PASSEIOS (cá dentro): À procura das Aldeias Históricas de Portugal

A riquíssima história de Portugal sente-se nos seus documentos, museus e monumentos, mas também nas ruas e pedras das cidades medievais ainda de pé.

Através do “Programa de Aldeias Históricas”, decretado pelo governo português em 1991, dez aldeias da Beira Interior passaram a integrar a lista das Aldeias Históricas de Portugal. Em 2003 foram acrescentadas mais duas – Belmonte e Trancoso.

Porque elas parecem perdidas no tempo, mas não devem por isso ficar esquecidas, o MyGuide faz-lhe um pequeno roteiro para que as re(encontre).

 

MARIALVA

Localizada sobre um monte de penhascos de difícil acesso, na margem esquerda do rio Alva, esta aldeia é composta pela cidadela ou vila, no interior do castelo, e o arrabalde e a defesa, situados a sul da cidadela. A pequena aldeia foi uma importante praça militar na Idade Média e uma antiga rota de peregrinos, por isso mesmo, celebra no dia do Apostolo, 25 de Julho, a feira anual de Santiago.

Visitar:

O Castelo e Porta do Anjo; a Antiga Casa da Câmara, Tribunal e Cadeia, um exemplo do tipo de arquitectura utilizada na construção dos paços municipais; a Igreja Matriz, de estilo manuelino e barroco, dedicada a S.Tiago; e a Ermida de Nossa Senhora dos Remédios, fundada no século XV pelos frades franciscanos.

Onde Comer:

Casão do Largo
Incorporado nas Casas da Vila, este restaurante é um espaço que serve a melhor gastronomia da região. 

Largo do Côro
6430-0810 Marialva
Telefone: (+351)917552020
Site: Casa do Largo

Onde Dormir:

Casas do Côro


Um conjunto de espaços onde o conforto da arquitectura moderna se conjuga com o romantismo dos tempos passados, de modo a proporcionar uma estada agradável num ambiente tranquilo e requintado. A Casa do Côro é a casa principal e a única que não se aluga na totalidade, aqui os quartos são alugados individualmente.

Morada:
Largo do Côro
6430-0810 Marialva
Telefone: (+351)917552020
Site: Casas do Côro

CASTELO RODRIGO

Reza a história que esta aldeia foi fundada por Afonso IX de Leão para a doar ao conde Rodrigo Gonzalez de Girón, que a baptizou. Mas depois do tratado de Alcanides ser assinado por D.Dinis, no século XIII, passou a fazer parte da coroa portuguesa. A pequena aldeia, situada no topo de uma colina, ainda conserva as marcas da disputa territorial de que foi alvo. Mas, talvez essa lembrança das glórias passadas seja um dos seus encantos, e um dos motivos que lhe justifique uma visita.

Visitar:

O Palácio Cristovão Moura, o Pelourinho, a Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora do Rocamador, fundada no século XIII, e o Castelo e Muralhas, cuja existência remonta ao ano de 960, são alguns dos sítios que merecem visita.

Onde Dormir:

Hospedaria do Convento


Esta casa de turismo de habitação está integrada no complexo monumental e histórico de Santa Maria de Aguiar. Tem quatro quartos de casal e cinco duplos, sendo que cada um deles foi baptizado com um nome diferente.

Morada:
Convento de Santa Maria de Aguiar
6440-032 Figueira Castelo Rodrigo
Telefone: (+351) 271 311 819/20
Site: Hospedaria do Convento

Casa da Cisterna


De decoração rústica e arquitectura tradicional, esta casa cuja cisterna em tempos serviu de depósito de água à população da aldeia, é agora um alojamento turístico.

Morada:
Rua da Cisterna
6440 Castelo Rodrigo
Telefone: (+351) 271313515 / (+351) 917618122
Site: Casa da Cisterna

Onde Comer:

O Cantinho dos Avós

É um restaurante típico português, gerido pela mesma família desde 1995, a servir as especialidades regionais como o bacalhau à lagareiro, o guisado da matança, as migas da ceifa e o arroz de pato. O restaurante representa a típica arquitectura beirã, em pedra e madeira, a que se junta uma lareira acesa no Inverno.

Morada:
Rua da Sinagoga 1
6440-031 Castelo Rodrigo
Telefone: (+351) 271312643

 

TRANCOSO

Em pleno interior da Beira Alta encontramos esta aldeia, protegida por muralhas, e onde as ruas preservam o ambiente medieval e as casas de pedra.

Visitar:

O Castelo Medieval e as Muralhas, a Igreja da Misericórdia, fundada no século XVI e mandada construir por D. Manuel I, o Palácio Ducal, onde viveu o Visconde de Trancoso e a Fonte Nova, construída durante a ocupação Filipina, são sítios que merecem ser visitados.

Onde Dormir:

Hotel Turismo de Trancoso
Um hotel de design contemporâneo, localizado em plena montanha, a 200 metros do centro histórico da aldeia e a 10 minutos do Parque Natural da Serra da Estrela. Tem 53 quartos à disposição perfeitamente equipados.

Morada:
Rua Professora Irene Avillez
6420-227 Trancoso
Telefone: (+351) 271 829 200

ALMEIDA

Esta vila medieval, rodeada por muralhas, foi classificada como Património Nacional. Durante séculos, serviu como palco de lutas, como as Guerras da Restauração e as invasões francesas.

Visitar:

As Muralhas da Praça Forte, construídas no reinado de D.João IV como sistema defensivo, as Casamatas, que serviam de refúgio à população, em caso de guerras, o Castelo e Torre do Relógio, edificada no século XIX sobre os destroços da Igreja Matriz, são alguns dos locais mais interessantes para visitar.

Onde Dormir:

Hotel Fortaleza de Almeida

Inicialmente construído como Pousada Nossa Senhora das Neves, está localizada dentro das muralhas da vila medieval, perto da fronteira com Vilar Formoso. Destaca-se pela tranquilidade do ambiente e pelo conforto dos espaços amplos e, ainda, proporciona passeios de barco, passeios pedestres ou de BTT, parapente/balão, pesca, entre outros.

Morada:
Rua da Muralha
6350-112 Almeida
Telefone: (+351) 271 574 283
Site: Hotel Fortaleza de Almeida

Onde Comer:

A Tertúlia
Restaurante simples e tipicamente tradicional, serve especialidades bem conhecidas na região como o bacalhau à Tertúlia, a cataplana de peixe ou de cabrito da Malcata, o cabrito de leite assado na brasa e a posta jarmelista.

Morada:
Estrada Nacional 332
6350 Almeida
Telefone: (+351) 271 571 134

 

CASTELO MENDO

Uma aldeia histórica construída no cimo de um monte, rodeada por muralhas, erigidas no século XIII, por ordem de D.Sancho II. Mais recentemente, a aldeia tem vindo a ser recuperada, voltando a adquirir características originais.

Visitar:

O Castelo, do século XIII; as Ruínas da Igreja de Santa Maria do Castelo; e a Igreja de São Vicente, de estilo românico.

 

LINHARES

Na vertente ocidental da Serra da Estrela, a 180 metros de altitude, oferece paisagens deslumbrantes das montanhas, águas frescas, cultura e muita história. Conta a história que, numa noite de lua nova, as tropas de Leão e Castela invadiram a região preparando-se para assaltar o castelo. Valeu-lhe a população de Linhares que cercou o inimigo obrigando-o a fugir.

Visitar:

O Castelo, ex-libris da vila, construído a mais de 800 metros de altitude; a Casa da Câmara, um edifício de dois pisos ornamentado com as armas de D. Maria; o Pelourinho quinhentista, de ornamentação manuelina; e o Fórum, que funcionava como o local de reunião dos homens bons de Linhares.

Onde Comer:

Cova da Loba


Um espaço requintado, que alia o rústico ao contemporâneo, e que serve comida regional sob a supervisão do Chefe João Costa.

Morada:
Largo da Igreja
6360-080 Linhares da Beira
Telefone: (+351) 271776119 / (+351) 914224533
Site: Cova da Loba

Taberna do Alcaide
Uma casa dividida em três pisos, com cave, rés-do-chão e primeiro andar. A adega está instalada na cave e rés-do-chão, bem como a área de petiscos e restauração. As refeições são confeccionadas a partir de matérias-primas provenientes da região e, acima de tudo, produzidas através de processos manuais, tipicamente tradicionais. Nesta Taberna, desde as ementas à decoração, passando pelos petiscos, tudo tem características rurais.

Morada:
Rua Direita
6360 Linhares da Beira
Telefone: (+351) 271 776 578
Site: Taberna do Alcaide

Onde Dormir:

INATEL Linhares


Com paisagem para as montanhas, este complexo turístico tem 26 quartos, totalmente equipados, bar, piscina e campo de ténis, ideais para uns dias de descontracção absoluta.

Morada:
Largo da Misericórdia
6360-080 Linhares da Beira
Telefone: (+351) 271776081
Site: Inatel Linhares

BELMONTE

No distrito de Castelo Branco encontramos esta aldeia histórica, berço do navegador português Pedro Álvares Cabral e que, como tantas outras, preserva as suas características medievais. Foi aqui que se fixou a primeira comunidade judaica do país e que, no século XV, cresceu ainda mais depois de tantos judeus serem expulsos de Espanha pelos Reis Católicos.

Visitar:

Não pode deixar de visitar o Castelo, um monumento importante da história e da paisagem de Belmonte, o Museu do Azeite, o Museu Judaico, inaugurado em 2005 e o primeiro do género em Portugal, e o Pelourinho.

Onde Dormir:

Pousada Convento de Belmonte



Localizada na Serra da Esperança, a 1km da aldeia histórica, esta pousada surgiu da recuperação das ruínas do antigo Convento de Nossa Senhora da Esperança. A Pousada, agora totalmente modernizada, manteve a herança histórica do Convento, cuja origem remonta ao século XIII.

Morada:
Serra da Esperança
6250 Belmonte
Telefone: (+351) 275 910 300
Site: Convento de Belmonte

 

Hotel Belsol


Com uma paisagem deslumbrante sobre o Vale do Zêzere e a Serra da Estrela, este hotel tem um ambiente repousante e familiar para quem quer passar uns dias descontraídos.

Morada:
Estrada Nacional 18
6250-076 Belmonte
Telefone: (+351) 275 912 206
Site: Hotel Belsol

Onde Comer:

O Brasão
Muito bem situado, mesmo no centro da vila, a ementa tem variadíssimas opções. Todos os sábados a sugestão do dia é lombo assado com batata à padeiro e aos domingos pode optar pelo arroz à valênciana ou o arroz de pato.

Morada:
Largo Afonso Costa , nº15
6250-026 Belmonte
Telefone: (+351) 965283179 

Site: O Brasão

 

SORTELHA

A mais de 760 metros de altitude é uma das aldeias mais antigas do país. Toda construída em granito, permanece com o seu traçado medieval, há mais de 500 anos. Os habitantes são conhecidos por “lagartixos” devido às casas expostas ao sol e o castelo, do tempo de D.Sancho II, mantém-se intacto, vigiando a pequena aldeia.

Visitar:

O Castelo, classificado como Monumento Nacional desde 1910, a Igreja de Nossa Senhora das Neves (ou Igreja Matriz), localizada no Largo da Igreja, a Igreja da Misericórdia e os Passos da Via Sacra.

Onde Dormir:

Casa da Calçada
Antigamente funcionou como palheiro, agora é uma casa de turismo rural com dois quartos de casal, cozinha e sala de estar, com capacidade para quatro pessoas.

Morada:
Calçada de Santo Antão, 11
6320-536 Sortelha – Sabugal
Telefone: (+351) 271 388 116
Site: Casa da Calçada

Onde Comer:

D.Sancho
Instalado num edifício junto à fortaleza de Sortelha e com uma decoração ao estilo medieval, é um espaço amplo e acolhedor, onde é possível saborear especialidades de caça.

Morada:
Largo do Corro
6320-536 Sortelha
Telefone: (+351)271388267

O Celta
Localizado junto às muralhas de Sortelha, é especialista em gastronomia beirã desde 1986, servindo, principalmente, pratos de caça.

Morada:
Rua Doutor Victor Pereira das Neves
6320-536 Sortelha
Telefone: 271388291

PIÓDÃO

Considerada “Imóvel de Interesse Público” é, provavelmente, uma das aldeias históricas mais conhecidas do país. As casas de xisto são a imagem de marca desta região e estão rodeadas pela paisagem verdejante da Serra do Açor.

Visitar:
A Igreja Matriz com o altar-mor em talha dourada, a Fonte dos Algares, totalmente construída em xisto, a Capela de São Pedro e o Núcleo Museológico do Piódão, um espaço que retrata a forma de vida da população da aldeia, são locais que não pode deixar de visitar.

Onde Dormir:

INATEL Piódão


Localizado em plena Serra do Açor e a 300 metros do Piódão, é um edifício totalmente feito em xisto. Tem 27 quartos, piscina coberta e aquecida, bar e restaurante, entre outros.

Morada:
6285-018 Piódão
Telefone: (+351)235 730100/101
Site: INATEL Piódão

Casa da Padaria
Situada na rua principal da aldeia do Piódão, esta casa, que em tempos funcionou como padaria, dispõe de quatro quartos com casa de banho privativa.

Morada:
Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira, 6285-018 Piodão
Telefone: (+351)235 732 773
Site: Casa da Padaria

Onde Comer:

Piódão XXI
Com uma mistura entre o clássico e o moderno, este restaurante, com vista panorâmica para a serra que envolve a aldeia, dedica-se exclusivamente à comida tradicional.

Morada:
Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira
6285-018 Piodão
Telefone: (+351) 967 537 491

CASTELO NOVO

Esta aldeia, localizada na Beira Baixa, tem a Serra da Gardunha como pano de fundo e preserva as bonitas casas senhoriais, propriedades de famílias nobres da região. O nome da aldeia deve-se ao castelo, edificado no século XII, a que foi dado o nome de “novo”, pois já existia outro mas que não tinha boas condições para a defesa da vila.

Visitar:

O Castelo, de arquitectura militar, a Lagariça, o exemplar de um lagar de arquitectura civil agrícola, o Núcleo Museológico de Castelo Novo, onde é possível ver peças de cerâmica encontradas nas escavações arqueológicas junto ao castelo, são alguns dos sítios que lhe sugerimos.

Onde Dormir:

Casa de Castelo Novo
É uma casa de turismo rural seiscentista, em granito, e totalmente recuperada. Tem três quartos e uma suite, e os hóspedes ainda podem usufruir de uma sala privativa, de um salão comum com lareira, de uma sala de refeições e de um jardim com vista para a Serra da Gardunha.

Morada:
Rua Nossa Senhora da Graça, nº7
6230-160 Castelo Novo
Telefone: (+351) 919636032
Site: Casa de Castelo Novo

 Solar da Quinta do Ouriço

Este solar, construído no século XVII, enquadra-se perfeitamente na beleza da Serra da Gardunha e destaca-se pelo acolhedor pátio de entrada. Tem cinco quartos e duas suites, sala de estar com lareira, piscina e court de ténis.

Morada:
Casa Grande, Rua da Bica
6230 – 160 Castelo Novo
Telefone: (+351) 967 155 575 / (+351) 917 302 380
Site: Solar da Quinta do Ouriço

Onde Comer:

O Lagarto


Um restaurante de comida regional, cujas especialidades são o cabrito assado e arroz de fressura, o bacalhau à casa com batata a murro e o lombo de porco com arroz guloso.

Morada:
Rua Largo D. Manuel l, nº1
6230-160 Castelo Novo
Telefone: (+351) 275567406 / (+351) 966028190

MONSANTO

Entre a Serra da Gardunha e o rio Ponsul ergue-se a aldeia histórica de Monsanto, considerada a “aldeia mais portuguesa de Portugal”. Como quase todas as outras aldeias, foi totalmente construída em pedra granítica e por ela passaram romanos, mouros e árabes.

Visitar:

O Castelo e Muralhas de Monsanto, classificados como Monumento Nacional desde 1948, a Igreja de Santa Maria do Castelo, localizada no interior do castelo, a Capela de São Miguel, um templo românico do século XII, ou a Torre do Lucano, a antiga torre sineira onde é possível ver o símbolo da “aldeia mais portuguesa de Portugal, são alguns dos sítios imperdíveis.

Onde Dormir:

Casa do Chafariz


Com um ambiente acolhedor, esta casa antiga, funciona agora como alojamento e tem quatro quartos à disposição, todos com casa de banho privativa, e pequeno-almoço incluído.

Morada:
Rua Marquês da Graciosa
6060-091 Monsanto
Telefone: (+351) 239 992 480 / (+351) 916 931 120

Onde Comer:

Petiscos e Granitos
Um geo-restaurante que alia os produtos regionais e a gastronomia portuguesa à promoção do património geológico português. O espaço foi construído no meio de bolas de granito gigantes o que, por si só, lhe confere toda a originalidade. Aqui pode experimentar espargos com ovos, o bacalhau à granitos, as migas de feijão encarnado com pão de penha Garcia, entre tantas outras especialidades.

Morada:
Rua da Pracinha 16
6060-087 Monsanto
Telefone: (+351) 277314029

IDANHA-A-VELHA

Fundada pelos romanos no século I a.c foi invadida pelos povos germânicos, pelos suevos e pelos muçulmanos, acabando por se tornar parte integrante do Condado Portucalense, depois de ter sido tomada por D. Afonso III. As ruínas, que ainda conserva, conferem-lhe o ambiente pitoresco e as sucessivas ocupações que sofreu fazem dela uma aldeia com um valioso património histórico.

Visitar:

A Torre de Menagem, construída pelos Templários no século XIII, a Muralha e Pontes Romanas, a Igreja de Santa Maria, que remonta aos tempos do domínio muçulmano e o Pelourinho do século XVI, localizado no largo da igreja, merecem uma visita.

Para mais informações consulte o site http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/

Nota: Artigo publicado em Outubro de 2012 e reeditado em Outubro de 2014

Exibições: 59352

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Tânia Barreira em 6 Novembro 2012 às 9:53

Obrigada Maria! :)

Comentário de Cool Oliveira em 6 Novembro 2012 às 9:48

Olá Tânia, Eu já estive no Inatel de Piodão e achei ótimo e recomendo.....

 

Comentário de Tânia Barreira em 19 Outubro 2012 às 9:48

Piodão e Monsanto... estão à tanto tempo em lista de espera.. :S

Alguém já esteve na Inatel de Piodão e têm uma critica a dar-me?

Comentário de MyGuide em 18 Outubro 2012 às 10:15

A ideia não era causar um ataque de nervos, Marina. ;) Mas se servir para atiçar a vontade de sair de casa, a missão já fica cumprida.

Comentário de Marina Soares em 17 Outubro 2012 às 17:46

Ai que nervos que este artigo me fez... tanta aldeia e eu aqui fechada! Falta-me conhecer Linhares, Piódão, Castelo Mendo, Marialva e Trancoso. As outras recomendo-as todas, mas tenho uma paixão assumida por Sortelha e uma grande vontade de voltar à Pousada de Belmonte.
Muito boa ideia, MyGuide, aldeias históricas pedem passeios de Outono!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço