PASSEIOS (cá dentro): Guimarães - o "berço da Nação" não ficou preso no passado

"Aqui nasceu Portugal", pode ler-se na muralha, ainda de pé, no Largo do Toural, no Centro Histórico de Guimarães. Apesar de se contar entre as povoações mais antigas de Portugal (então, ainda Condado Portucalense), Guimarães não ficou presa às glórias do passado e mostra-se uma cidade cheia de vida (social, cultural, artística, académica, ...) que soube conciliar da melhor forma património e actualidade.

O facto de a cidade constar como Património da Humanidade é já motivo suficiente para justificar uma visita. O belo Monte da Penha, com o seu teleférico, proporciona momentos calmos no meio do bulício constante da cidade e uma agradável vista sobre a mesma. O centro histórico da cidade faz-nos recuar no tempo e sonhar com reis e princesas, numa atmosfera de puro revivalismo. No entanto, 2011 é um ano decisivo para a cidade, visto que no próximo ano receberá a Capital Europeia da Cultura (mais pormenores das actividades em curso aqui). Diversas áreas da cidade sofrem, neste momento, intervenções de requalificação, começando pelo Castelo e Paço dos Duques de Bragança, seus marcos históricos de maior relevo, e passando por pontos fulcrais como os Largos do Toural e da Oliveira, centros da sua vida social.

 





Além disso, o investimento constante na vida cultural de Guimarães reflecte-se em um sem-número de iniciativas nos diversos museus, centros culturais, oficinas e espaços abertos da cidade. As festividades tradicionais da zona são também um ponto alto, atraindo centenas de turistas de todas as nacionalidades. As mais conhecidas são as Festas Gualterianas, em honra de São Gualter (celebradas no primeiro fim-de-semana de Agosto) e as Nicolinas, de 29 de Novembro a 7 de Dezembro, organizadas pelos estudantes masculinos do Liceu de Guimarães (embora, actualmente, toda a comunidade participe das mesmas).



A presença dos Pólo da Universidade do Minho e da Escola Superior Artística do Porto na cidade torna-a ainda um destino apetecível para membros das comunidades académicas nacionais e estrangeiros.
A juntar a tudo isto, a diversidade de estabelecimentos de restauração (que oferecem desde a tradicional gastronomia portuguesa até às melhores e mais recentes criações de chefs reconhecidos), de diversão e convívio (diurnos e nocturnos) e de oferta de alojamento dotam Guimarães de todas as comodidades desejáveis.
Segundo o New York Times (e a minha opinião pessoal), um dos 41 locais a visitar obrigatoriamente em 2011!



Foto: www.guimares2012.pt e José Manuel Gonçalves Lopes

Exibições: 127

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Patrícia de Carvalho Ferreira em 2 Fevereiro 2011 às 16:38

Olá Tânia! Apesar das obras, a beleza de Guimarães (e principalmente as suas atracções "turísticas") mantém-se inalterada: depende agora da natureza e duração do passeio. A praça do Toural e algumas avenidas estão cortadas, pelo que não podem ser devidamente apreciadas para já. No entanto, e apesar de haver diversos locais para alojamento, Guimarães tem sempre altos índices de ocupação, o que pode revelar-se um ponto a ter em conta em 2012. Se a motivação é cultural, sem dúvida esperaria por 2012 ou bem perto dessa data. Seja como for, o final da Primavera é sempre o auge da cidade que tem espaços verdes deslumbrantes!

Boas viagens!

Comentário de Tânia Barreira em 2 Fevereiro 2011 às 0:02
é uma das cidades que mais gostava de visitar nos próximos tempos! Sinceramente, qual achas o melhor ano para visitar? 2011 sem tanta confusão mas ainda em preparação para 2012, ou 2012 no auge das festividades, mas com muito mais confusão?

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço