PASSEIOS (cá dentro): Amarante, a princesa do Tâmega

 

Quando procuramos um refúgio da confusão citadina, da depreciação da cultura. Se vamos em busca da natureza, da tranquilidade e do enriquecimento pessoal, surge a cidade de Amarante como escapada ideal para momentos inesquecíveis, um desprendimento pessoal e experiências que não cabem em mil folhas caídas. Descobrir Amarante é uma aventura que apetece viver.

 

Acariciada pelo Douro Litoral, o Minho e a região de Trás-os-Montes, a cidade de Amarante é o espelho de características de todas estas regiões, que tornam Amarante um local com tradição, história, arte, gastronomia e modos de vida esquecidos na modernização agitada e impessoal da realidade mundial. Aliado a uma beleza natural sem igual que se une com um amplo património histórico, esta cidade é uma caixinha de surpresas, pronta a despertar os nossos cinco sentidos.

 

O concelho é distinto pelo seu especial relevo. Além disso, é também o maior concelho do Distrito do Porto e insere-se na região turística da Costa Verde, uma das regiões turísticas mais antigas e também mais verdes.

Visitar esta cidade é uma verdadeira descoberta de novas sensações, sabores e alegrias. É uma descoberta de nós mesmos. Quem aqui vem não será mais a mesma pessoa após este encontro.

 

Se é a natureza que chama, o destino é o rio Tâmega, as praias fluviais, o campo de golfe o parque florestal ou as serras da Abobobeira e do Marão, oferecendo um novo horizonte de paisagens deslumbrantes e aldeias com pessoas, às quais o tempo não tirou a sua simpatia, amabilidade, o seu espírito acolhedor, sempre com um sorriso no rosto. Tradições que achávamos perdidas são aqui reencontradas e de novo apaixonamo-nos por uma cultura que são as raízes de todos nós. 

 

Culturalmente falando, somos acolhidos por nomes como Amadeo de Souza-Cardoso, um dos maiores representantes da pintura moderna, ou Teixeira de Pascoaes, que emprestou o seu génio à literatura. Igualmente podemos procurar as pegadas desportivas deixadas por Ricardo Carvalho, os tesouros pitorescas de Eduardo Teixeira Pintoou as palavras sábias de quem quis mudar o mundo como António Cândido.

 

Obrigatórias são as visitas ao mosteiro e igrejas de S. Gonçalo, S. Pedro e S. Domingos, aos museus Amadeo de Souza-Cardoso e de Arte Sacra. Mergulhamos na beleza das gerações que marcaram esta cidade, especialmente o Românico espalhado pelo município, Os pórticos, arcos, tímpanos e capitéis com toda a sua ornamentação.

Os mais difíceis de convencer ficarão rendidos ao saborearem as preciosidades gastronómicas da cidade. A cozinha amarantina é baseada em pratos substanciosos, como o cabrito serrano, a vitela, as feijoadas, as tripas, o cozido à portuguesa e o famoso bacalhau à Zé da Calçada, acompanhado por um bom vinho verde, que, no concelho, reúne condições únicas de maturação. A doçaria, sobretudo a conventual, com origem no Convento de Santa Clara, é também uma das referências de Amarante. A oferta é variada e promete fazer desta visita uma paixão à primeira dentada.

 

Amarante é por tudo isto um lugar perdido no tempo que guarda em cada pedaço da cidade o que nós guardamos no coração. A descoberta desta cidade é a descoberta de nós próprios. “ Fruir Amarante é percorrer caminhos de prazer diverso, inculcados nas agruras imponentes do Marão, ou aplanados nos vales frescos do Tâmega. É experimentar sensações múltiplas, odores infinitos e sabores de açúcar, conseguidos de apetecidas reminiscências. É mergulhar no tempo e regressar ao presente. Difícil é a escolha.”

Exibições: 1518

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de sandra isabel ribeiro guedes em 27 Janeiro 2011 às 11:05
sem duvida ! sou natura de uma aldeia serrana perdida na serra do marao , chamada travanca do monte , tenho o previlegio de poder trocar o sol da  costa pelo sossego da montanha , o que faço todos os anos com as minha familia, adoramos amarante em julho , simplesmente maravilhoso ! recomendo , recomenda -se !! visitem o que o nosso norte tem para oferecer ! 
Comentário de Marina Soares em 25 Janeiro 2011 às 18:38
Amarante está em alta aqui no Myguide! Depois deste belo artigo e do inesquecível http://myguide.iol.pt/profiles/blogs/gastronomia-docaria-de , esta é uma cidade a implorar por uma visita.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço