Encontrar um verdadeiro paraíso, perdido no meio do Oceano Atlântico é fácil. Basta viajar até à Ilha das Flores, uma das nove ilhas do Arquipélago dos Açores.
Nas Flores tudo é único, a começar pelo nome que faz jus à sua aparência nos meses de Verão; as sete lagoas inseridas em paisagens deslumbrantes e as Cascatas que transbordam água límpida durante todo o ano - possibilitando aos seus habitantes pagarem a factura da água apenas semestralmente e com valores muito abaixo da média nacional – e facultando um espectáculo impressionante após uma forte chuvada.
Considerada pela Unesco Reserva Mundial da Biosfera, esta ilha pode ser contemplada de duas formas:
- Vista do mar dentro de um pequeno barco - possivelmente rodeado de golfinhos – avista-se uma costa alta; de verdes estonteantes; calhaus escuros de rocha vulcânica e grutas misteriosas - outrora esconderijos de piratas - enseadas onde se podem apanhar e saborear lapas cruas com sabor a mar. Um mergulho no Atlântico, que nestas paragens tem temperaturas muito agradáveis, é uma aventura inesquecível.
- A passear pela ilha, onde o contraste das suas cores; o cheiro das suas matas; o murmúrio da água das suas ribeiras e cascatas; os seus vales verdejantes de pastos e árvores por vezes preenchidos por neblina; as crateras tornadas lagoas; tudo é um autêntico hino de glória à Natureza. E sempre presente, em qualquer ponto, um horizonte imenso, de mar transparente, de um azul intenso e brilhante, "salpicado "de veleiros ou "picado" de cristas brancas da maresia.
É neste «fim de Mundo» que se encontra o ponto mais Ocidental da Europa - o ilhéu do Monchique - localizado junto à costa oeste da ilha. Este rochedo oceânico já foi ponto de referência para acertar rotas e verificar instrumentos de navegação. E é hoje um ponto obrigatório para quem visita esta pequena ilha.
Fonte: http://isapicture.blogspot.com
Obrigatório também, é fazer alguns dos passeios pedestres das Flores, estão repletos de surpresas, paisagens e miradouros onde se conjuga sempre o azul e o verde. Um dos percursos mais magnificentes encontra-se entre as freguesias da Fajãzinha e da Fajã - Grande, um trilho que leva pouco mais de 20 minutos a percorrer, onde o único barulho é o chilrear dos pássaros e o correr da água das várias ribeiras que acompanham o trilho até ao final, onde o visitante é surpreendido por uma pequena lagoa na qual desabam dezenas de pequenas cascatas que brotam de um monte cheio de vegetação. A sensação é de ter chegado ao Éden!
Para quem conseguir despedir-se da Lagoa das Patas (ou poço da Alagoinha) antes do fim do dia, experimentar a gastronomia regional e observar o pôr-do-sol na freguesia da Fajãzinha é uma boa opção. Pôr-do-sol este que também é soberbo na freguesia na Fajã-Grande, local de excelência para prolongados banhos de mar e sol.
Para pernoitar a ilha dispõe de várias unidades hoteleiras, alojamentos particulares e um aldeamento turístico, onde o tempo parece ter parado.
Fonte:http://pleuston.com/b/?p=40
A ilha das Flores é apenas pequena em tamanho (141,7 km2) e no número de habitantes (cerca de 4000). A sua pequenez foge ao falar de belezas naturais, assim como foge todo o stress do dia-a-dia; da rotina do trabalho; do barulho e caos do trânsito; das filas de espera.
Aqui, apenas vai ouvir o mugir saudoso das vacas, o murmurar do vento, o canto das ondas do mar e das quedas de água.
Se está à procura de um Paraíso, pode ser este o seu destino!
Exibições: 5992
Tags [escolha entre as seguintes: "passeios (cá dentro)", gastronomia, "onde dormir", cultura, bem-estar, actividades, noite, crianças, "comércio e tendências", "viagens (lá fora)", outros] - separe as tags por vírgulas e coloque tags com várias palavras entre aspas, sempre em minúsculas. Por exemplo, "passeios (cá dentro)".
Adicione um comentário
E eu estou nesse paraíso! Com um calor imenso, com um sol brilhante, com um mar digno de uma ilha paradísicaca! Já tinha saudades desta ilha. Estou a aproveitar ao máximo Claudia os dias é que teimam em passar depressa demais...
Joana: Obrigada =) A aldeia chama-se Aldeia da Cuada (http://www.wonderfulland.com/cuada/) e ainda há dias apareceu no telejornal da TVI - http://www.facebook.com/video/video.php?v=1945259320322 já passei lá um fim-de-semana é maravilhoso!
Obrigada =)
O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.
Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.
Sabe tudo sobre o Myguide aqui
Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.
Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.
Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.
© 2023 Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações
Ativado por
Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!
Entrar em MyGuide