“PasTOUR”, experiência de um dia como pastor.
O “Pastour” é mais do que um simples passeio ou caminhada, é um desafio aos nossos sentidos. Disfrute dos sons, dos aromas, dos sabores, das texturas e das paisagens de Valezim, pequena aldeia situada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.
A viagem começa cedo, para que possa sentir uma verdadeira manhã de Verão, que intercala com o calor do sol e a frescura da sombra das árvores.
À nossa espera estará o Pastor, de expressão dura mas, simultaneamente, serena, que nos vai mostrar como vive e convive com aquelas que são suas companheiras 365 dias no ano, as ovelhas, e nos presenteará com as suas histórias.
É altura de escutar com atenção o som dos pássaros, o ladrar do cão pastor e os badalos do chocalho, até que, é hora de enriquecer a nossa vivência, vamos então, apanhar o feno e ordenhar os animais!
Fazemos uma pausa para saborear o vinho, que por esta terra, tem que ser do Dão! A broa de milho e o queijo da serra, claro está, não podem faltar. Aproveitamos a pausa, para disfrutar da paisagem e da tranquilidade que a natureza nos proporciona.
Abandonamos o local em direção à Quinta da Tapada, onde nos aguarda uma simpática casa de xisto, com o seu forno de lenha, e claro, o almoço. Aqui encontram-se em perfeita harmonia o prazer da boa gastronomia Serrana, com o da paisagem natural que nos rodeia, usufrua do som da água que corre na ribeira e da vista privilegiada para a aldeia.
Para terminar está na hora de visitar Valezim, porque como diz a lenda “Neste Vale Sim”, e por isso “Vale” a pena passar por cá e conhecer a aldeia.
Para mais informações Centro Dinamizador das Aldeias de Montanha
Inscrição 25 €
Tel:238 310230
E-mail: centrodinamizador@aldeiasdemontanha.pt
Site:www.cm-seia.pt
Exibições: 256
Tags: actividades, montanha, passeios (cá dentro), serra da estrela
© 2013 Criado por Administrador MyGuide.

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!
Entrar em MyGuide