A Azenha do Mar é uma pequena aldeia piscatória situada na esplendorosa costa vicentina, onde a serenidade e o magnetismo que a envolvem delicia e apaixona qualquer pessoa.
Para quem foge do frio do norte ou da confusão da zona centro e escolhe como caminho a estrada nacional, depara-se com uma costa absolutamente fantástica. Desde a industrial Sines, parando no mítico Porto Covo, admirando ao fundo a Ilha do Pessegueiro, passando pela eufórica Milfontes e pela famosa Zambujeira do Mar, desconhece-se por completo que, entre esta última e Odeceixe, se situa uma bela aldeia à beira mar que se evidencia pela sua atmosfera descontraída e simplista.
Na Azenha do Mar a vida é pacata e os moradores simpáticos e acolhedores. Uma pequena terriola composta por um aglomerado de casas onde se destaca uma em particular: o famoso restaurante “Azenha do Mar”. Procurado por pessoas de todo o país, distingue-se pela interminável fila de espera nos meses de verão e pela qualidade dos seus pratos. Os preços baixos, o marisco e peixes frescos apanhados mesmo ali ao lado, garantem casa cheia todos os dias.
A poucos metros do restaurante, um miradouro permite um plano geral sobre o belo e pitoresco porto de pesca onde a natureza aplicou, de facto, todo o seu esplendor. Rodeado por rochosas falésias cobertas de verde, este porto, lado a lado com um pequeno recanto onde cai uma maravilhosa cascata de água doce, serviu e serve ainda de sustento às muitas famílias que aqui habitam.
No entanto, nem só de beleza e pesca vive esta aldeia, pois o seu porto foi em tempos palco das maiores apanhas de algas medicinais a nível nacional. Durante os meses de verão, vários mergulhadores percorriam a costa e enchiam grandes redes que, posteriormente, eram trazidas para terra nas pequenas lanchas e entregues às mulheres. Estas ficavam encarregues de tratar as algas, o que consistia em espalhá-las em grandes descampados, deixar secar ao sol, virar e, quando completamente secas, apanhar e empilhar para serem recolhidas e encaminhadas à fábrica. Actualmente esta prática é ainda efectuada por uma minoria.
Esta pequena aldeia alentejana é um perfeito escape ao alcance de todos. Rodeada por uma terra muito fértil onde existem inúmeros campos agrícolas, é vizinha de belas praias arenosas, como a praia do Carvalhal ou a praia da Amália, onde a fadista Amália Rodrigues possuía uma casa.
Na Azenha do Mar reina a calmaria, o ambiente é acolhedor, a comida é boa e barata e a vista arrebatadora. Aqui o cheiro a maresia é intenso e real e o ar é fresco e salgado.
Restaurante Azenha do Mar
Azenha do Mar
Brejão
7630-569 São Teotónio
Telefone: 282 947297
Exibições: 8152
Tags [escolha entre as seguintes: "passeios (cá dentro)", gastronomia, "onde dormir", cultura, bem-estar, actividades, noite, crianças, "comércio e tendências", "viagens (lá fora)", outros] - separe as tags por vírgulas e coloque tags com várias palavras entre aspas, sempre em minúsculas. Por exemplo, "passeios (cá dentro)".
Adicione um comentário
Este restaurante é perfeito para quem gosta de bom peixe e marisco, pois comparado com os preços de outros restaurantes, neste é praticamente "oferecido".
Conheço o restaurante "O Otávio" no Brejão que também é muito bom.
O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.
Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.
Sabe tudo sobre o Myguide aqui
Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.
Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.
Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.
© 2023 Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações
Ativado por
Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!
Entrar em MyGuide