PASSEIOS (CÁ DENTRO): 8 Boas razões para voltar ao Jardim Zoológico

O Jardim Zoológico de Lisboa foi o primeiro da Península Ibérica e mantêm-se no presente como uma referência deste tipo de instituições na Europa. Aqui apresentamos oito boas razões para voltar a um dos locais preferidos dos lisboetas e dos turistas que visitam a cidade.

1.       Um escape antes do regresso das obrigações

O bom tempo ainda se faz sentir, e o Jardim Zoológico acolhe melhor em dias solarengos. O passeio pelo enorme recinto, a apreciação das espécies em espaços que se assemelham aos seus habitats naturais melhor se faz na companhia do calor. Até os mal-dispostos crocodilos parecem mais sorridentes quando o sol brilha ali para os lados de Sete Rios.

Uma visita ao Zoo é também uma solução de escape, antes do bulício do regresso ao trabalho começar. Observar os tigres esparramados ao sol, a aproveitar a vida como dali a pouco não poderá fazer, suscitará inveja, sim. Mas é a inveja saudável de quem se imagina animal feroz mas indolente, uma imagem bonita para guardar até que o sol e o calor voltem.

2.       É um pouco do mundo selvagem, mesmo no centro de Lisboa

Com a sua dimensão considerável, o Jardim Zoológico acolhe cerca de 2000 animais de mais de 300 espécies diferentes. É uma das colecções mais impressionantes em todo o mundo e o Zoo tem, ao longo dos anos, cada vez mais vindo a aproximar os espaços de cada espécie aos seus habitats naturais. Neste jardim do éden em Sete Rios, após passar os portões, viajará, no espaço de metros, e apenas em algumas horas, por savanas, florestas tropicais, desertos, na companhia de exóticos e fascinantes espécimes. 

3.       Novas espécies, incluindo dois linces ibéricos

O Zoo recebe frequentemente novas espécies, aumentando a sua população e diversidade regularmente. Para os mais curiosos, esta é uma razão para revisitar o zoo de tempos a tempos e contribuir para o acolhimento destas novas espécies, dando-lhe as boas vindas com um sorriso. Este ano, por exemplo, acolheu dois exemplares do felino mais ameaçado do mundo: o lince ibérico. Com menos de 350 exemplares na natureza, esta espécie encontra-se em pré-extinção. A chegada de Gamma (macho) e Azahar (fêmea), contribuirá não só para a preservação de uma espécie em vias de extinção mas também para a divulgação desta urgente causa junto do público que visita o Zoo. 

4.       Celebrar os 20 anos da Baía dos Golfinhos

É uma das principais atrações do Zoo, aquela que faz tanto as delícias dos petizes como dos adultos. A Baía dos Golfinhos celebra este ano 20 anos. Atualmente, neste espaço são apresentadas duas sessões no horário de inverno e três no horário de verão (uma de manhã e duas à tarde), acompanhadas sempre por música, momentos de humor e palmas. Neste espaço inspirado nas vilas piscatórias de Setúbal, as bancadas enchem frequentemente, mas não são apenas os golfinhos a fazer as delícias da plateia. Antes destes, há sempre os simpáticos leões-marinhos. 

5.       Programa perfeito para as crianças

É um programa ideal, e incontornável, para os mais pequenos. A maior parte das crianças é fascinada por animais, e o Zoo é por excelência a casa destes. Além das espécies exóticas, há as diferentes actividades lúdicas e, não esqueçamos, a quintinha, menos exótica que o resto do Zoo, mas nem por isso menos fascinante para os mais pequenos. Para os adultos, é um regresso à infância, à memória das aventuras sonhadas na selva na companhia de fiéis e destemidos companheiros de outras espécies

6.       Um passeio no Teleférico

Outra das atrações adicionais do Zoo, o teleférico permite não só uma viagem mais rápida e panorâmica pelas imediações e pelos diferentes habitats (permitindo mesmo às vezes uma melhor visão de algumas espécies mais tímidas), como uma vista deslumbrante da cidade que está para além dele. Do teleférico, a riqueza que este espaço encerra, torna-se mais evidente, e apreciável. 

7.       Contactar com a história de Lisboa

Atualmente, a missão do Jardim Zoológico é não só a de mostrar as espécies mas também de as proteger. Mas nem sempre foi assim. O Zoo do presente, não só em Portugal mas no estrangeiro também, é o produto de uma evolução histórica, aqui de 131 anos. No caso lisboeta, Sete Rios nem foi a casa original. A ideia surgiu em 1882, mas o primeiro jardim zoológico viria a inaugurar em 1884, com o aval do rei D. Luís, em São Sebastião da Pedreira, na presença de figuras ilustres da sociedade e apresentando de início 1127 animais. Inspirado pelos espaços que já havia em França e nos Países Baixos, foi o primeiro jardim dedicado à fauna e à flora exótica na Península Ibérica. Alvo de uma espetacular afluência nos dois primeiros anos, o Zoo viria a ampliar-se e a passar por outras instalações na Palhavã, mas, em 1905, mudou-se para a Quinta das Laranjeiras onde se encontra atualmente, e onde tem sido, ao longo dos anos, alvo de adaptações e remodelações que, de certa forma, espelham a evolução do conceito de Jardim Zoológico e a ligação deste espaço com a cidade de Lisboa.

8.       Despertar a consciência para a preservação do planeta

O Jardim Zoológico é uma instituição que alia o entretenimento e diversão à conservação e educação. Além de espaço lúdico e de lazer, o Zoo constitui-se como um ator na conservação das espécies contribuindo para a sua preservação, reprodução e reintrodução no habitat natural, sendo membro de diversas organizações internacionais que atuam nesta área. Num mundo natural em rápida mutação, este trabalho essencial abre-se ainda à uma dimensão pedagógica, com as diferentes atividades paralelas e a aproximação às escolas, e de educação, com o esforço, sempre constante e profuso de contribuir para o esclarecimento dos visitantes acerca destas questões de preservação ambiental e das espécies. 

Informações Úteis:

Morada: Praça Marechal Humberto Delgado, Sete Rios, 1549-004 Lisboa

Telefone: 217 232 900

Horário: 10:00 às 18:00 (Horário de Inverno, 21 de Setembro a 21 de Março);  10:00 às 20:00 (Horário de Verão, 21 de Março a 20 de Setembro) 

Exibições: 582

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço