PASSEIOS (cá dentro): Os melhores jardins para "piquenicar" dentro e fora de Lisboa

Quem é que não gosta de comer ao ar livre, envolto pela natureza e ar puro, ter como banda sonora os pássaros e outras espécies que por ali coabitam, relaxando enquanto degustam a sua marmita?

Pois foi a pensar nisso mesmo que decidi reunir alguns jardins de Lisboa e arredores onde podemos aproveitar cenários verdejantes e fazer um piquenique.

Começando pelo lado mais este de Lisboa temos o Jardim do Cabeço das Rôlas, localizado sobre a maior "colina" existente no Parque das Nações, possui uma vista bem abrangente do parque e do rio. Aconselha-se estender a toalha numa dessas plataformas relvadas e a saborear o almoço com o rio como testemunha. A designação de Jardim do Cabeço das Rolas deriva do facto, de em tempos, ter sido ponto de passagem de rolas no seu trajecto migratório.



Viajando para o coração de Lisboa, mais precisamente na Avenida de Berna, avistamos os Jardins da Gulbenkian que cobrem quase 8 hectares.Estes jardins tornam-se num belo refúgio natural do mundo cosmopolita, uma floresta dentro do centro da cidade, onde é possível relaxar, e fazer belos piqueniques à beira lago, e assistir a espectáculos ou concertos no anfiteatro ao ar livre, nas noites mais quentes de Verão.


Descendo depois para a Estrela damos com o Jardim da Estrela, um espaço verde lisboeta que reúne inúmera qualidades de plantas como ragoeiros, plátanos, árvore de borracha australiana, bela-sombra, bananeira, coqueiro-dos-jardins, entre outras espécies de flora.Também na fauna existe diversidade e destacam-se os guarda-rios, pavões, cisnes, graças nocturnas entre outros.
Para além da esplanada existente, não será má ideia levar uma marmita caseira e fazer um brunch à moda ecológica, e deixar os pequenos correrem e explorarem a vida deste jardim.

Indo um bocadinho para mais Oeste, e descendo para a marginal e deparamo-nos com os Relvados de Belém, que parecem constituir uma plateia para avistar o rio. Rodeados por diversos espaços culturais e monumentos como pela Torre de Belém, CCB, o Mosteiro dos Jerónimos e o Planetário, é um espaço de eleição para fazer um piquenique e depois partir à descoberta.


Se nos entusiasmarmos e formos rumo ao Atlântico pela marginal encontramos o Parque dos Poetas, um espaço com cerca de 10 hectares, divididos por praças, jardins temáticos com as esculturas dos poetas, o «Bosque da Poesia», um Parque das Merendas, um estádio de futebol e balneários, um parque infantil, um parque polidesportivo, um anfiteatro ao ar livre e uma «Fonte Cibernética», com efeitos de água provocados pelos diferentes repuxos.

Viajando até Sintra, local só por si místico e mágico, no Parque da Peninha tem "spots" próprios para se instalar e apreciar o seu almoço ou lanche ao ar livre, a única restrição são os churrascos. Aqui é proibido lume.

Nota: artigo originalmente publicado em Junho de 2010 e agora de novo destacado.

Exibições: 11320

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Ana Pracaschandra em 25 Março 2011 às 11:10
Marina aceito já o convite! ;) O Parque da Paz é fabuloso para fazer estes piqueniques! Ia para lá caminhar há uns aninhos atrás :-)
Comentário de Marina Soares em 25 Março 2011 às 11:00

Ana, cá vai mais um para piquenicar fora de Lisboa, mas mesmo ás portas, do outro lado do rio...

Gostas do aspecto?  É o Parque da Paz em Almada. Quando quiseres combinar... Eu levo as raquetes!

Comentário de Ana Pracaschandra em 22 Março 2011 às 10:06
Meninas parece que o tempo anda a trair-nos, ainda assim souberam muito bem estes diazinhos de sol para matar saudades da verdadeira Primavera, esperemos que não tardem dias parecidos para irmos todos piquenicar :).
Comentário de Marina Soares em 21 Março 2011 às 17:16
Que boas sugestões, Ana! Fizeste-me lembrar o quanto gosto dos jardins da Gulbenkian e que já há tempos que não os visito. A ver dse no próximo fim de semana passo por lá, com ou sem marmita para degustar (adorei essa tua frase!;))
Comentário de Maria Claudia Rocha Ferreira em 21 Março 2011 às 15:03
Óptima sugestões Ana! Com este tempo fantástico é um dos programas que mais apetece fazer. Outro lugar fantástico para se fazer um piquenique muito agradável é na Linha d'Água em São Sebastião, Lisboa. Estive lá este sábado e já havia muitas toalhas e cestos pelo relvado;)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço