PASSEIOS (cá dentro): Os melhores jardins para "piquenicar" dentro e fora de Lisboa

Quem é que não gosta de comer ao ar livre, envolto pela natureza e ar puro, ter como banda sonora os pássaros e outras espécies que por ali coabitam, relaxando enquanto degustam a sua marmita?

Pois foi a pensar nisso mesmo que decidi reunir alguns jardins de Lisboa e arredores onde podemos aproveitar cenários verdejantes e fazer um piquenique.

Começando pelo lado mais este de Lisboa temos o Jardim do Cabeço das Rôlas, localizado sobre a maior "colina" existente no Parque das Nações, possui uma vista bem abrangente do parque e do rio. Aconselha-se estender a toalha numa dessas plataformas relvadas e a saborear o almoço com o rio como testemunha. A designação de Jardim do Cabeço das Rolas deriva do facto, de em tempos, ter sido ponto de passagem de rolas no seu trajecto migratório.



Viajando para o coração de Lisboa, mais precisamente na Avenida de Berna, avistamos os Jardins da Gulbenkian que cobrem quase 8 hectares.Estes jardins tornam-se num belo refúgio natural do mundo cosmopolita, uma floresta dentro do centro da cidade, onde é possível relaxar, e fazer belos piqueniques à beira lago, e assistir a espectáculos ou concertos no anfiteatro ao ar livre, nas noites mais quentes de Verão.


Descendo depois para a Estrela damos com o Jardim da Estrela, um espaço verde lisboeta que reúne inúmera qualidades de plantas como ragoeiros, plátanos, árvore de borracha australiana, bela-sombra, bananeira, coqueiro-dos-jardins, entre outras espécies de flora.Também na fauna existe diversidade e destacam-se os guarda-rios, pavões, cisnes, graças nocturnas entre outros.
Para além da esplanada existente, não será má ideia levar uma marmita caseira e fazer um brunch à moda ecológica, e deixar os pequenos correrem e explorarem a vida deste jardim.

Indo um bocadinho para mais Oeste, e descendo para a marginal e deparamo-nos com os Relvados de Belém, que parecem constituir uma plateia para avistar o rio. Rodeados por diversos espaços culturais e monumentos como pela Torre de Belém, CCB, o Mosteiro dos Jerónimos e o Planetário, é um espaço de eleição para fazer um piquenique e depois partir à descoberta.


Se nos entusiasmarmos e formos rumo ao Atlântico pela marginal encontramos o Parque dos Poetas, um espaço com cerca de 10 hectares, divididos por praças, jardins temáticos com as esculturas dos poetas, o «Bosque da Poesia», um Parque das Merendas, um estádio de futebol e balneários, um parque infantil, um parque polidesportivo, um anfiteatro ao ar livre e uma «Fonte Cibernética», com efeitos de água provocados pelos diferentes repuxos.

Viajando até Sintra, local só por si místico e mágico, no Parque da Peninha tem "spots" próprios para se instalar e apreciar o seu almoço ou lanche ao ar livre, a única restrição são os churrascos. Aqui é proibido lume.

Nota: artigo originalmente publicado em Junho de 2010 e agora de novo destacado.

Exibições: 11143

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Ana Pracaschandra em 25 Março 2011 às 11:10
Marina aceito já o convite! ;) O Parque da Paz é fabuloso para fazer estes piqueniques! Ia para lá caminhar há uns aninhos atrás :-)
Comentário de Marina Soares em 25 Março 2011 às 11:00

Ana, cá vai mais um para piquenicar fora de Lisboa, mas mesmo ás portas, do outro lado do rio...

Gostas do aspecto?  É o Parque da Paz em Almada. Quando quiseres combinar... Eu levo as raquetes!

Comentário de Ana Pracaschandra em 22 Março 2011 às 10:06
Meninas parece que o tempo anda a trair-nos, ainda assim souberam muito bem estes diazinhos de sol para matar saudades da verdadeira Primavera, esperemos que não tardem dias parecidos para irmos todos piquenicar :).
Comentário de Marina Soares em 21 Março 2011 às 17:16
Que boas sugestões, Ana! Fizeste-me lembrar o quanto gosto dos jardins da Gulbenkian e que já há tempos que não os visito. A ver dse no próximo fim de semana passo por lá, com ou sem marmita para degustar (adorei essa tua frase!;))
Comentário de Maria Claudia Rocha Ferreira em 21 Março 2011 às 15:03
Óptima sugestões Ana! Com este tempo fantástico é um dos programas que mais apetece fazer. Outro lugar fantástico para se fazer um piquenique muito agradável é na Linha d'Água em São Sebastião, Lisboa. Estive lá este sábado e já havia muitas toalhas e cestos pelo relvado;)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Junho 2020
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço