PASSEIOS (cá dentro): Azenha do Mar - beleza escondida

A Azenha do Mar é uma pequena aldeia piscatória situada na esplendorosa costa vicentina, onde a serenidade e o magnetismo que a envolvem delicia e apaixona qualquer pessoa.


Para quem foge do frio do norte ou da confusão da zona centro e escolhe como caminho a estrada nacional, depara-se com uma costa absolutamente fantástica. Desde a industrial Sines, parando no mítico Porto Covo, admirando ao fundo a Ilha do Pessegueiro, passando pela eufórica Milfontes e pela famosa Zambujeira do Mar, desconhece-se por completo que, entre esta última e Odeceixe, se situa uma bela aldeia à beira mar que se evidencia pela sua atmosfera descontraída e simplista.

 

Na Azenha do Mar a vida é pacata e os moradores simpáticos e acolhedores. Uma pequena terriola composta por um aglomerado de casas onde se destaca uma em particular: o famoso restaurante “Azenha do Mar”. Procurado por pessoas de todo o país, distingue-se pela interminável fila de espera nos meses de verão e pela qualidade dos seus pratos. Os preços baixos, o marisco e peixes frescos apanhados mesmo ali ao lado, garantem casa cheia todos os dias.

 

A poucos metros do restaurante, um miradouro permite um plano geral sobre o belo e pitoresco porto de pesca onde a natureza aplicou, de facto, todo o seu esplendor. Rodeado por rochosas falésias cobertas de verde, este porto, lado a lado com um pequeno recanto onde cai uma maravilhosa cascata de água doce, serviu e serve ainda de sustento às muitas famílias que aqui habitam.


No entanto, nem só de beleza e pesca vive esta aldeia, pois o seu porto foi em tempos palco das maiores apanhas de algas medicinais a nível nacional. Durante os meses de verão, vários mergulhadores percorriam a costa e enchiam grandes redes que, posteriormente, eram trazidas para terra nas pequenas lanchas e entregues às mulheres. Estas ficavam encarregues de tratar as algas, o que consistia em espalhá-las em grandes descampados, deixar secar ao sol, virar e, quando completamente secas, apanhar e empilhar para serem recolhidas e encaminhadas à fábrica. Actualmente esta prática é ainda efectuada por uma minoria.


Esta pequena aldeia alentejana é um perfeito escape ao alcance de todos. Rodeada por uma terra muito fértil onde existem inúmeros campos agrícolas, é vizinha de belas praias arenosas, como a praia do Carvalhal ou a praia da Amália, onde a fadista Amália Rodrigues possuía uma casa.


Na Azenha do Mar reina a calmaria, o ambiente é acolhedor, a comida é boa e barata e a vista arrebatadora. Aqui o cheiro a maresia é intenso e real e o ar é fresco e salgado.

Restaurante Azenha do Mar

Azenha do Mar

Brejão

7630-569 São Teotónio

 

Telefone: 282 947297

 

 

Exibições: 8210

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Pedro Castanheira em 8 Fevereiro 2011 às 12:31
É verdade o Pôr do sol visto deste restaurante, é fantástico.
Comentário de Erica Duarte em 7 Fevereiro 2011 às 23:58
O nosso país está replecto de sítios fantásticos! há que descobrir e partilhar :)
Comentário de Maria Claudia Rocha Ferreira em 7 Fevereiro 2011 às 15:51
Só é pena as nossas águas serem tão geladas, porque, sinceramente, com uma paisagem destas, ir para fora do país para quê? Já está na minha lista de "Obrigatório conhecer";)
Comentário de Erica Duarte em 5 Fevereiro 2011 às 21:12

Este restaurante é perfeito para quem gosta de bom peixe e marisco, pois comparado com os preços de outros restaurantes, neste é praticamente "oferecido".

Conheço o restaurante "O Otávio" no Brejão que também é muito bom.

Comentário de Pedro Bretes em 5 Fevereiro 2011 às 21:07
Gosto muito do restaurante da Azenha. Otimos preços e excelente comida. Mas no verão é dificil conseguir mesa sem ter de esperar meia hora. Nesses dias há uma boa alternativa no Brejão, que fica ali mesmo ao lado.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço