PASSEIOS (cá dentro): Golegã, capital do cavalo

Todos os anos por esta altura ficava frustradíssima porque planeava ir à Golegã e nunca conseguia. Este ano consegui juntar as condições quase ideais para ir: fim-de-semana livre, boa companhia e bom tempo (bem, pelo menos não chovia).
O caminho para lá foi uma pequena aventura, infelizmente já não saímos cedo, e com o percalço de termos passado pela saída certa (Abrantes, A23) e seguido em frente atrasou-nos mais. Depois de uma paragem em Fátima para almoçar rapidamente (eram 15h e já não aguentávamos esfomeados com apenas uns vestígios de pão do pequeno almoço no estômago) alcançámos o caminho certo. Ao chegarmos à Golegã o aparato denunciava onde toda a acção de desenrolava. Sem perguntar a ninguém decidimos estacionar no primeiro lugar que vimos e a pé seguimos a multidão. Passamos por vários autocarros turísticos, o cheiro a castanhas assadas e vestígios de cavalo era predominante, a confusão de pessoas que se acotovelavam nas estradas era cada vez maior à medida que nos aproximávamos da feira. Ali os cavalos dominavam o trânsito, quer de carros, quer de peões. Chegando ao recinto da feira, optámos por levantar dinheiro que por ali multibanco é mentira. Os dois lados da estrada foram invadidos por bancas que vendiam petiscos, bolos, doces, roupa e até cavalos de peluche! Por fim, depois de alguns atropelamentos suaves e cotoveladas chegámos onde as estrelas da feira estavam: os cavalos. O picadeiro era grande, e à sua volta estavam estábulos com cavalos para vender ou apenas para exposição. Confesso que alguns me fizeram pena, estavam realmente nervosos com a confusão de gente por ali. Ao vê-los ali à minha frente a vontade de lhes fazer festas foi imediata, mas tinha também algum receio, coisa que para as crianças dali era desconhecido. O truque é sintonizar com o cavalo e não ter medo, e consegui sintonizar com algumas daquelas estrelas do galope. A sensação é indescritível, e a vontade a seguir é de sair dali a galope num daqueles seres apaixonantes.
Para além do contacto com os cavalos outra das vertentes apaixonantes deste evento é a gastronomia e os vinhos. Os queijos, os enchidos, o pão e os doces típicos seduzem-nos por todos os lados e o difícil é mesmo escolher. Para aquecer há Abafadinho, Ginginha de Óbidos, e a não esquecer a presença dos vinhos fortes da zona do Douro, Ribatejo e Alentejo.

A noite caiu rapidamente e saímos de lá na altura certa. Começava a chover e nós de partida. Este evento tão português é uma tradição que deve perdurar para nos fazer recordar as nossas coisas boas e do que somos capazes. Bom bom, era Portugal abrir o olhos e ver que podia ter uma economia de subsistência e investir naquilo que de melhor tem: turismo, agropecuária e pesca.

Créditos da fotografia

Exibições: 636

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Rui Correia Sampaio em 19 Maio 2011 às 2:49
É de facto uma grande sugestão para um belo passeio.
Comentário de Pracaschandra Jaiantilal em 24 Novembro 2010 às 15:55
Ana, um texto interessante quer na forma....quer no conteudo!!!...
Quer para os nossos escribas...quer os nossos politicos!!!
Parabens
Comentário de Tânia Barreira em 24 Novembro 2010 às 0:53
Caso para disser: "Eu Fui!!"
Este ano também fui pela primeira vez a esta feira e adorei!
embora ser de relativa,ente perto, devido às condições do tempo, e a querermos aproveitar a feira ao máximo, acabamos por ir no sábado, passar a noite no parque da campismo, e voltar no Domingo. Gostei de casa bocadinho, mas admito que me fascinou mesmo muito a final da taça de Portugal de HorseBall!
Comentário de Ana Pracaschandra em 16 Novembro 2010 às 14:30
Siiiiiiiiiiiiiiiiiim ;) eheheh depois temos de fazer outro artigo sobre o nosso próximo fim-de-semana :)
Comentário de João Miguel de Carvalho Jorge em 16 Novembro 2010 às 14:29
Proximo fim de semana já vais poder galopar !!! :P

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço