PASSEIOS (cá dentro): Golegã, capital do cavalo

Todos os anos por esta altura ficava frustradíssima porque planeava ir à Golegã e nunca conseguia. Este ano consegui juntar as condições quase ideais para ir: fim-de-semana livre, boa companhia e bom tempo (bem, pelo menos não chovia).
O caminho para lá foi uma pequena aventura, infelizmente já não saímos cedo, e com o percalço de termos passado pela saída certa (Abrantes, A23) e seguido em frente atrasou-nos mais. Depois de uma paragem em Fátima para almoçar rapidamente (eram 15h e já não aguentávamos esfomeados com apenas uns vestígios de pão do pequeno almoço no estômago) alcançámos o caminho certo. Ao chegarmos à Golegã o aparato denunciava onde toda a acção de desenrolava. Sem perguntar a ninguém decidimos estacionar no primeiro lugar que vimos e a pé seguimos a multidão. Passamos por vários autocarros turísticos, o cheiro a castanhas assadas e vestígios de cavalo era predominante, a confusão de pessoas que se acotovelavam nas estradas era cada vez maior à medida que nos aproximávamos da feira. Ali os cavalos dominavam o trânsito, quer de carros, quer de peões. Chegando ao recinto da feira, optámos por levantar dinheiro que por ali multibanco é mentira. Os dois lados da estrada foram invadidos por bancas que vendiam petiscos, bolos, doces, roupa e até cavalos de peluche! Por fim, depois de alguns atropelamentos suaves e cotoveladas chegámos onde as estrelas da feira estavam: os cavalos. O picadeiro era grande, e à sua volta estavam estábulos com cavalos para vender ou apenas para exposição. Confesso que alguns me fizeram pena, estavam realmente nervosos com a confusão de gente por ali. Ao vê-los ali à minha frente a vontade de lhes fazer festas foi imediata, mas tinha também algum receio, coisa que para as crianças dali era desconhecido. O truque é sintonizar com o cavalo e não ter medo, e consegui sintonizar com algumas daquelas estrelas do galope. A sensação é indescritível, e a vontade a seguir é de sair dali a galope num daqueles seres apaixonantes.
Para além do contacto com os cavalos outra das vertentes apaixonantes deste evento é a gastronomia e os vinhos. Os queijos, os enchidos, o pão e os doces típicos seduzem-nos por todos os lados e o difícil é mesmo escolher. Para aquecer há Abafadinho, Ginginha de Óbidos, e a não esquecer a presença dos vinhos fortes da zona do Douro, Ribatejo e Alentejo.

A noite caiu rapidamente e saímos de lá na altura certa. Começava a chover e nós de partida. Este evento tão português é uma tradição que deve perdurar para nos fazer recordar as nossas coisas boas e do que somos capazes. Bom bom, era Portugal abrir o olhos e ver que podia ter uma economia de subsistência e investir naquilo que de melhor tem: turismo, agropecuária e pesca.

Créditos da fotografia

Exibições: 738

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Rui Correia Sampaio em 19 Maio 2011 às 2:49
É de facto uma grande sugestão para um belo passeio.
Comentário de Pracaschandra Jaiantilal em 24 Novembro 2010 às 15:55
Ana, um texto interessante quer na forma....quer no conteudo!!!...
Quer para os nossos escribas...quer os nossos politicos!!!
Parabens
Comentário de Tânia Barreira em 24 Novembro 2010 às 0:53
Caso para disser: "Eu Fui!!"
Este ano também fui pela primeira vez a esta feira e adorei!
embora ser de relativa,ente perto, devido às condições do tempo, e a querermos aproveitar a feira ao máximo, acabamos por ir no sábado, passar a noite no parque da campismo, e voltar no Domingo. Gostei de casa bocadinho, mas admito que me fascinou mesmo muito a final da taça de Portugal de HorseBall!
Comentário de Ana Pracaschandra em 16 Novembro 2010 às 14:30
Siiiiiiiiiiiiiiiiiim ;) eheheh depois temos de fazer outro artigo sobre o nosso próximo fim-de-semana :)
Comentário de João Miguel de Carvalho Jorge em 16 Novembro 2010 às 14:29
Proximo fim de semana já vais poder galopar !!! :P

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço