PASSEIOS (cá dentro): Amarante, a princesa do Tâmega

 

Quando procuramos um refúgio da confusão citadina, da depreciação da cultura. Se vamos em busca da natureza, da tranquilidade e do enriquecimento pessoal, surge a cidade de Amarante como escapada ideal para momentos inesquecíveis, um desprendimento pessoal e experiências que não cabem em mil folhas caídas. Descobrir Amarante é uma aventura que apetece viver.

 

Acariciada pelo Douro Litoral, o Minho e a região de Trás-os-Montes, a cidade de Amarante é o espelho de características de todas estas regiões, que tornam Amarante um local com tradição, história, arte, gastronomia e modos de vida esquecidos na modernização agitada e impessoal da realidade mundial. Aliado a uma beleza natural sem igual que se une com um amplo património histórico, esta cidade é uma caixinha de surpresas, pronta a despertar os nossos cinco sentidos.

 

O concelho é distinto pelo seu especial relevo. Além disso, é também o maior concelho do Distrito do Porto e insere-se na região turística da Costa Verde, uma das regiões turísticas mais antigas e também mais verdes.

Visitar esta cidade é uma verdadeira descoberta de novas sensações, sabores e alegrias. É uma descoberta de nós mesmos. Quem aqui vem não será mais a mesma pessoa após este encontro.

 

Se é a natureza que chama, o destino é o rio Tâmega, as praias fluviais, o campo de golfe o parque florestal ou as serras da Abobobeira e do Marão, oferecendo um novo horizonte de paisagens deslumbrantes e aldeias com pessoas, às quais o tempo não tirou a sua simpatia, amabilidade, o seu espírito acolhedor, sempre com um sorriso no rosto. Tradições que achávamos perdidas são aqui reencontradas e de novo apaixonamo-nos por uma cultura que são as raízes de todos nós. 

 

Culturalmente falando, somos acolhidos por nomes como Amadeo de Souza-Cardoso, um dos maiores representantes da pintura moderna, ou Teixeira de Pascoaes, que emprestou o seu génio à literatura. Igualmente podemos procurar as pegadas desportivas deixadas por Ricardo Carvalho, os tesouros pitorescas de Eduardo Teixeira Pintoou as palavras sábias de quem quis mudar o mundo como António Cândido.

 

Obrigatórias são as visitas ao mosteiro e igrejas de S. Gonçalo, S. Pedro e S. Domingos, aos museus Amadeo de Souza-Cardoso e de Arte Sacra. Mergulhamos na beleza das gerações que marcaram esta cidade, especialmente o Românico espalhado pelo município, Os pórticos, arcos, tímpanos e capitéis com toda a sua ornamentação.

Os mais difíceis de convencer ficarão rendidos ao saborearem as preciosidades gastronómicas da cidade. A cozinha amarantina é baseada em pratos substanciosos, como o cabrito serrano, a vitela, as feijoadas, as tripas, o cozido à portuguesa e o famoso bacalhau à Zé da Calçada, acompanhado por um bom vinho verde, que, no concelho, reúne condições únicas de maturação. A doçaria, sobretudo a conventual, com origem no Convento de Santa Clara, é também uma das referências de Amarante. A oferta é variada e promete fazer desta visita uma paixão à primeira dentada.

 

Amarante é por tudo isto um lugar perdido no tempo que guarda em cada pedaço da cidade o que nós guardamos no coração. A descoberta desta cidade é a descoberta de nós próprios. “ Fruir Amarante é percorrer caminhos de prazer diverso, inculcados nas agruras imponentes do Marão, ou aplanados nos vales frescos do Tâmega. É experimentar sensações múltiplas, odores infinitos e sabores de açúcar, conseguidos de apetecidas reminiscências. É mergulhar no tempo e regressar ao presente. Difícil é a escolha.”

Exibições: 1386

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de sandra isabel ribeiro guedes em 27 Janeiro 2011 às 11:05
sem duvida ! sou natura de uma aldeia serrana perdida na serra do marao , chamada travanca do monte , tenho o previlegio de poder trocar o sol da  costa pelo sossego da montanha , o que faço todos os anos com as minha familia, adoramos amarante em julho , simplesmente maravilhoso ! recomendo , recomenda -se !! visitem o que o nosso norte tem para oferecer ! 
Comentário de Marina Soares em 25 Janeiro 2011 às 18:38
Amarante está em alta aqui no Myguide! Depois deste belo artigo e do inesquecível http://myguide.iol.pt/profiles/blogs/gastronomia-docaria-de , esta é uma cidade a implorar por uma visita.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço