PASSEIOS (cá dentro): Baleal | Um paraíso na palma dos pés

Nenhum lugar nos abraça e acolhe com tantos entretantos como este que, modestamente nos encanta. 

Depois de percorrermos uma estrada longa e passiva, que nos separa do tudo e do nada, e à medida que deixamos o grande centro de Peniche para trás de um breve olhar, deparamos com algo único que nos congela o pensamento em segundos na mais pura admiração. Parámos as bestas mecânicas que nos ajudaram a atravessar dunas e trilhos de asfalto para, imediatamente, sentirmos a terra com os nossos pés, deixando qualquer outra memória em pausa.

O nosso olhar, perpendicular a um horizonte tão peculiar, deixa-se levar pelas ondas melodiosas que nos convidam com os seus cantos e, aos poucos, vamos afinado os nossos sentidos, desejando ter outros tantos mais para apreciar todo um mundo que se estende na nossa imaginação e que faz de cada despertar o maior triunfo desta vida.

Filhos da mais devota Natureza, eis que nos são apresentados informalmente estes aventureiros gémeos que tão serenamente nos fazem apaixonar.

De um lado, uma concha de espuma e sal que se espreguiça e adormece num areal de diamante.

Do outro, a rebeldia de um mar que nos pertence e contagia com uma energia magnífica cativante.

Em passos de descoberta, deixamo-nos levar por um cordão umbilical de areia, sol e sonhos, hipnotizados pelas sereias que nos esperam do outro lado, na "ilha".

Baleal, como se designa este pedaço de terra e céu pacífico e encantador, oferece-nos, no máximo da sua rebeldia, um sentido de pertença e equilíbrio que nos socorre de vidas e dias mais agitados e impuros.

Não tem montes e vales perdidos numa verdura extrema, não alberga palácios e castelos de contos de fada senão os que possamos construir na areia, mas preenche o brilho da alma na complexa beleza das coisas simples.

 

Exibições: 1603

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Filipe Amorim em 15 Abril 2011 às 17:52
Vou todos os anos ao Baleal, é uma das praias que mais gosto em Portugal, e tenho sorte de morar relativamente perto! Gosto bastante dos "aventureiros gémeos" referidos por ti! As duas praias paralelas são espectaculares, e é bastante interessante as diferenças entre ambas tão poeticamente relatadas por ti! Parabéns! ;-)
Comentário de Piedade Bouza em 14 Abril 2011 às 23:25
Obrigada :) Recomendo muito para quem quer praia até perder de vista e de saudade :) Toda a baía que começa em Peniche até ao mais atrevido recanto que passa o Baleal vale muito a pena e mesmo em época de verão que será mais frequentada especialmente por surfistas e rapaziada nova :) é perfeito para todas as idades e tem um belo trajecto ao longo de dunas e caniçais para quem é fã de caminhadas e boas paisagens. Por ainda manter um pouco da sua pureza e não estar ainda demasiado saturada, penso que vale muito mais a pena do que Sesimbra ou Ericeira, por exemplo, para quem procura aquela sensação de paz e descanso digno de férias. Aproveitem bem porque este solinho até agora é mais do que tentador e este pequeno paraíso fica a cerca de uma horita de caminho de Lisboa :)
Comentário de Natacha Costa em 14 Abril 2011 às 19:50
Não conheço mas quero conhecer =) adorei as fotografias, parabéns!
Comentário de Sara Silva em 14 Abril 2011 às 17:54
Conheço essa praia com a palma dos meus pés desde o tempo de chupeta, e concordo, sublinho e reforço esta descrição dessas areias e ondas ! É uma zona encantadora! Baleal, Peniche, Lourinhã: sou fã!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço