PASSEIOS (cá dentro): Camilla Watson e a renovação da Mouraria

Camilla Watson é fotógrafa e vive em Lisboa. Faz das ruas um palco, tornando a sua produção fotográfica numa instalação outdoor. Neste caso, trata-se de uma manifestação artística onde compõe fotografias de grande formato em ambientes naturais. A sua obra propicia uma relação especial com o espectador desde o momento em que é preparada. O seu atelier é pré-fabricado com plásticos negros, em pleno bairro da Mouraria, câmara escura, incubadora de ideias. Em plena praça popular. Aqui, trabalha com luz vermelha e emulsões fotográficas, à escala de 2 metros, através de um processo artesanal. As características do seu trabalho levam-na a contactar as pessoas do bairro, um carpinteiro, uma família vizinha, portas dentro da mourama. Mouraria de braços abertos. Junto dos seus interlocutores descobre fotografias antigas dos locais que pretende captar e chega a recompor ligações, antes perdidas, da alma local. Consegue transferir fotografias para a tela. Mas a tela é a pedra das casas que o tempo extenuou e a madeira das habitações não mais povoadas. A arte já não se projecta. Reencarna em paisagem urbana.

Foi aqui que iniciei a viagem proposta por Camilla: em plena Rua dos Lagares (Lisboa, Mouraria). O quarteirão dos Lagares é, actualmente, um local arqueológico onde já se realizaram escavações devido à traça encontrada de um jardim islâmico-medieval datado do séc. XV. Foi aqui que encontrei vida, passado e presente. Tudo captado e reimpresso através de uma câmara escura móvel e exibido naquele quarteirão amuralhado da Mouraria.

Para fazer chegar o seu trabalho a viajantes e amantes da Mouraria, Camilla chega a fotografar fotos de outras fotos projectando depois uma realidade multiplicada, saturada de lembranças e recordações. O seu tema-chave são as comunidades locais. As pessoas.

Passeiem pela Mouraria e passem lá para ver. E se contactarem Camilla Watson peçam-lhe um retrato, directamente impresso numa porta de madeira da vossa casa, ou num mosaico de pedra que trouxeram de uma das vossas viagens fluviais. As recordações e a arte nunca poderão ter limites, não é assim?

 

Camilla Watson é sócia e colaboradora da Associação Renovar a Mouraria.

http://www.camillawatsonphotography.net/

 


Como chegar ao quarteirão dos Lagares (percurso a pé, de carro, de metro, autocarro ou eléctrico até ao Martim Moniz):

- No Martim Moniz aconselha-se a ir a pé (única e agradável hipótese)

- Seguir para a Rua dos Cavaleiros (traseiras do Centro C. da Mouraria)

- Virar à esquerda para o Largo do Terreirinho (não se percam nas tascas típicas)

- Subam a Travessa dos Lagares

- No cimo da rua chegam à Rua dos Lagares

 


Exibições: 1903

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Isabel Duvalle em 1 Março 2011 às 3:45

Boas fotos ;) 

Obrigada pela partilha..nao conhecia, mas fiquei com vonatde de ver mais!

Comentário de Maria Costa Domingues em 25 Fevereiro 2011 às 23:54
Fiquei muito interessada em conhecer o trabalho de Camilla Watson.Obrigada pelas indicações.
Comentário de Maria Claudia Rocha Ferreira em 25 Fevereiro 2011 às 17:22
Super original! A Mouraria merece;)
Comentário de Cristina Brissos em 25 Fevereiro 2011 às 11:45

Caros amigos, a exposição fixa está lá, incrustada em pedras e tábuas dos muros do histórico quarteirão dos Lagares, contudo há uma parte significativa da sua obra que já não está exposta. Mas vale a pena ver o que resta para ficar a conhecer a sua técnica. Há uma placa na parede alusiva à sua obra (e há as obras que ficaram impressas no quarteirão).

Outra sugestão: entrem na Taverna do Poço, na Rua do Poço dos Negros, (peçam uma ginginha) e perguntem ao senhor do balcão para ver o célebre poço que servia de reservatório aos bombeiros naquela zona nos tempos idos dos nossos avós. Interessantíssimo...

 

Comentário de Joana Sá Pinto em 25 Fevereiro 2011 às 11:05
Já tinha ouvido falar do trabalho dela. Mas adorei a tua descrição. Vou tentar lá ir já este fim-de-semana.

Siga-nos no Facebook

Sugestão BestGuide

Eventos em Destaque

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...