O pulsar de Lisboa encontra-se no seu centro histórico, onde tudo tem uma história e as pessoas vivem a paredes meias, com a invasão diária de uma cidade em constante crescimento. São mais de 800 anos a construir e a manter ruas e ruazinhas, até à cidade que vemos hoje.

Vou falar de um trajecto, já conhecido por muitos, mas que deslumbra a todos que o fazem, o circuito do eléctrico 28, que combina uma sensação forte de urbanidade e uma sensação forte de história desta cidade. Liga Campo de Ourique ao Martim Moniz, com retorno pela Graça e Alfama, percorrendo alguma das suas zonas mais carismáticas.

Saindo de Campo de Ourique, bairro tìpico de Lisboa de tradições comerciais muito enraizadas e com um forte sentimento de vivência local, passando pela basílica da Estrela construída no Séc. XVIII, tendo do lado oposto o Jardim da Estrela, construído no Séc. XIX, mas com características românticas de um jardim oitocentista, segue em direcção à Assembleia da República, subindo de seguida para o Calhariz e entra no chiado, ponto de encontro da Boémia Lisboeta e local de eleição de pintores e poetas. Daqui segue para a Baixa, para a Praça do Comércio, local de grandes

acontecimentos históricos da cultura portuguesa, seguindo depois, para o Martim Moniz. No retorno, passamos pelas zonas mais antigas da cidade e com mais história, onde encontramos nos bairros populares da Mouraria, Graça, Alfama e Castelo, uma estrutura labiríntica de ruas com vestígios de origem muçulmana e anteriores à reconquista cristã. Voltamos novamente em direcção à Baixa e de regresso a Campo de Ourique.

Existe também outro eléctrico que também faz uma parte deste circuito. É um eléctrico vermelho direccionado para o turista que está equipado com phones de onde se pode ouvir a história e os monumentos que encontramos durante o percurso. Este eléctrico sai da Praça do Comércio.

É uma sugestão de passeio para quem se interessa por estas coisas.

Exibições: 2059

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Maria Claudia Rocha Ferreira em 23 Fevereiro 2011 às 21:35

Ainda esta tarde tive um tempo livre e fui fazer o percurso de eléctrico desde a Praça da Figueira até ao Maradouro. Já tinha feito e adorei, principalmente num dia primaveril como o que fez hoje!

 

Lisboa é realmente um lugar fantástico e um óptimo cartão postal do nosso pequeno país;)

Comentário de Inês Sousa Almeida em 22 Fevereiro 2011 às 0:03
Já fiz o percurso do 28 mil vezes e adoro! Principalmente a parte em que passa pela Sé e pelo castelo, é impossível não fazer algumas paragens. E a Cristina tem muita razão, o 28 é o puro deleite dos carteiristas, mais habilidosos do que se possa imaginar.
Comentário de Filipe Amorim em 21 Fevereiro 2011 às 23:00
Já fiz exactamente esse percurso à duas semanas atrás e gostei bastante! :-) Adorei o artigo, parabéns!
Comentário de Erica Duarte em 21 Fevereiro 2011 às 21:12
Não sou de Lisboa mas moro cá há 3 anos e adoro a cidade. Já ouvi falar muito do percurso do elétrico 28. Obrigada por me relembrar que é algo que não posso perder e que tenho que fazer em breve :)
Comentário de Luz Carvalho em 21 Fevereiro 2011 às 21:01

Lisboa é linda . Campo de Ourique é o máximo! Um destes dias vou fazer o percurso do 28 e apreciar toda essa historia e olhar com olhos de ver para a minha cidade de coração.

Quem é alfacinha adora andar a pé e percorrer as avenidas, ruas e ruelas .Desta vez o Pedro lembrou o carro electrico.É isso mesmo.Tipico muito tipico. Obrigada pela sugestão.

Comentário de Maria Costa Domingues em 21 Fevereiro 2011 às 15:51
 Lisboa é linda. Irei fazer o circuito do eléctrico "28" com a família um fim-de-semana destes. Boa sugestão.
Comentário de Cristina Brissos em 21 Fevereiro 2011 às 15:02
Interesso-me muito pelos percursos em Lisboa. O magnífico "28" é um verdadeiro cicerone dos Prazeres ao Martim Moniz. Cuidado com os larápios do 28 (mas isto são outras histórias). Pedro, obrigada por falar da minha terra.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2023   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço