PASSEIOS (cá dentro): Escapadela ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

No Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina deslumbrei-me com a diversidade ambiental e paisagística: planície, montanha, serra, rio, barragem, mar e praias. Esta imensa diversidade torna esta região privilegiada.

Integradas na costa mais preservada da Europa, as praias continuam a ser muito apreciadas, e se algumas são mais frequentadas, nesta altura do ano, por praticantes de surf e bodyboard, outras, as quais a natureza dificultou o seu acesso, revelam-se autênticos paraísos.

Nesta faixa costeira o mar foi recortando as grandes arribas de xisto, estendendo grandes areais ou criando pequenas praias de grande beleza natural dada a forma das rochas envolventes. Cada lugar é único e maquilha-se com tonalidades próprias, o que convida à descoberta.

Em Vila Nova de Milfontes, as praias são o seu principal ponto de atracção turística e fazem da região um dos destinos mais procurados.

A praia do Almograve, a cerca de 10 quilómetros a sul de Vila Nova de Milfontes, caracteriza-se sobretudo pelo seu sossego ímpar, as praias espalham a calma e permitem o contacto simultâneo com a natureza no seu estado mais virgem.

A Zambujeira do Mar, que desde tempos remotos se dedica à actividade piscatória, é um miradouro natural para o imenso oceano. Nas muitas esplanadas disponíveis pode-se desfrutar do peixe fresquíssimo grelhado ao ar livre.

Entre Almograve e a Zambujeira do Mar fica o ponto mais ocidental da costa alentejana. Guardado por um farol, sentinela do Cabo Sardão, construído em 1915, com uma torre de 17 metros de altura que ilumina toda a costa.

A brisa salgada convida a ficar e contemplar as aves que por ali sobrevoam. A não perder os ninhos das cegonhas existentes nas arribas.

A poucos quilómetros a sul da Zambujeira do Mar, a simpática praia do Carvalhal apresenta-se num quadro natural onde um vale profundo recortado por um riacho atravessa a praia até ao mar.

Dentro já dos limites do Parque Natural do Sudoeste Alentejano, a sul de Sines, fica a pequena e pacata aldeia de Porto Covo. A praia grande é uma das mais procuradas pelos turistas. Perto, encontram-se pequenas praias de areia recortada por rochedos, criando espaços quase selvagens e ao mesmo tempo íntimos.

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina com 70.000 ha é uma das maiores reservas naturais em Portugal com extensas possibilidades para o turismo de natureza, onde somos convidados a voltar mas sem pressas.

 

Estadia:


Cerro da Fontinha

Brejão
São Teotónio

 

Gastronomia:


A oferta Gastronómica local é variada, com peixe bem fresco: sargo, pargo, dourada, robalo, entre outros. Caldeiradas, sopas de peixe, migas, chispe de coentrada, açorda, arroz de tamboril ou de marisco, são alguns exemplos. Enchidos de qualidade, bons queijos, pão de trigo e aguardente de medronho são complementos indispensáveis. Durante a minha estadia decorria a semana alusiva ao Cogumelo Silvestre.
De salientar a simpatia da gente alentejana que gosta de aconselhar e presentear o visitante com uma entrada, especialidade da casa, ou no final da refeição com uma aguardente de medronho ou até com fatias de folar, já que a época da Páscoa se aproxima.

 

Sugestões:

Restaurante O Sacas
Entrada da Barca
Zambujeira do Mar
T: (+351) 283 961 151

Restaurante Jardim Fonte Férrea
Rua Fonte Férrea
Odemira
T: (+351) 283 322 763


Restaurante “Mar Azul”
Lote n.º 15, fracção D – Loteamento do Cabecinho
Almograve
T: (+351) 283 647 399

Restaurante Tasca do Celso
Rua dos Aviadores 39
Vila Nova de Milfontes
T: (+351) 283996753

 

Exibições: 2810

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Maria Costa Domingues em 27 Maio 2011 às 15:11
Excelente escolha, Pedro. Também vou voltar, mas só para o ano.
Comentário de Pedro Azevedo em 26 Maio 2011 às 21:19
Bonitas fotos. Este ano irei passar Férias nesta zona.
Comentário de Maria Costa Domingues em 18 Março 2011 às 0:39
Concordo, dois dias é pouco quando queremos explorar, conhecer, usufruir cada lugar. Para a próxima penso ir com mais tempo. Mas deu para me encher de mar, cores, cheiros, tudo o que me estava a fazer falta.
Comentário de Milene Cabral em 17 Março 2011 às 16:40
um dos meus passeios favoritos e todos os anos tiro uns dias na Costa Vicentina...parabéns pelo artigo :)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço