PASSEIOS (cá dentro): Chalet da Condessa d’Edla abre portas

Há mais para ver no Parque da Pena, em Sintra, desde meados de Maio. Uma construção do século XIX de modelo alpino e o jardim romântico que a envolve são a nova atracção.

Ao fim de quatro anos de trabalhos de restauro, Sintra recupera mais um dos seus tesouros. Situado na zona ocidental do Parque da Pena, o Chalet da Condessa d’Edla dá ainda mais sabor ao programa de visitas do parque.

Um pouco de história…

O Chalet da Condessa d’Edla foi mandado construir pelo Rei D. Fernando II, entre 1864e 1869, com o propósito de ser um recanto de recreio para si e para a sua segunda mulher, Elise Hensler, a dita Condessa d’Edla. Nesta residência de carácter privado, com uma situação privilegiada que usufruía de uma excelente vista para o Palácio da Pena, o casal ter-se-à dedicado ao arranjo paisagístico da zona envolvente.
Influenciados pelo espírito coleccionista da época, D. Fernando II e a Condessa d’Edla reuniram no jardim e na quinta adjacente espécies botânicas provenientes dos quatro cantos do mundo, de que são especial exemplo os fetos arbóreos da Austrália e Nova Zelândia, cuidadosamente introduzidas de modo a criar um cenário romântico repleto de dramatismo.

Com o passar dos anos, a queda da monarquia e até com um incêndio que destruiu parcialmente o edifício, todo o equipamento foi gradualmente votado ao abandono.
Mas no ano 2007, com a gestão da Parques de Sintra – Monte da Lua, SA, iniciou-se a recuperação do edifício e jardim envolvente, resultando quatro anos depois neste novo pólo de atracção do Parque da Pena.

O retrato actual

O projecto de reconstrução visou devolver o Chalet ao seu estado original. Na primeira fase deste projecto trabalhou-se na recuperação total dos paramentos exteriores, nomeadamente dos rebocos pintados a fingir tábuas de madeira e dos elementos decorativos revestidos a cortiça. Segue-se, numa segunda fase, as pinturas de madeiras e acabamento das superfícies interiores, com o restauro e reintegração de elementos salvos. E está ainda prevista a construção de uma cafetaria.
No jardim, após uma aprofundada pesquisa histórica sobre espécies introduzidas no Parque da Pena pelo casal de soberanos, procedeu-se à plantação de mais de 8.000 plantas, que integraram as colecções de rododendros, azáleas, begónias, fetos arbóreos, camélias e outras espécies existentes.

Todas as intervenções de restauro efectuadas até à data restituíram no Jardim e Quinta o seu carácter romântico e permitiram a sua abertura ao público. Então, por que espera?


Horários: 9h30 às 19h (época alta), 10h às 17h (época baixa)
Preços: 6€ (Parque e Jardim da Condessa), 8€ (Parque, Jardim e Chalet). Descontos para jovens, seniores e famílias.

Site: Chalet da Condessa d’Edla

Exibições: 2189

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Joana Schmidt Costa em 31 Maio 2011 às 16:32
Ahhh, vestidos de época, o glamour do romantismo. Esta devia ter sido a minha época. :)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço