PASSEIOS (cá dentro): Douro, um destino mágico do Norte

Ao longo dos tempos, serviu de inspiração a escritores e poetas. Em 2001, a UNESCO reconhecia-lhe a singularidade e atribuía-lhe a classificação de Paisagem Cultural Património da Humanidade. E você? Já visitou este nosso património?

Para melhor conhecer esta região magnífica, nada melhor do que reservar alguns dias e experimentar todos os transportes disponíveis: o carro, o comboio e o barco. Com passeios de duração e preços variáveis, este último meio de transporte permite uma viagem única. Deslizando sobre as águas, agora tranquilas, do Douro, permite apreciar, em completa comunhão com a natureza e com todo o conforto, a beleza desta paisagem ímpar. Ver mais em: http://myguide.iol.pt/profiles/blogs/passeios-ca-dentro-10

Outra maneira de conhecer a região é percorrê-la de caminho-de-ferro. Com cerca de 200 km de extensão, quase sempre à beira-rio, a Linha do Douro proporciona vistas inesquecíveis. E para os que gostam de viajar no tempo, nada melhor do que fazer, em locomotiva a vapor, o percurso entre a Régua e Foz do Tua, aos fins-de-semana.
Quanto ao automóvel, guarde-o para conhecer a região envolvente. É que, para além do rio e das suas encostas em socalcos, a região tem muito mais para oferecer. Antigos solares, quintas ligadas à produção do vinho, cidades e vilas históricas, miradouros deslumbrantes, igrejas medievais e o Parque Arqueológico Vale do Côa, também ele classificado Património Mundial pela UNESCO, são algumas das muitas riquezas desta região.


Casa de Mateus

Classificada como Monumento Nacional, é um dos mais belos exemplares de arquitectura civil barroca portuguesa. Construído na primeira metade do século XVIII, é um edifício detentor de uma belíssima e rica fachada, composto por dois pisos, planta em U e coberturas diferenciadas. Para além de vários eventos que aqui decorrem ao longo do ano, a Casa de Mateus tem aberto ao público os jardins, a capela, o museu e a Biblioteca.
Morada: Fundação da Casa de Mateus - 5000 VILA REAL
Tel.: 259 323 121
Casa de Mateus Site

Favaios

Conhecida internacionalmente pelo seu vinho moscatel, é uma terra simpática, abrangida pelo Programa das Aldeias Vinhateiras do Douro, onde ainda se podem encontrar alguns bonitos solares (Solar dos Sepúlvedas, Casa dos Távoras, etc). Em pleno coração da região do Vinho do Porto desfruta-se da sua capela de Santa Bárbara e pode-se apreciar um magnífico panorama sobre os vinhedos.

Castelo de Ansiães

Foi sede de concelho até 1734. Dentro das muralhas encontra-se a Igreja de São Salvador de Ansiães, que tem no interior um pequeno núcleo museológico. Envolvida por uma paisagem muito bonita, uma visita a esta antiga fortaleza proporciona um passeio muito agradável e belas vistas.

Senhora da Ribeira
Partindo de Carrazeda de Ansiães por estradas secundárias (seguindo por Selores) chega-se ao Douro, ao embarcadouro da Senhora da Ribeira. É possível encontrar aqui um barqueiro que o leve a passear no rio. Pode também optar por passear ao longo da margem do Douro por uma estrada, ora de terra ora asfaltada, que o leva por entre hortas e laranjais sempre à beira da água, durante 10 km.

Lamego

Com uma história milenar Lamego é uma das cidades mais importantes do Douro e conseguiu preservar nos seus bairros mais antigos, o da Sé e o do castelo, muito do encanto de outros tempos. Com uma gastronomia rica e variada de que se destacam sobretudo as suas famosas bolas, a cidade tem também muito para visitar. Bonitos solares, como a Casa das Brolhas, igrejas medievais como a de Almacave, as ruínas do castelo, os paços episcopais, uma Sé antiquíssima e o santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

São João da Pesqueira

Sede de um concelho rico em património e tradições, tem um pequeno mas bonito centro histórico do qual se destaca o conjunto de edifícios que envolvem a Praça da República.
De um dos lados da praça destacam-se a Capela da Misericórdia com uma fachada barroca revestida com painéis de azulejos, o Arco, a Torre do Relógio e a Arcada do século XVIII que serviu de mercado noutros tempos. Do lado oposto, encontram-se os antigos paços do concelho e a cadeia, onde hoje funciona um pequeno museu.

Castelo de Penedono

Inserido entre São João da Pesqueira e Sernancelhe, este castelo parece ter saído de uma página de um conto infantil. Ao que parece foi construído no século X e já sofreu vários ataques ao logo dos séculos. Possui uma única entrada voltada a sul.
Do antigo caminho de ronda desfruta-se de uma bonita vista. A vila de Penedono, que ainda preserva um certo encanto, tem ainda para ver o pelourinho assente numa plataforma de cinco degraus, o Solar dos Freixos (actual Câmara Municipal) e a torre do relógio.

Ruínas de Freixo de Numão
Aqui é possível identificar vestígios de uma fase romana próspera, à qual se seguiu uma comunidade mais pequena do período paleo-cristão e por fim vestígios da ocupação da época medieval. Na própria sede do concelho há vestígios romanos junto ao solar barroco conhecido como Casa Grande, existindo, igualmente, troços bem conservados de uma calçada da mesma época. Olhando para poente, vê-se no alto de um morro, a silhueta do castelo medieval de Numão, que se encontra junto à aldeia.

Parque Arqueológico Vale do Côa

Em 1994, foi descoberto no vale do rio Côa o maior conjunto de desenhos paleolíticos ao ar livre do mundo. Três anos depois, a UNESCO classificava-os Património da Humanidade. Com cerca de 20.000 anos estes desenhos de cavalos e bovídeos gravados nas rochas espalham-se ao longo do rio Côa, um afluente do Douro. As gravuras foram agrupadas por localização geográfica em três núcleos, Penascosa, Canada do Inferno e Ribeira de Piscos. Todos eles são visitáveis com guia, mediante marcação prévia feita através do Parque.
Av. Gago Coutinho 19 – A 5150-610 Vila Nova de Foz Côa
Tel.: 279 768 260
Parque Arqueológico Vale do Côa Site

São Salvador do Mundo

Em São João da Pesqueira, o miradouro São Salvador do Mundo é sem dúvida um dos mais famosos miradouros durienses. Lá do alto, no meio das suas capelinhas, sentimo-nos transportados a uma outra dimensão, olhando o abismo onde fica a barragem da Valeira e a vasta extensão dos terraços vinhateiros que descem pelas duas margens até ao Douro.

Museu do Douro

Um local por excelência de acolhimento e representação da memória, cultura e identidade da região vinhateira. O edifício da sede do Museu do Douro, resultado da reabilitação de um dos edifícios mais emblemáticos da história da mais antiga região demarcada regulamentada do mundo – a Casa da Companhia Velha – conjugando tradição e modernidade, assume-se como pólo dinâmico e integrado de acção cultural.
Horário: 10h às 18h (Inverno), 10h às 20h (Verão)
Morada: R. Marquês de Pombal, 5050-282 Peso da Régua
Tel.: 254 310 190
Museu do Douro Site

Comboio Histórico a Vapor
Percorre o troço entre a Régua e o Tua e constitui um dos trajectos ferroviários mais bonitos de Portugal. Esta viagem na Linha do Douro pode ser vivida de forma especial a bordo de uma composição histórica, seja pelo ambiente de época, seja pelo andamento tranquilo que permite apreciar de forma calma todos os pormenores da paisagem.

Horário: Sábados entre Junho e Outubro

Tel.: 211 002 112

Preço: adultos - 43€, crianças - 21.50€
Comboio Histórico a Vapor Site

Exibições: 1956

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Ana Pracaschandra em 26 Janeiro 2011 às 10:55
Sem qualquer desculpa possível.....ainda não conheço esta zona paradisíaca de Portugal. Este artigo deu-me vontade de pegar em mim e ir directinha para o Douro, "um destino d'oiro"! ;)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço