PASSEIOS (cá dentro): À descoberta da Ria de Alvor

Os raios de sol mais quentes convidam a sair de casa, desfrutar dos dias que estão cada vez mais longos e das temperaturas mais amenas. Se é um entusiasta da natureza, se gosta de observar animais no seu habitat natural e se quer aproveitar para tirar umas fotografias com o fundo verde, não pode deixar de partir à descoberta da Ria de Alvor. Quando se perder pelos trilhos desta ria vai descobrir o quão rica é a flora deste local. Se nomes como aroeira, palmeira-anã, tomilho e cistáceas são-lhe nomes desconhecidos, prepare-se já para o passeio. Muitas destas plantas crescem em fantásticas formações rochosas, arribas, entre leixões e algares que protegem pequenas praias que a força da natureza esculpiu.


Poderá vir também a encontrar alguns ninhos, é comum que algumas aves como a andorinha-do-mar-anã, o borrelho-de-coleira-interrompida, ou o pernilonga ali nidifiquem. Durante o inverno também algumas espécies de aves se encontram nesta ria, algumas que estão de passagem e aproveitam o local para se alimentar e descansaram, um capítulo no episódio que é a migração. Flamingos, colhereiros, garças, corvos-marinhos, ostraceiros, maçaricos, pernas-vermelhas, pilritos, borrelhos, andorinhas-do-mar e gaivotas são hóspedes habituais nos bancos de areia que se formam no estuário. Mas se quiser prolongar o seu passeio pela noite dentro vai ter a oportunidade de observar a tímida lontra, muito noctívaga por estas paragens.


(Re)descobrir belezas e segredos do concelho de Portimão é o convite da Câmara Municipal de Portimão que está a organizar alguns passeios nas proximidades na Ria de Alvor. No próximo sábado, 23 de março, o itinerário tem aproximadamente 2,5 Km. Terá início às 9h30, durará cerca de duas horas e meia e como guias terá a equipa de biólogos da Câmara Municipal de Portimão, que levará os participantes a descobrirem alguns dos segredos naturais existentes na Ria de Alvor.
Os próximos itinerários também já se encontram agendados: a 13 de abril, um passeio entre a Praia do Vau e João d`Arens; o Moinho da Rocha é a proposta para 11 de maio, e as Dunas de Alvor vão ser o destino dos participantes a 8 de junho. Em todos os casos, as inscrições abertas uma semana antes destas datas.
As inscrições, limitadas a 25 pessoas, são gratuitas mas obrigatórias e podem ser feitas até à véspera do passeio, através do telefone 282 480 412 ou do email daes@cm-portimao.pt.

Exibições: 955

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço