PASSEIOS (cá dentro): Oito boas razões para ir à Madeira

Haverá por certo mais de mil boas razões para visitar o arquipélago da Madeira. Mas algumas são mais gritantes do que outras. Deixemo-las gritar bem alto aqui.
Fica a hora e meia de viagem de Lisboa. É dona de uma temperatura amena que oscila entre os 23ºC no Verão e os 17ºC no Inverno. Tem paisagens de cortar a respiração, uma gastronomia muito interessante, festejos que tiram qualquer um do sério…Mas será que alguém precisa realmente de ser convencido a visitar este pedaço de terra? Refresquemos então as memórias.


As Levadas
A rede de mini-canais de água construída no século XVI tem uma extensão superior a 1500 kms, percorrendo a belíssima Floresta Laurissilva. Para felicidade dos visitantes que gostam de caminhar, as Levadas estão acompanhadas de um conjunto de trilhos com extensões e níveis de dificuldade variados, que convidam a passeios por entre cenários fantásticos. Quem não quer aventurar-se sozinho por estes percursos, pode recorrer à ajuda de empresas que organizam estas caminhadas:


H2O Madeira
Calheta
Tel.: 917 990 455
Site: H2O Madeira


Inter Tours
Av. Arriaga, 30, 3.º, Funchal
Tel. 967 358 248
Site: Inter Tours


Intervisa
R. dos Aranhas, 9, Funchal
Tel.: 291 203 900
Site: Intervisa


O mar

Um mar de azul cristalino, onde ainda é possível encontrar golfinhos, baleias e tartarugas, que convida ao mergulho e a passeios de barco. Um mar que na Ilha de Porto Santo ganha uma apetitosa tranquilidade ao longo de uma praia de areias finas com 9 kms de extensão. Será possível resistir-lhe? É claro que não. As empresas que se seguem mostram como não lhe resistir.


Sea Born
Tel.: 291 231 312
Site: Sea Born


Bonita da Madeira (caravela)
Tel.: 291 762 218

Site: Bonita da Madeira

Rota dos Cetáceos
Tel.: 291 280 600
Site: Rota dos Cetáceos

Os carros de cesto

Imagine-se sentado numa confortável cadeira de vimes. Imagine agora que lhe pedem para esticar as pernas e que o conduzem por ladeiras que serpenteiam entre casas antigas. Uma estranha aventura? Não, uma viagem fascinante que só a Madeira oferece. Deixe que os “carreiros” o conduzam durante 2 kms, numa jornada de 10 minutos entre o Monte e os arredores do Funchal.


Sítio da Igreja, Monte
Segunda a sábado, das 9h às 18h, domingo, das 9h às 13h


Os teleféricos

A Madeira conta com vários destes engenhos aéreos recentemente construídos com a mais sofisticada tecnologia, o que os torna extremamente cómodos e seguros. O Teleférico do Funchal realiza uma viagem memorável do centro da cidade até à vila do Monte, num harmonioso percurso com vista panorâmica de 15 minutos. Já em Santana, o Teleférico Rocha do Navio, oferece a agradável sensação do “slide”. As altas arribas fazem suster a respiração até à chegada a terra firme, numa fajã coberta de vinhas, de onde se vê um ilhéu a poucos metros, o ilhéu da Rocha do Navio.
http://www.madeiracablecar.com/

As Grutas de São Vicente

Inauguradas em 1996, são as primeiras grutas vulcânicas abertas ao público em Portugal. Proporcionam uma visita muito bem organizada, com duração de 30 minutos, conduzida por guias especializados, ao longo de um percurso misterioso animado por luzes mágicas, dentro do imaginário telúrico do Centro da Terra. Em complemento da visita, o Centro de Vulcanismo é um espaço multimédia que fornece informação científica sobre as grutas.


Sítio do Pé do Passo, São Vicente
291 842 404
Site: Grutas de São Vicente


O Jardim Botânico

Entre as montanhas e o oceano, no anfiteatro do Funchal e aproximadamente a três quilómetros do centro da cidade, este é um lugar especial onde o Homem é convidado a (re)descobrir o fascinante mundo das plantas. Com uma área de 8 ha, aqui pode-se apreciar cerca de 3000 plantas diferentes, de várias partes do mundo, com 200 endemismos da Macaronésia e plantas exclusivas da Madeira. No edifício principal encontra-se o Museu de História Natural, com cerca de 15000 especímenes, e o Herbário, com cerca de 24000 especímenes de plantas. No extremo sul localiza-se o Loiro Parque, com uma colecção de cerca de 300 aves exóticas, incluindo araras, catatuas, papagaios, loris, etc.


Caminho do Meio
Site: Jardim Botânico

O Parque Temático da Madeira
Amplo espaço com 7 há de área útil, onde visitantes de todas as idades podem embarcar numa viagem de descoberta pela Madeira e Porto Santo. Espectáculos multimédia, simuladores, campo de desportos radicais, convivem com moinhos, casinhas típicas de Santana e carros de bois.


Estrada Regional 101, Fonte da Pedra, Santana
Tel.: 291 570 410
Site: Parque Temático da Madeira

O Museu Madeira Wine Company

Localizado numa das mais velhas adegas do Funchal, no antigo Convento de São Francisco, o Museu da Madeira Wine Company permite uma viagem ao passado do vinho da Madeira, mostrando documentos, livros, máquinas e utensílios relacionados com a produção do tão afamado néctar, bem como velhas cubas e tonéis (alguns ainda em utilização).


Av. Arriaga, Funchal
Site: Madeira Wine Company

Exibições: 1657

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Luis Marques Cotonete em 4 Fevereiro 2011 às 13:14
São oito boas razões para visitar a Madeira. Conheço-as todas menos uma, falta-me só descer nos cestos. Um dia... quem sabe

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço