PASSEIOS (cá dentro): À descoberta da Ria de Alvor

Os raios de sol mais quentes convidam a sair de casa, desfrutar dos dias que estão cada vez mais longos e das temperaturas mais amenas. Se é um entusiasta da natureza, se gosta de observar animais no seu habitat natural e se quer aproveitar para tirar umas fotografias com o fundo verde, não pode deixar de partir à descoberta da Ria de Alvor. Quando se perder pelos trilhos desta ria vai descobrir o quão rica é a flora deste local. Se nomes como aroeira, palmeira-anã, tomilho e cistáceas são-lhe nomes desconhecidos, prepare-se já para o passeio. Muitas destas plantas crescem em fantásticas formações rochosas, arribas, entre leixões e algares que protegem pequenas praias que a força da natureza esculpiu.


Poderá vir também a encontrar alguns ninhos, é comum que algumas aves como a andorinha-do-mar-anã, o borrelho-de-coleira-interrompida, ou o pernilonga ali nidifiquem. Durante o inverno também algumas espécies de aves se encontram nesta ria, algumas que estão de passagem e aproveitam o local para se alimentar e descansaram, um capítulo no episódio que é a migração. Flamingos, colhereiros, garças, corvos-marinhos, ostraceiros, maçaricos, pernas-vermelhas, pilritos, borrelhos, andorinhas-do-mar e gaivotas são hóspedes habituais nos bancos de areia que se formam no estuário. Mas se quiser prolongar o seu passeio pela noite dentro vai ter a oportunidade de observar a tímida lontra, muito noctívaga por estas paragens.


(Re)descobrir belezas e segredos do concelho de Portimão é o convite da Câmara Municipal de Portimão que está a organizar alguns passeios nas proximidades na Ria de Alvor. No próximo sábado, 23 de março, o itinerário tem aproximadamente 2,5 Km. Terá início às 9h30, durará cerca de duas horas e meia e como guias terá a equipa de biólogos da Câmara Municipal de Portimão, que levará os participantes a descobrirem alguns dos segredos naturais existentes na Ria de Alvor.
Os próximos itinerários também já se encontram agendados: a 13 de abril, um passeio entre a Praia do Vau e João d`Arens; o Moinho da Rocha é a proposta para 11 de maio, e as Dunas de Alvor vão ser o destino dos participantes a 8 de junho. Em todos os casos, as inscrições abertas uma semana antes destas datas.
As inscrições, limitadas a 25 pessoas, são gratuitas mas obrigatórias e podem ser feitas até à véspera do passeio, através do telefone 282 480 412 ou do email daes@cm-portimao.pt.

Exibições: 811

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço