PASSEIOS (cá dentro): Camilla Watson e a renovação da Mouraria

Camilla Watson é fotógrafa e vive em Lisboa. Faz das ruas um palco, tornando a sua produção fotográfica numa instalação outdoor. Neste caso, trata-se de uma manifestação artística onde compõe fotografias de grande formato em ambientes naturais. A sua obra propicia uma relação especial com o espectador desde o momento em que é preparada. O seu atelier é pré-fabricado com plásticos negros, em pleno bairro da Mouraria, câmara escura, incubadora de ideias. Em plena praça popular. Aqui, trabalha com luz vermelha e emulsões fotográficas, à escala de 2 metros, através de um processo artesanal. As características do seu trabalho levam-na a contactar as pessoas do bairro, um carpinteiro, uma família vizinha, portas dentro da mourama. Mouraria de braços abertos. Junto dos seus interlocutores descobre fotografias antigas dos locais que pretende captar e chega a recompor ligações, antes perdidas, da alma local. Consegue transferir fotografias para a tela. Mas a tela é a pedra das casas que o tempo extenuou e a madeira das habitações não mais povoadas. A arte já não se projecta. Reencarna em paisagem urbana.

Foi aqui que iniciei a viagem proposta por Camilla: em plena Rua dos Lagares (Lisboa, Mouraria). O quarteirão dos Lagares é, actualmente, um local arqueológico onde já se realizaram escavações devido à traça encontrada de um jardim islâmico-medieval datado do séc. XV. Foi aqui que encontrei vida, passado e presente. Tudo captado e reimpresso através de uma câmara escura móvel e exibido naquele quarteirão amuralhado da Mouraria.

Para fazer chegar o seu trabalho a viajantes e amantes da Mouraria, Camilla chega a fotografar fotos de outras fotos projectando depois uma realidade multiplicada, saturada de lembranças e recordações. O seu tema-chave são as comunidades locais. As pessoas.

Passeiem pela Mouraria e passem lá para ver. E se contactarem Camilla Watson peçam-lhe um retrato, directamente impresso numa porta de madeira da vossa casa, ou num mosaico de pedra que trouxeram de uma das vossas viagens fluviais. As recordações e a arte nunca poderão ter limites, não é assim?

 

Camilla Watson é sócia e colaboradora da Associação Renovar a Mouraria.

http://www.camillawatsonphotography.net/

 


Como chegar ao quarteirão dos Lagares (percurso a pé, de carro, de metro, autocarro ou eléctrico até ao Martim Moniz):

- No Martim Moniz aconselha-se a ir a pé (única e agradável hipótese)

- Seguir para a Rua dos Cavaleiros (traseiras do Centro C. da Mouraria)

- Virar à esquerda para o Largo do Terreirinho (não se percam nas tascas típicas)

- Subam a Travessa dos Lagares

- No cimo da rua chegam à Rua dos Lagares

 


Exibições: 1638

Tags: Camilla Watson, Mouraria, bairro popular, escavações, exposição fotográfica, fotografia, passeios (cá dentro)

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Isabel Duvalle em 1 Março 2011 às 3:45

Boas fotos ;) 

Obrigada pela partilha..nao conhecia, mas fiquei com vonatde de ver mais!

Comentário de Maria Costa Domingues em 25 Fevereiro 2011 às 23:54
Fiquei muito interessada em conhecer o trabalho de Camilla Watson.Obrigada pelas indicações.
Comentário de Maria Claudia Rocha Ferreira em 25 Fevereiro 2011 às 17:22
Super original! A Mouraria merece;)
Comentário de Cristina Brissos em 25 Fevereiro 2011 às 11:45

Caros amigos, a exposição fixa está lá, incrustada em pedras e tábuas dos muros do histórico quarteirão dos Lagares, contudo há uma parte significativa da sua obra que já não está exposta. Mas vale a pena ver o que resta para ficar a conhecer a sua técnica. Há uma placa na parede alusiva à sua obra (e há as obras que ficaram impressas no quarteirão).

Outra sugestão: entrem na Taverna do Poço, na Rua do Poço dos Negros, (peçam uma ginginha) e perguntem ao senhor do balcão para ver o célebre poço que servia de reservatório aos bombeiros naquela zona nos tempos idos dos nossos avós. Interessantíssimo...

 

Comentário de Joana Sá Pinto em 25 Fevereiro 2011 às 11:05
Já tinha ouvido falar do trabalho dela. Mas adorei a tua descrição. Vou tentar lá ir já este fim-de-semana.

Siga-nos no Facebook

Sugestão BestGuide

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...