PASSEIOS (cá dentro): Na rota das festas das flores

O mês de Maio é agraciado com a chegada das flores um pouco por todo o lado. Em Ponte de Lima e no Funchal elas desfilam em festivais reconhecidos internacionalmente!

 

A Festa da Flor, na Madeira, já conta mais de meio século de história e é um dos principais eventos turísticos do arquipélago. A ideia terá nascido da vontade de eleger e premiar as mais belas e raras flores da Madeira. Rosas, orquídeas, estrelícias, gladíolos, antúrios exibem-se orgulhosamente desde há décadas por esta altura. Este ano não é exceção e a Festa da Flor decorre de 9 a 15 de Maio. Ao longo destes dias o visitante vai descobrir tradições como o Muro da Esperança, (sábado, 9), no qual centenas de crianças constroem, na Praça do Município, no Funchal, um mural de flores; um desfile de carros alegóricos pelas ruas do Funchal (domingo, 10, à tarde); e muitos outros “episódios floridos”, como a elaboração de delicados tapetes florais nas placas centrais da cidade, concertos musicais, atuações de grupos folclóricos regionais, decoração de montras e a Exposição da Flor no Largo da Restauração.

 

Já pelos Jardins de Ponte de Lima existe um Festival Internacional que é considerado dos melhores do mundo em Turismo de Jardim, premiado em 2013 como “Festival do Ano” pela “North American Garden Tourism Conference”. O Festival Internacional dos Jardins de Ponte de Lima, iniciado em 2004 e que este ano dá início a 31 de Maio, afirma assim a sua importância a nível mundial, já que foi apenas o segundo do mundo a alcançar esta distinção após o National Blossom Festival de Washington. É o prémio para os Jardins de Ponte de Lima, já que todos os anos esta freguesia recebe cerca de 50 hectares de novas obras de arte de jardim entre Maio e Outubro. Cada ano há um tema específico, num festival que já teve temáticas como “Jardins P’ra Comer” em 2012, “A Floresta no Jardim” em 2011, “Kaos no Jardim” em 2010 e “O Lixo na Arte do Jardim” em 2007.

Todos os anos há um grande leque de propostas de arquitectos paisagistas e outros profissionais desta arte para embelezar os Jardins de Ponte de Lima, e em 2013 a organização recebeu 48 propostas vindas de vários continentes. Foram escolhidas 11 destas subordinadas ao tema “Jardim dos Sentidos”, que antecede a edição do 10º aniversário em 2014 com o nome de “Jardins em Festa”.

Num festival espalhado por vários espaços verdes da freguesia, há sempre lugar para homenagem aos vencedores das várias edições, já que a proposta mais votada anualmente ganha um lugar permanente nos Jardins de Ponte de Lima. Situado nas margens do belo Rio Lima, o Festival Internacional dos Jardins de Ponte de Lima oferece ainda uma divertida forma de passear pelos vários espaços do evento, uma herança de três percursos herdados da edição de 2006, conhecidos como os Labirintos do Conhecimento, da Sabedoria e de Ariadne.

Programa da Festa da Flor em: Visit Madeira

Exibições: 1530

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Julho 2020
DSTQQSS
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031
       

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço