PASSEIOS (cá dentro): A reconquista do Museu de Arte Popular

Já não vai ser Museu de Língua Portuguesa e as gerações mais novas vão poder parar de perguntar que segredo esconde aquele edifício. As portas reabriram na segunda-feira, dia 13.


É uma reabertura parcial, mas já é qualquer coisa para quem o imaginou transformado ou até demolido. Para os que integraram o expressivo movimento cívico que repudiou a ideia de extinção deste museu, trata-se de uma vitória.

Um ano depois do anúncio feito pela Ministra da Cultura, de manter este espaço museológico dedicado à arte popular portuguesa, o Museu de Arte Popular dá sinal de vida com a inauguração de uma exposição que marca a primeira fase da sua reabertura. “Os Construtores do MAP – Um Museu em Construção” é o nome da exposição que se manterá patente até Maio de 2011.

Com o objectivo de ilustrar a temática e o trajecto histórico do Museu, a exposição recorre a muito material gráfico e até audiovisual para abordar desde a análise dos processos artísticos que, na viragem para Novecentos, conduziram à consolidação de um gosto simultaneamente moderno e nacionalista, à criação do movimento cívico que conduziu à decisão da tutela de reabertura do MAP. Destaque ainda para o núcleo dedicado ao Centro Regional de Exposição do Mundo Português, que documenta a Secção das Vida Popular e das Aldeias Portuguesas do país de 1940.
Inaugurado em 1948, o Museu de Arte Popular acumulou ao longo dos tempos um acervo de cerca de 15.000 peças, grande parte do qual se encontra, actualmente, no Museu Nacional de Etnologia. No interior do edifício mantêm-se os murais criados na década de 40 por Eduardo Anahory, Manuel Lapa, Carlos Botelho, Estrela Faria e Paulo Ferreira, que os visitantes poderão voltar a apreciar.

Junto com esta primeira fase de abertura do museu entra também em funcionamento o serviço educativo (com eventos já agendados) e abre ao público a loja do museu que conta com a participação das empresas Vida Portuguesa e País em Lisboa.

Morada: Avenida de Brasília, 1400-038 Lisboa
Telefones: 213 011 282 / 213 011 675
Horário: Quarta a segunda-feira: 10h-18h.

Exibições: 480

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço