PASSEIOS (cá dentro): Chalet da Condessa d’Edla abre portas

Há mais para ver no Parque da Pena, em Sintra, desde meados de Maio. Uma construção do século XIX de modelo alpino e o jardim romântico que a envolve são a nova atracção.

Ao fim de quatro anos de trabalhos de restauro, Sintra recupera mais um dos seus tesouros. Situado na zona ocidental do Parque da Pena, o Chalet da Condessa d’Edla dá ainda mais sabor ao programa de visitas do parque.

Um pouco de história…

O Chalet da Condessa d’Edla foi mandado construir pelo Rei D. Fernando II, entre 1864e 1869, com o propósito de ser um recanto de recreio para si e para a sua segunda mulher, Elise Hensler, a dita Condessa d’Edla. Nesta residência de carácter privado, com uma situação privilegiada que usufruía de uma excelente vista para o Palácio da Pena, o casal ter-se-à dedicado ao arranjo paisagístico da zona envolvente.
Influenciados pelo espírito coleccionista da época, D. Fernando II e a Condessa d’Edla reuniram no jardim e na quinta adjacente espécies botânicas provenientes dos quatro cantos do mundo, de que são especial exemplo os fetos arbóreos da Austrália e Nova Zelândia, cuidadosamente introduzidas de modo a criar um cenário romântico repleto de dramatismo.

Com o passar dos anos, a queda da monarquia e até com um incêndio que destruiu parcialmente o edifício, todo o equipamento foi gradualmente votado ao abandono.
Mas no ano 2007, com a gestão da Parques de Sintra – Monte da Lua, SA, iniciou-se a recuperação do edifício e jardim envolvente, resultando quatro anos depois neste novo pólo de atracção do Parque da Pena.

O retrato actual

O projecto de reconstrução visou devolver o Chalet ao seu estado original. Na primeira fase deste projecto trabalhou-se na recuperação total dos paramentos exteriores, nomeadamente dos rebocos pintados a fingir tábuas de madeira e dos elementos decorativos revestidos a cortiça. Segue-se, numa segunda fase, as pinturas de madeiras e acabamento das superfícies interiores, com o restauro e reintegração de elementos salvos. E está ainda prevista a construção de uma cafetaria.
No jardim, após uma aprofundada pesquisa histórica sobre espécies introduzidas no Parque da Pena pelo casal de soberanos, procedeu-se à plantação de mais de 8.000 plantas, que integraram as colecções de rododendros, azáleas, begónias, fetos arbóreos, camélias e outras espécies existentes.

Todas as intervenções de restauro efectuadas até à data restituíram no Jardim e Quinta o seu carácter romântico e permitiram a sua abertura ao público. Então, por que espera?


Horários: 9h30 às 19h (época alta), 10h às 17h (época baixa)
Preços: 6€ (Parque e Jardim da Condessa), 8€ (Parque, Jardim e Chalet). Descontos para jovens, seniores e famílias.

Site: Chalet da Condessa d’Edla

Exibições: 2041

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Joana Schmidt Costa em 31 Maio 2011 às 16:32
Ahhh, vestidos de época, o glamour do romantismo. Esta devia ter sido a minha época. :)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5 Jan.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2021   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço