PASSEIOS (cá dentro): As vindimas e o Douro vinhateiro

Anualmente, em Setembro, o Douro celebra o ritual das colheitas ou Vindimas.

Nos últimos anos tenho conseguido visitar o Douro e alguns outros locais onde a vinha , as suas encostas e as artes que envolvem a vindima e nela participar por prazer e dando prazer ao meu olhar, com registos fotográficos.

Visitar o Douro nas vindimas é conhecer por dentro a alma do povo duriense. Nesta época do ano o Douro fervilha de actividade e no ar sente-se o aroma da uva, como que reclamando participar num dos melhores vinhos de mesa do mundo - o vinho do Douro - e no inigualável e dos mais apreciados néctares mundiais - o Vinho do Porto.

"...e soom os mais excelentes vinhos, e de mais dura, que no Regno se podem achar, e mais cheirantes, porque há vinhos de quatro, sinco, e sete annos, e de quantos mais annos he, tanto mais excelente, e mais cheirozo, e há hi alguns amarais ainda, que pouco d'arvores, que pode ser a decima parte do outro; e a mor parte dos vinhos de todo este compasso se carregão pello Douro em barcas para o Porto, e para Entre Douro, e Minho" 
(Rui Fernandes in "Descrição do terreno em redor de Lamego duas léguas" - 1531-1532)

Elaborado com algumas das castas consideradas como das melhores - Touriga Nacional (a grande uva, de mais classe e prestígio), Barrocão, Touriga Francesa, Tinta Roriz (chamada de Tempranillo em Espanha), Tinta Barroca, Tinto Cão, Malvasia Preta e Mourisca -, este vinho a quem já chamaram "endeusado" é fruto do árduo trabalho de muitos durienses que, de cesto ás costas, peregrinam por entre os socalcos das majestosas encostas vinhateiras. 


Para aliviar a violência deste trabalho quase desumano, contratavam-se ano após ano "rogas", ranchos de homens e de mulheres que animavam com os seus cantares a faina das vindimas. Nas encostas ouviam-se então o som dos bombos, dos ferrinhos, das braguesas e das concertinas. A concertina durante todo o dia encabeçava os cortejos dos homens que em longas filas carregavam aos ombros os cestos a transbordar de preciosos e reluzentes bagos. Dizia-se então que a concertina tinha o dom de aliviar a dor e de animar os trabalhadores.

Mas este vinho a quem já chamaram "endeusado" é fruto de um árduo trabalho, executado pela arte e força de muitos braços de homens do Douro, que com cesto às costas peregrinam por entre os socalcos das majestosas encostas vinhateiras. 
Para aliviar a violência deste trabalho quase desumano, eram contratadas anualmente as "rogas", ranchos de homens e de mulheres, que animavam com os seus cantares a faina das vindimas. Nas encostas ouvia-se então o som dos bombos, dos ferrinhos, das braguesas e das concertinas. A concertina era o instrumento que geralmente encabeçava o cortejo dos homens que em longas filas carregavam aos ombros os cestos a transbordar de preciosos e reluzentes bagos.

Muitos desses rituais ainda se podem hoje vêr, participar e tirar partido desses lugares mágicos que envolvem o Douro.

Exibições: 2546

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Luisa Carvalho em 7 Setembro 2011 às 13:00
belo artigo!
Comentário de Pedro Castanheira em 26 Agosto 2011 às 12:08
à parte as vindimas, que por si só, já são um espetáculo digno de se ver e de participar, e como diz o autor do texto "e nela participar por prazer e dando prazer ao meu olhar" também temos a outra componente que é a paisagem. As vindimas entram pelo Outono e as cores desta temporada no Douro, são deslumbrantes; os ocres, os amarelos, os castanhos e ainda os verdes que restam, todos juntos... são estonteantes.
Comentário de Filipe Amorim em 28 Fevereiro 2011 às 22:12
Interessante a cultura das vindimas do Douro. Já pratiquei vindimas no Ribatejo, zona em que sou natural, e é interessante ver o contraste que existe entre as vindimas do Ribatejo e as do Douro, principalmente na parte da musicalidade.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço