O Aquamuseu do Rio Minho é um projecto da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, que se sensibilizou pela proposta apresentada em 1991 pelo Doutor Carlos Antunes no sentido da criação de um espaço público de promoção e divulgação do património natural e cultural associado ao rio Minho. Durante o desenvolvimento do projecto, várias instituições colaboraram na sua divulgação, o caso da Associação da Estação Hidrobiológica do Rio Minho, assim como instituições de carácter científico da Universidade do Porto, como o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e o Centro de Investigação Marinha e Ambiental. (Imagem 1 retirada do Google)


 

Inaugurado em Julho de 2005, o Aquamuseu do Rio Minho é um projecto único no país, destinado a fins turísticos, pedagógicos e de investigação. O Aquamuseu do Rio Minho está implementado na zona do Castelinho, concelho de Vila Nova de Cerveira, distrito de Viana do Castelo.

A sua localização geográfica permite servir uma vasta população de Portugal e da Galiza, como elemento de atracção turística mas a sua actividade principal é didáctico-cultural, dada a diversidade de ambientes naturais existentes na região onde está inserido, tais como: zona de água doce, salobra e marinha, zona intertidal, dunas, sapal, ribeiros de montanha, entre outros. (Imagem 2 retirada do Google)

É constituído por um conjunto de aquários ordenados de forma a permitir uma viagem ao longo de todo o rio, começando em Lugo (Espanha) e terminando na foz, em Caminha. Ao longo do trajecto, o visitante fica a conhecer as espécies piscícolas mais representativas do rio, como a truta, a tainha ou a lampreia.

Além das cerca de quatro dezenas de peixes nos aquários, há ainda um casal de lontras, a Eureka e o Einstein, alojado num espaço próprio, no exterior do Aquamuseu.

Aqui também se pode ficar a conhecer as artes da pesca que atravessaram gerações de homens ligados ao rio, além de equipamentos, materiais, utensílios e vestuário próprio da actividade, utilizadas pelos pescadores. Uma biblioteca/cafetaria com esplanada, convertível em auditório, completa as infra-estruturas de apoio ao espaço.

O Aquamuseu convida-nos a fazer uma viagem ao Rio Minho, desde a nascente até à foz, conhecendo a fauna e flora do Rio Minho, a evolução das técnicas piscatórias. (Imagem 3 retirada do Google)

 

Aquário Público do Rio

No Aquário Público do Rio estão expostos, em aquários com volumes entre os 1200 e os 6000 litros, os biótopos mais representativos do rio Minho, desde a nascente até à foz. Simula-se a descida do rio, representando os aquários 1 e 2 a zona alta da bacia e onde se podem encontrar, entre outros, trutas e bogas. A zona média, que inclui uma zona de barragem e um afluente, estão representados nos aquários 3 e 4, podendo-se visualizar peixes migradores como o salmão e a lampreia assim como outras espécies tipicamente de água doce, caso do ruivaço e do pimpão.

A zona baixa está representada no aquário 5 com a presença das carpas e do achigã. O estuário do rio Minho está representado nos aquários 6, 7 e 8 mostrando um banco de areia e o sapal, onde vivem as tainhas, as solhas e o peixe-rei. O aquário 9 mostra uma poça de maré, representando a zona intertida de uma praia rochosa, depois da foz do rio Minho, estando povoado com robalos, sargos, mexilhões e anémonas. (Imagem 4 retirada do Google)

No lontrário vive um mamífero presente na bacia hidrográfica do rio Minho e que importa preservar, a lontra.

As lontras têm sido perseguidas ao longo dos tempos pelo Homem. Caçadas para aproveitamento da pele e para consumo, ou então pela destruição das margens e poluição, já desapareceram de  alguns países do Norte da Europa. Sensibilizar para a importância da preservação dos habitats, evitar  a introdução de espécies exóticas que podem competir com esta espécie, é essencial para a manutenção da biodiversidade do Vale do Minho. (Imagem 5 retirada do Google)

 

Objectivos do Aquamuseu

O objectivo principal do Aquamuseu do Rio Minho é promover e divulgar o património natural da bacia hidrográfica do rio Minho. O seu programa de actividades incide principalmente em três grandes áreas: didáctico-cultural, turística e investigação científica. Os programas são desenvolvidos no sentido de dinamizar recursos humanos e valorizar recursos naturais, sugerindo estratégias para o seu usufruto e preservação.

Faz parte ainda parte do Aquamuseu, um serviço educativo com visitas guiadas por Biólogos para grupos escolares e não escolares, actividades pedagógicas para escolas desde o pré-primário ao ensino superior, embarcação, programas educativos para férias escolares.

 

Divulgação do património natural e cultural

A exposição permanente presente no Aquário do Rio, no Museu das Pescas e as exposições temporárias proporcionam um conhecimento duma parte do património natural e cultural do Vale do Minho, principalmente associado à pesca artesanal. (Imagem 6 retirada do Google)

É um objectivo do Aquamuseu organizar actividades de interesse eco-turístico como complemento da informação disponível no espaço. (Imagem 7 retirada do Google)

 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

Actividades didáctico-culturais

São desenvolvidas actividades com grupos escolares, desde o pré-primário ao ensino superior, assim como com grupos de cidadãos, acções nas diversas áreas da formação ambiental. Estão disponíveis diversas actividades temáticas, visando aumentar a sensibilidade para a conservação dos valores naturais privilegiando a actividade experimental como metodologia de aquisição de conhecimento. (Imagem 9 retirada do Google)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Investigação

Em colaboração com instituições de investigação nacionais e/ou estrangeiras, promove o conhecimento científico do rio Minho nas diferentes áreas de funcionalidade dos ecossistemas, tentando-se a parceria em projectos, proporcionando condições de trabalho a investigadores visitantes, realizando protocolos de colaboração, promovendo o turismo académico e divulgando o conhecimento geral adquirido.

 

Colaborações institucionais

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, no âmbito do projecto Aquamuseu do Rio Minho estabeleceu protocolos de colaboração com instituições da Universidade do Porto, nomeadamente o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR). Em 2006 foi realizado um protocolo com a Escola Superior Gallaecia de Vila Nova de Cerveira.

Pretende-se alargar esta rede de colaborações a outras instituições, inclusive da Galiza, no sentido de promover parcerias em actividades e projectos, com o objectivo de aumentar o conhecimento científico sobre o rio Minho, sendo o Aquamuseu o veículo da sua divulgação.

A Rede de Turismo Cultural Galaico-Portuguesa

Sendo uma região com um grande potencial na área do turismo, surgiu através da iniciativa Rede de Turismo Cultural Galaico-Portuguesa, a criação de laços de união entre as regiões da Galiza e do Norte de Portugal para oferecer um produto turístico, cultural, inovador, competitivo e de qualidade que permita conhecer a fundo a verdadeira identidade cultural deste território transfronteiriço.

Estes valores culturais estarão representados através de uma rede de Centros de Interpretação que se unem criando cinco Rotas Temáticas que convidam ao visitante a viajar, através destas, para desfrutar tanto da beleza do seu património histórico, cultural e natural como da sua deliciosa gastronomia e variada oferta lúdica e hoteleira.

A rede de Turismo Cultural Galaico-Portuguesa está composta de cinco roteiros temáticas que se estendem ao longo das vinte cinco localidades que conformam esta rede. Estes roteiros são história, mar e rios, mundo rural, personagens ilustres e revolução industrial. (Imagem 10 retirado do site Aquamuseu)

 

Objectivos

A proximidade geográfica da Galiza e Norte de Portugal é fundamental para a melhoria das relações entre estes dois territórios, assim pois, através da Rede de Turismo Cultural Galaico–Portuguesa favorece-se a obtenção dos seguintes objectivos:

Aproveitamento dos potenciais do turismo cultural e patrimonial dos dois países, de forma conjunta, mediante a criação de um sistema de coordenação e gestão transfronteiriço, a Rede de Turismo Cultural.

Recuperação e revitalização dos diversos elementos do património galaico – português através de cinco grandes temáticas: História, Revolução Industrial, Água e Mar, Mundo Rural e Personagens Ilustres.

Reforço das identidades locais num contexto de oferta conjunta, transfronteiriça e de qualidade. (Imagem 11 retirada do site Aquamuseu)

 

 

Gerar novos fluxos turísticos, incrementando e complementando a oferta turística através de um produto de qualidade e diferenciação que é a Rede de Turismo Cultural Galaico – Portuguesa. 

Desenvolvimento e potenciação dos recursos culturais e turísticos através da criação de um inventário transfronteiriço (inexistente na actualidade), posta em valor, acções de reabilitação, acondicionamento e sinalização dos itinerários. (Imagem12 retirada do site Aquamuseu)

 

 

Presentear os turistas com uma oferta integral e completa que cubra todas as necessidades que se possam gerar na sua visita ao encontro do nosso destino. (Imagem 13 retirada do site Aquamuseu)


 

 

Obter e dar resposta aos câmbios na oferta e demanda turística: maior exigência e expectativas do cliente com respeito a um destino turístico, novas motivações turísticas e/ou de ócio, o desenvolvimento de novos destinos turísticos tanto próximos como afastados, o desenvolvimento de novos produtos turísticos e a especialização da oferta.

Criação de emprego e de empresas com atenção às novas necessidades que o turismo cultural gera nos territórios da Rede. (Imagem 14 retirada do site Aquamuseu)

 

Alojamentos

As regiões da Galiza e Norte de Portugal contam com uma ampla e variada oferta de alojamentos que lhe permitem ao visitante desfrutar quase sem perder de vista as exceletes paisagens e recursos com que contam as duas regiões transfronteiriças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo as preferências, o visitante poderá alojar-se numa casa de turismo rural caracterizada pela tranquilidade e o contacto directo com a natureza do interior, num estabelecimento próximo ao litoral que lhe oferece uma ampla variedade com excelentes praias e portos desportivos, assim como em alojamentos situados nas zonas urbanas, próximas a monumentos históricos, centros culturais... Em todos os casos a oferta caracteriza-se pela amabilidade no trato. (Imagem 15 retirada do Google)

A ampla oferta de hotéis, casas de turismo rural, residenciais e alojamentos é vasta e toda ela rodeada de história e encantos que farão as delícias de qualquer visitante. Um misto de actividade e relaxamento, são pratos que adoçam uma ementa que promete a quem procura o descanso, alguma cultura, lazer, bem-estar e uma experiência que quererá repetir. (Imagem 16 retirada do Google)

 

Horário de Funcionamento 

De Terça-feira a Domingo

10:00 horas às 12:30 horas

14:00 horas às 18:00 horas 

Encerra à Segunda-feira.


O Aquamuseu do rio Minho estará encerrado nos seguintes feriados de 2011:

1 de Janeiro, 24 e 25 de Abril, 15 de Agosto, 1 de Outubro (Feriado Municipal),

5 de Outubro, 1 de Novembro e 25 de Dezembro.

 

Contactos

 Telefone: 251708026

E-mail: aquamuseu@cm-vncerveira.pt

 

Localização

 Parque do Castelinho - Vila Nova de Cerveira

4920-290 VILA NOVA DE CERVEIRA

Exibições: 3049

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço