio, eheheh!

Muito engraçada a reconstrução 3D do Mosteiro, nunca tinha visto.

E as carnes do Barroso, não provaste? Quando lá fui, pernoitei em Montalegre e tirei a barriga de misérias. Acho que nunca comi tanto na vida!

Comentário de Ana Tomasi em 25 Outubro 2011 às 15:23
Moral da história, se quiserem ver água vão na Primavera. ;) Gostei Bruno, vou guardar estas tuas sugestões.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço