PASSEIOS (cá dentro): A pitoresca vila de Marvão

Perto da fronteira com Espanha, no ponto mais alto da linda serra de São Mamede, no Alentejo, está situada a vila de Marvão a 862 metros de altitude. Esta crista rochosa a tocar o céu embriaga de ar puro e entontece de vistas tão largas a quem a sobe.


Tão alto é o castelo que das suas torres e baluartes "as aves de mais elevados voos se deixam ver pelas costas".
O Castelo apresenta dois recintos interligados e uma cisterna monumental visitável; no Núcleo Museológico Militar, podemos conhecer toda a história desta antiquíssima fortaleza.


O Castelo e as muralhas pedem para ser fotografados, mas vale a pena visitar a Igreja Matriz, do século XV, e o Museu Municipal, instalado na antiga igreja de Santa Maria, onde se exibem tradições culturais e etnológicas, assim como descobertas arqueológicas da região.

A tranquila vila está cercada por muralhas que remontam ao séc. XIII. Com ruelas estreitas que serpenteiam por entre casas brancas típicas que nos desafiam a deambular por recantos pitorescos. No percurso, composto pela Rua das Portas da Vila, Praça do Pelourinho, Rua do Espírito Santo e Rua do Castelo pontua a arquitectura tradicional, com apreciável decoração de vãos de portas, janelas góticas e graciosas varandas de ferro forjado.

Marvão tem, no seu conjunto, um património arquitectónico singular no país, valorizado por uma paisagem impar, que domina do alto das suas muralhas, do próximo das serras, vales e prados entre terrenos bravios e pedregosos, ao longe das neves da Estrela.

Esta vila amuralhada oferece para além de um valor paisagístico inquestionável, uma estadia inesquecível, gozando do silêncio e quietude da vila, aliado ao bem receber dos marvanenses. Onde dormir:

Duas casas de aldeia foram facilmente adaptadas ao conceito de Pousada de Charme. A Pousada de Marvão, Santa Maria, com quartos que oferecem vista para a extensa paisagem montanhosa ou que estão virados para o interior da povoação e mergulham o hóspede nas ruas medievais.

 

Onde comer:

Varanda do Alentejo
Praça do Pelourinho 1 A

Contacto: 245993272

Com uma localização privilegiada, é uma varanda debruçada sobre a principal praça da vila de Marvão, onde se pode apreciar gastronomia de raiz alentejana.

Exibições: 1645

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Natacha Costa em 1 Março 2011 às 20:11
Conheço e adoro. Esta vila é mesmo um encanto!

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço