PASSEIOS (cá dentro): Jardim da Estrela - A Variedade da Flora e da Fauna no Centro de Lisboa

 

Para além do marco histórico criado pelo famoso "Leão da Estrela", o Jardim da Estrela é um dos mais belos e bem cuidados jardins de Lisboa. Situa-se na Freguesia da Lapa, este jardim tem 5 entradas, 2 saídas e está totalmente delimitado por gradeamento e portões em ferro forjado. Contem ainda 2 parques infantis, um jardim-de-infância da Santa Casa da Misericórdia, um quiosque da Biblioteca Municipal e um coreto em ferro forjado, base de canterina e motivos indianos nos desenhos dos arcos e das colunas.

 


O Jardim da Estrela foi plantado pelos jardineiros Bonard e João Francisco, criando densa vegetação, canteiros bordados de flores com plantas variadas, três lagos onde passeiam cisnes e se vêem plantas aquáticas raras, uma gruta artificial e várias estufas decoradas com um friso de azulejos caricaturais de transição do séc. XVII para o séc. XVIII.

 

Existem vários tipos de árvores no Jardim da Estrela, tais como o Choupo, Carvalho-Nacional, Castanheiro, Palmeira, Pinheiro Bravo, Plátano, Cana-da-India, Dragoeiro, Nogueira, Oliveira, Cedro, Araucária, Salgueiro, para além de uma enorme diversidade de espécies de flores tais como a Rosa.

 


O jardim possui ainda vários elementos de estatuária tais como a Fonte, Antero de Quental, Busto do Actor Taborda, a Filha do Rei Guardando Patos ou a Guardadora de Patos (localizada no meio de um dos lagos do jardim), o Cavador e o Despertar, existindo ainda uma escultura em madeira junto a uma das entradas que dão para a Avenida Pedro Álvares Cabral, denominada Tronco Esculpido, efectuado a partir da parte inferior de um tronco de árvore.


História do Jardim da Estrela

Foi construído em 1852, sobre o Largo da Estrela, local onde existiam uns terrenos rústicos que pertenciam a António José Rodrigues, que viriam mais tarde a ser ocupados pelo Jardim da Estrela. Na altura, só existia o Passeio Público, que era mais uma alameda do que um parque, sendo esse o motivo que levou à sua construção.



A ideia do Passeio da Estrela é atribuída a António Bernardo da Costa Cabral, Conde de Tomar e Ministro do Reino, em 1842, mas entretanto, os terrenos foram à praça, e o Estado adquiriu-os. O processo prático, sob o ponto de vista financeiro, era o seguinte: Estado adiantava os fundos, e, em rigor, ficava com o seu encargo. A Câmara tornar-se-ia donatária do terreno.
 

Manuel José de Oliveira, Barão de Barcelinhos concordou com a ideia, e entrou com cinco contos de réis, pois pretendia agradar a Costa Cabral e ao Presidente da Câmara. Foi com este donativo que se compraram ou se expropriaram os terrenos de António Rodrigues, entregues à Câmara em 18/7/1842, e se fez face às primeiras despesas com a terraplanagem. Foi o primeiro passo para o Passeio da Estrela.

 

Vieram as lutas liberais entre 1844 e 1847, e a ideia do Passeio da Estrela parecia desvanecer-se. Posteriormente, Joaquim Manuel Monteiro, comerciante português no Brasil, apaixonou-se pela ideia do jardim e ofereceu quatro contos de réis que foram depois elevados para 4757 réis e entregues na Inspecção Geral das Obras Públicas, levando a Câmara em 1850 a recomeçar as obras.

 


Derivado ao esgotamento do dinheiro, a Câmara, expôs à Rainha D.Maria II a situação: "Só havia dinheiro para duas semanas de férias do pessoal, a obra não podia parar, o Governo comprometera-se a subsidiar, e a Câmara não via sinais de satisfação do compromisso. Sua Majestade que se dignasse intervir no assunto por intermédio da Fazenda Pública."

A Rainha sentiu-se no dever de corresponder ao apelo da sua nobre e leal cidade, e o dinheiro apareceu.



O Jardim foi aberto à população em 3/4/1852, vindo a tornar-se na atracção principal de Lisboa que não conhecia cinemas, tinha quatro ou cinco teatros e alternava os seus divertimentos entre a Praça de Touros do Campo de Sant’Ana, o Circo Prince e os Recreios Lisbonenses.

 


Desde 1870, em tardes ou noites de festa, o Passeio da Estrela foi um mundo alfacinha em ebulição. Tornou-se frequentes as festas de caridade, promovidas por senhoras de alta sociedade com as suas quermesses e tômbolas, luminárias de tijelinhas, músicas regimentais, as corridas de velocípedes, os fogos-de-artifício e, por vezes, as iluminações feéricas que fizeram parte dos sonhos e divertimento do estilo de vida lisboeta até ao final do sec. XIX.

 


Hoje, o jardim encanta-nos com a sua variedade de flora e fauna, deixando deslumbrados todos os visitantes que desejam conhecer o Jardim da Estrela, sendo uma óptima paragem para um passeio agradável no agitado centro urbano de Lisboa.

 

Exibições: 4845

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço