PASSEIOS (cá dentro): À Villa Romana do Milreu...

Os arqueólogos acreditam ter, a Villa Romana do Milreu, sido um luxuoso retiro para a elite de Ossonóba. Uma importante cidade durante a ocupação romana da Península Ibérica. Especificamente da Província da Lusitânia ( in Wikipédia ).


Localizada a cerca de dez quilómetros da cidade de Faro, a antiga Ossónoba romana, a Villa do Milreu está hoje à entrada da aldeia de Estoi. Uma das mais desconhecidas grandes aldeias algarvias. Longe da praia, perdida no interior algarvio, perto da Serra do Caldeirão.

Data do século I a.C., a Villa do Milreu foi importante ponto na vida dos administradores romanos da Lusitânia até ao século III a.C. Tendo posteriormente, desde a presença árabe na Península até a Cristianização, conseguido manter a sua importância apenas perdida séculos mais tarde. Acabando por cair no esquecimento apenas par voltar a ser redescoberta no final do século XIX com o arqueólogo Estácio da Veiga, figura aceite como o autor da redescoberta deste local. Se bem que já outros antes dele haviam reflectido e debatido a importância desta localização. Um debate no século XVI e XVII que se centrou especificamente, não na Villa do Milreu, mas sim naquela que seria a exacta localização de Ossónoba. Se em Faro ou se onde hoje está localizada a aldeia de Estoi.

A verdade é que a Villa do Milreu, com as escavações arqueológicas actualmente abertas à visita do público, revela pela sua riqueza que foi, em tempos, realmente um importante ponto durante a presença romana no Algarve, e consequentemente na Península Ibérica. Prova disso mesmo é toda a estrutura dada a conhecer a quem a visita.

Os riquíssimos azulejos, dedicados aos temas marítimos, são magistralmente trabalhados e são, só por si, uma pequena amostra do luxo que era oferecido por este retiro às elites política e social de Ossónoba. Um espaço que no seu conjunto pode mesmo ser melhor entendido como um “spa romano”.

Apesar de actualmente fazerem parte do espólio do Museu de Faro, no local, Villa do Milreu, foram encontrados vários bustos de Imperadores Romanos, como os do Imperador Adriano ( Publius Aelius Hadrianus ) e do Imperador Galieno ( Publius Licinius Egnatius Gallienus )  César ( ver nome ), peças demonstrativas da importância do local, mas o destaque vai para o busto de Agripina ( Agrippina La Major  ). Neta do Imperador César Augusto ( Gaius Julius Caesar Augustus ) , esposa de Germanico ( Germanicius Julius Caesar ) e uma das mulheres mais importantes e influentes do Império.

Considerado com Património Cultural, a Villa do Milreu vale seguramente, na sua próxima deslocação ao Algarve, uma visita. Mesmo à entrada da aldeia de Estoi. A dez quilómetros de Faro.

Fica feito o convite. Até lá um “pequeno aperitivo fotográfico” do muito que há para ver. Acredite que é de tirar a respiração. Aventure-se!!!

Exibições: 1735

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço